Redes Sociais

Tecnologia

Prorroga inscrições para o HackaTur, desafio de inovação no turismo

Agora, interessados podem se inscrever até o dia 6 de agosto, segunda-feira. Ação integra o recém-lançado fuTURISMO, programa de pesquisa e inovação turística

A Belotur prorrogou o prazo de inscrição para o HACKATUR – Desafio de Inovação no Turismo, projeto que tem parceria com o Sebrae Minas, AMPRO e a BH Airport. O prazo, que finalizaria nesta quarta-feira, dia 1º/7, foi estendido para o dia 6/7, segunda-feira. As inscrições podem ser feitas pelo link //www.sympla.com.br/hackatur__287198.

O projeto pretende incentivar a participação de startups e empreendedores na apresentação de propostas e soluções para os setores relacionados ao turismo. Serão escolhidos dois projetos vencedores. Um receberá um cheque no valor de R$ 5 mil reais e o outro, um voucher para participação em um dos maiores eventos de inovação no Brasil, além das passagens e hospedagem para duas pessoas.

O objetivo do HACKATUR é gerar novos modelos de negócios vinculados à cadeia produtiva do turismo e atividades associadas e promover interação, integração e aprendizado aos participantes envolvidos.

“Um software, uma ideia criativa, uma melhoria de fluxo ou uma proposta colaborativa podem se tornar ferramentas ou soluções para diversos elos da cadeia produtiva do turismo, mesmo que o conceito original parta de outros setores. Por isso, fazemos o convite para que desenvolvedores, empresários, jovens criativos e investidores das mais diversas áreas direcionem sua atenção para o turismo como campo de atuação, considerando a interação deste setor com os mais diversos segmentos econômicos e as oportunidades advindas desta ampliação de escopo”, afirma Aluizer Malab, presidente da Belotur.

“A BH Airport acredita que a inovação é fundamental para aproveitar o potencial do turismo em Belo Horizonte e em Minas Gerais, de forma a ampliar o desenvolvimento econômico e gerar cada vez mais empregos qualificados”, diz Adriano Pinho, diretor-presidente da concessionária.

Outros objetivos do projeto incluem a união de esforços do poder público e da iniciativa privada para ampliar a competitividade de Belo Horizonte como destino turístico inteligente. Além de estimular o empreendedorismo e o ambiente de negócios na cidade, o HACKATUR visa, ainda, posicionar e fortalecer o conceito de turismo urbano como um dos segmentos de destaque no município e incentivar a geração de soluções criativas e inovadoras para o turismo.

COMO FUNCIONA
O HACKATUR funciona no formato de desafio – modelo amplamente usado atualmente e também conhecido sob as nomenclaturas de hackatons e ideathons – para o segmento das empresas iniciantes, ou startups, com o foco na cadeia produtiva do turismo. Na disputa serão realizados dois desafios simultaneamente: os participantes deverão criar soluções para problemas apresentados pela BH Airport ou pela AMPRO, que representa agências de Live Marketing. As startups interessadas estão livres para escolher uma das opções ou participar das duas. Esses desafios serão trabalhados pelas equipes selecionadas para que soluções sejam desenvolvidas ao longo do programa, por meio da execução de três etapas.

Primeira etapa: Lançamento dos Desafios (13 de agosto) – Pitch’s dos projetos (22 de agosto). Compreende as batalhas de pitches de até 03 (três) minutos cada, para a banca avaliadora selecionar até 08 startups que participarão da segunda etapa para refinamento das soluções.

Segunda etapa: Aceleração dos Projetos Selecionados – com duração de até 80 horas, consiste na realização de sessões de workshops´s e mentorias com especialistas para o desenvolvimento e o amadurecimento das soluções/propostas que serão alvo da terceira etapa.

Terceira etapa: Evento final (30 de outubro), em que até 8 projetos serão apresentados para a banca e potenciais investidores, também em formato de pitches com duração de 05 (cinco) minutos. Serão escolhidos os dois melhores projetos.

O evento de encerramento contará com a participação de investidores anjo. Serão escolhidos dois projetos vencedores. Um receberá um cheque no valor de R$ 5 mil reais e o outro, um voucher para participação em um dos maiores eventos de inovação no Brasil (com passagens aéreas e 3 diárias de hospedagens para duas pessoas). Todas as oito empresas finalistas receberão certificados de participação.

PARCERIAS
O desafio tem vocação para impulsionar a efetivação de negócios e interação entre os participantes. Por isso, a parceria com o Sebrae é de extrema importância para o fomento e estímulo dessa iniciativa, criando novas condições para a evolução do ecossistema de inovação de Belo Horizonte.

Já a colaboração com a BH Airport foi motivada pela importância do aeroporto como porta de entrada no Estado e pela capacidade de consolidar como forte elo na cadeia produtiva do turismo, principalmente pelo crescimento da participação do modal aéreo como meio de transporte dos passageiros.

Outro aspecto que traz ineditismo ao projeto é a participação da AMPRO – Associação de Marketing Promocional. As atividades de comunicação no segmento turístico vêm lidando cada vez mais com a necessidade de posicionamento de produtos e serviços no mercado nacional e internacional com a promoção de ações, campanhas ou eventos que têm a criatividade e inovação como prerrogativas.

fuTURISMO
O HACKATUR integra o recém-lançado programa fuTURISMO, que busca reunir as melhores práticas e experiências bem sucedidas e inovadoras no turismo no cenário nacional e internacional. Essa pesquisa permitiu conhecer a iniciativa francesa “Welcome City Lab” – primeira e singular plataforma de inovação dedicada ao setor de turismo urbano, que integra a primeira incubadora de startups do turismo do mundo.

Serviço

Hackatour: desafio de inovação e turismo
Inscrições: até 6 de agosto
Data: de 13 de agosto a 30 de outubro
Horário: 8h às 18h
Local: Sebrae (Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada – Belo
Horizonte/MG)
Inscrições gratuitas: //www.sympla.com.br/hackatur__287198
Informações para startups e empreendedores: 0800 570 0800 / (31) 3379-9179 / (31) 3379-9137

Continua lendo
Publicidade
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Processo de bloqueio de celulares irregulares em Minas começa nesta segunda

Bloqueio começa a partir em março após o início do envio das mensagens

• atualizado em 04/01/2019 às 15:44

Celular - Foto: Por Dentro de Minas

Celulares irregulares nos estados da Região Nordeste, além de São Paulo, Minas Gerais, do Amapá, Amazonas, Pará e de Roraima começam a receber a partir da próxima segunda-feira (7) mensagens de alerta de que serão bloqueados a partir de março.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o bloqueio começa a partir de 24 de março, 75 dias após o início do envio das mensagens. Nesses estados, os usuários de aparelhos irregulares começarão a receber mensagens de SMS, informando que o aparelho é irregular e que será bloqueado. “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”.

Segundo a agência reguladora, a medida vale apenas para celulares irregulares habilitados nas redes das prestadoras a partir da próxima segunda-feira, não incidindo sobre os aparelhos adquiridos antes.

De acordo com a Anatel, a medida visa combater o uso de celulares falsificados, sem certificação ou com IMEI (do inglês International Mobile Equipment Identity) adulterado, clonado ou outras formas de fraude. A medida também busca inibir a comercialização de aparelhos não homologados no país.

“Um celular sem certificação pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio, pois não passou pelos testes necessários”, informou a agência.

O IMEI é o número de identificação do celular. É composto por um código composto por 15 números utilizado internacionalmente que permite identificar a marca e modelo do aparelho. Todas as mensagens são enviadas pelo número 2828.

Para saber se o número de IMEI é legal, basta discar *#06#. Se a numeração coincidir com o que aparece na caixa, o aparelho é regular. Caso contrário, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.

A Anatel informou ainda que o usuário de serviço móvel que estiver com sua situação irregular deve procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e buscar seus direitos como consumidor.

A Anatel criou em seu Portal na Internet um espaço com informações do projeto de bloqueio de celulares, o projeto Celular Legal. No Portal da Anatel também é possível verificar se o celular apresenta alguma irregularidade .

Cronograma

O bloqueio de celulares irregulares começou pelos Distrito Federal e por Goiás. Os aparelhos irregulares começaram a ser bloqueados no dia 8 de maio. Segundo a Anatel, já foram excluídos das redes das prestadoras móveis 103 mil celulares irregulares nas duas unidades da federação.

No dia 8 de dezembro teve início o bloqueio de celulares irregulares, também chamados de piratas, nos estados do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de Rondônia, Santa Catarina e do Tocantins.

Celulares estrangeiros

Celulares comprados no exterior vão continuar funcionando no Brasil, desde que sejam certificados por organismos estrangeiros equivalentes à agência reguladora. Um celular só é considerado irregular quando não possui um número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras.

Não serão considerados irregulares os equipamentos adquiridos por particulares no exterior que, apesar de ainda não certificados no Brasil, tenham por origem fabricantes legítimos.

Continua lendo

Empreendedorismo e Inovação

Campus Party democratiza o acesso à tecnologia e inovação em Minas Gerais

Durante os quatro dias do evento, público pode participar de mais de 150 palestras, workshops, hackathons e exposições em edição totalmente gratuita

Terminam hoje as atividades da terceira edição mineira da Campus Party, um dos maiores encontros de tecnologia em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo, que teve início na quarta-feira, 7 de novembro, na Serraria Souza Cruz, em Belo Horizonte. Essa edição, que pela primeira vez foi totalmente gratuita, foi apresentada pela Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT).

“Nosso objetivo com essa edição da Campus Party era democratizar o acesso a tecnologia e ao conhecimento. Por ser gratuita, pais, filhos e avós puderam interagir com tecnologias inovadoras, assistir palestras, trocar conhecimento em um ambiente muito mais diverso e democrático”, explica Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party.

Nos quatro dias do evento os participantes puderam acompanhar mais de 100 horas de conteúdo, com mais de 150 atividades entre palestras, workshops, maratonas hackers, entre outros.

Entre os palestrantes de destaque estão: Andrew Humphries, um empreendedor em série e co-fundador da The Bakery, primeira aceleradora de desafios corporativos do mundo com sede em Londres; Willian Gordox, primeiro caster brasileiro e streamer nas horas vagas de League of Legends; a bacharel em sistemas de informação, Dani Marinho, que contou como a sua ida à NASA mudou sua história; e o cartunista Maurício Ricardo, um dos pioneiros e mais premiados produtores de conteúdo da internet brasileira.

Um dos grandes temas do evento foi o empreendedorismo. Além de um palco inteiramente dedicado ao assunto, cerca de 50 startups e 16 projetos universitários puderam expor suas ideias e participaram de mentorias dentro do programa Startup&Makers e Campus Future. Victor Mourthe, gerente de projetos do Suricar, explica que o objetivo da participação na #CPMG3 era aumentar a visibilidade e trocar experiências com os visitantes. “Estamos na fase final dos testes e iremos lançar nosso aplicativo que auxilia o deficiente auditivo a dirigir com segurança no trânsito, no início do ano que vem. Participar do programa Startup Makers nos ajudou a dar visibilidade e entender a viabilidade da nossa ideia”.

Outro ponto de sucesso foram os três hackathons realizados. Cerca de 100 pessoas se reuniram em grupos e tiveram pouco mais de 48 horas para desenvolverem soluções para os problemas propostos pelo BNDES e a PRODEMGE. Segundo Fernando Tomé, responsável pela organização das maratonas de desenvolvimento, por essa ser uma edição inteiramente gratuita, os participantes eram mais diversos. “Conseguimos atrair pessoas que nunca haviam participado de um hackathon fazendo com que eles se envolvessem e criassem soluções que irão ficar de legado para a sociedade”.

No sábado, a Mini Maker Fair, uma exposição de passatempos, experiências e projetos makers, reuniu cerca de 50 expositores e contou com oficinas e atrações para crianças. O programador Marcos Maggi trouxe seu filho Theodoro de 4 anos ao evento. “Eu acredito que desde pequeno é importante que a criança tenha contato com a tecnologia como forma de desenvolver o raciocínio lógico e se capacitar para o futuro”, conta.

Outro fator que comprova o sucesso da Campus Party foi a visita do governador eleito, Romeu Zema. “A Campus Party é um evento extremamente importante, além de ser uma grande oportunidade para jovens e crianças terem mais contato com a tecnologia”, finaliza.

Serviço:

FINIT apresenta: Campus Party Experience
Data:
 entre 07 e 10 de novembro
Horário: Das 10h às 22h com circulação de pessoas até às 23h
Local:  Serraria Souza Pinto – Av. Assis Chateaubriand, n. 899 – Centro, Belo Horizonte

Sobre a Campus Party

A Campus Party é a maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Equador, Itália e Singapura. O evento está presente no Brasil há dez anos.

Continua lendo

Tecnologia

Samsung lança Galaxy A9, primeiro smartphone com câmera quádrupla

Capture e compartilhe as experiências como elas realmente são

• atualizado em 20/10/2018 às 10:50

A Samsung Electronics Ltd. anunciou hoje o Galaxy A9, um smartphone criado para quem gosta de explorar, capturar e compartilhar os momentos como eles realmente são. O Galaxy A9 é um pioneiro, trazendo a primeira câmera quádrupla traseira do mundo, e vem com recursos projetados para ajudar a viver cada dia ao máximo.

O Galaxy A9 é feito sob medida para quem sabe e vai atrás do que quer. O Galaxy A9 é o melhor companheiro para capturar e compartilhar aventuras diárias em qualquer lugar, para tirar uma selfie audaciosa ou ainda clicar a foto perfeita de uma paisagem.

“Como líder global em inovação no ramo de smartphones, compreendemos a demanda por inovações significativas em um mundo acelerado, apaixonado pela comunicação visual”, disse DJ Koh, Presidente e CEO da Divisão de TI e Comunicações Móveis da Samsung Electronics. “Respeitando nosso legado no desenvolvimento de câmeras de smartphones, estamos trazendo tecnologia de última geração em todo o nosso portfólio Galaxy para oferecer, a mais consumidores, a oportunidade de experimentar inovações de ponta. É com grande satisfação que cumprimos essa promessa, apresentando ao mundo a tecnologia líder para câmeras de smartphone, com o Galaxy A9.”

Em um mundo empolgante e conectado, onde momentos e memórias, das cotidianas às inesquecíveis, são capturados e compartilhados instantaneamente, o smartphone se tornou muito mais do que apenas um telefone para os consumidores. É por isso que o Galaxy A9 vem equipado com as maiores inovações de câmera da Samsung, para permitir que todos façam mais, experimentem mais e descubram possibilidades todos os dias.

A inovadora câmera quádrupla traseira

 

O Galaxy A9 permite capturar fotos dinâmicas e bonitas sem esforço algum. Com quatro lentes, permite que os usuários experimentem ainda mais maneiras de liberar sua criatividade e tirar, criar e compartilhar fotos impressionantes.

  • Tire fotos bem de perto, sem perder nada, graças ao Zoom óptico de 2x, para capturar todos os detalhes, mesmo de longe.
  • Capture o mundo em sua plenitude e sem limites, com a Lente ultra grande angular, e fotografe como um profissional, usando o Otimizador de cena. Graças ao Reconhecimento de cena com Inteligência Artificial, a câmera agora está mais inteligente e capaz de identificar o assunto e ajustar as configurações para a melhor foto, em um instante.
  • Lente de profundidade possibilita gerenciar manualmente a profundidade de campo das fotos e focar no assunto, resultando em fotos impressionantes e profissionais.
  • Tire fotos nítidas e claras, com pouca ou muita luz, graças à Lente principal de 24MP do Galaxy A9, para resultados fantásticos a qualquer hora do dia.

Novos e poderosos recursos, para um desempenho excepcional durante todo o dia

A confiável bateria de 3.800 mAh1 do Galaxy A9 garante que os usuários desfrutem de um excelente desempenho com longa duração. Além disso, é possível capturar tudo, guardar mais e excluir menos arquivos com o armazenamento de 128 GB e até 512 GB de memória expansível do smartphone.

Projetado para tornar a vida mais conveniente, o Galaxy A9 vem com o Bixby2, o Samsung Pay3 e o Samsung Health. Ainda dá para aproveitar os muitos benefícios do modo multitarefa que o Galaxy A9 oferece, incluindo o Par de Aplicativos.

Design de primeira classe

Com base na herança da Samsung em produzir designs premium, o Galaxy A9 vem em três cores exclusivas: Caviar Black, Lemonade Blue e Bubblegum Pink4. O modelo é elegante e ergonômico, cabe em uma mão, e traz uma traseira em vidro 3D curvado, para uma sensação confortável de alta qualidade.

O Galaxy A9 estará disponível em mercados selecionados, a partir de novembro.

Para mais informações sobre o Galaxy A9, acesse //www.samsungmobilepress.com //news.samsung.com/galaxy ou //www.samsung.com/galaxy.

Especificações de produto do Samsung Galaxy A9

Galaxy A9
Tela 6,3 polegadas Full HD+ Super AMOLED, 1080×2220

*Tela medida diagonalmente, como um retângulo completo, sem contabilizar os cantos arredondados

Câmera Traseira: câmera quádrupla

– Câmera principal: 24MP AF, F1.7

– Teleobjetiva: Zoom óptico de 2X, 10MP AF, F2.4

– Ultra grande angular: 120°, 8MP, F2.4

– Profundidade: 5MP, F2.2

Frontal: 24MP, F2.0

Corpo 162,5 x 77 x 7,8 mm, 183g
Processador Octa Core (2,2 GHz Quad + 1,8 GHz Quad)
Memória5 6 GB RAM, 128 GB + slot microSD (até 512 GB)

8 GB RAM, 128 GB + slot microSD (até 512 GB)*

*Pode variar por mercado e operadora de celular

*A memória disponível para o usuário é menor que a memória total, devido ao armazenamento do sistema operacional e do software usado para operar os recursos do dispositivo. A memória real disponível para o usuário varia de acordo com a operadora e pode mudar após atualizações de software

Bateria 3.800 mAh (típico)

*Valor típico testado em laboratórios de terceiros. O valor típico é o valor médio estimado considerando-se o desvio na capacidade da bateria entre as amostras de bateria testadas pelo padrão IEC 61960. A capacidade nominal (mínima) é de 3.720 mAh. A duração real da bateria pode variar, dependendo do ambiente de rede, padrões de uso e outros fatores.

SO Android 8.0 (Oreo)
Redes 3CA, LTE Cat.9
Conectividade Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (2,4/5 GHz), VHT80 MIMO, Bluetooth® v 5.0 (LE até 2 Mbps), ANT+, USB Type-C, NFC, Localização (GPS, Galileo*, Glonass, BeiDou*)

*A cobertura do Galileo e do BeiDou pode ser limitada.

Pagamentos Samsung Pay (NFC)*

*A disponibilidade pode variar de acordo com o país, dispositivo, recurso, emissor do cartão e comerciante

Sensor Acelerômetro, sensor de impressão digital, sensor de giroscópio, sensor geomagnético, sensor de efeito hall, sensor de proximidade, sensor de luz RGB
Áudio MP3, M4A, 3GA, AAC, OGG, OGA, WAV, WMA, AMR, AWB, FLAC, MID, MIDI, XMF, MXMF, IMY, RTTTL, RTX, OTA
Vídeo MP4, M4V, 3GP, 3G2, WMV, ASF, AVI, FLV, MKV, WEBM

*Todas as funcionalidades, características, especificações e outras informações do produto fornecidas neste documento, incluindo, mas não se limitando a, benefícios, design, preço, componentes, desempenho, disponibilidade e capacidades do produto, estão sujeitas a alterações sem notificação prévia.

[1] Valor típico testado em laboratórios de terceiros. O valor típico é o valor médio estimado considerando-se o desvio na capacidade da bateria entre as amostras de bateria testadas pelo padrão IEC 61960. A capacidade nominal (mínima) é de 3.720 mAh. A duração real da bateria pode variar, dependendo do ambiente de rede, padrões de uso e outros fatores.

2 A disponibilidade dos serviços Bixby pode variar por mercado, e o Bixby Voice suporta apenas o Bixby 1.0.

3 A disponibilidade do serviço pode variar de acordo com o país

4 As cores disponíveis podem variar de acordo com o país

A disponibilidade real do armazenamento pode variar, dependendo do software pré-instalado.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphoneswearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung em //news.samsung.com/br

Continua lendo