Por Dentro de Minas (MG)

Jovens empreendedores criam aplicativo que premia usuários pelas fotos compartilhadas no Facebook

Foto: Divulgação

A sabedoria popular ensina – “Uma imagem vale mais do que mil palavras” – e os usuários da internet sabem bem do valor das imagens. Não é à toa que todas as redes sociais estão inundadas de fotos e montagens de todos os tipos. Mas e se, por cada compartilhamento de fotos originais, houvesse um prêmio? É isso que o Guidea propõe.

Sendo uma Startup de Belo Horizonte, o Guidea desafia seus usuários a criar novas experiências, compartilhar suas fotos, e ainda ganhar prêmios por isso. A ideia é simples: ao fazer o download do aplicativo, o usuário é contemplado com uma lista de desafios para realizar, desde brindar com amigos a pular de bungee jump. Após aceitar o desafio e compartilhar uma foto mostrando sua conquista, o usuário recebe um prêmio da marca que está patrocinando a experiência. Os prêmios vão desde entradas para o cinema, a viagens internacionais e serão bancados por marcas patrocinadoras dos desafios.

Um bom exemplo é a iniciativa do Guidea em apoiar uma campanha social da Disney. Através da campanha “Share Your Ears”, a empresa americana doará cinco dólares para a instituição Make a Wish, pagamento realizado por cada foto compartilhada com orelhas de Mickey nas redes sociais. “Nós decidimos apoiar essa iniciativa porque acreditamos que é a uma oportunidade perfeita para ajudar milhões de crianças de todo o mundo a realizarem seus últimos desejos. Pequenas ações podem mudar a vida de uma pessoa, e se os nossos usuários podem ganhar prêmios por suas fotos, por que as crianças não poderiam realizar seus desejos também através das nossas fotos, também? ”, ressalta Marcos Duarte, um dos fundadores da empresa. A campanha #ShareYourEars está ativa nos meses de fevereiro/2016 e março/2016 (shareyourears.org/).

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Guidea foi criado por jovens empreendedores mineiros há menos de um ano e está disponível para download nas versões Android e iOS. Com pouco tempo de lançamento, o aplicativo já apresenta um número crescente de usuários e marcas que apoiam a ideia.  Para Rodrigo Sá, um dos fundadores do Guidea a ideia surgiu da percepção de que mais de 1 trilhão de fotos são tiradas todos os anos e que compartilhar nossos momentos com nosso círculo social está se tornando uma necessidade. “As pessoas sempre postam fotos dos seus momentos com amigos e familiares divertindo com alguma marca ou produto (o que se torna uma publicidade) e não recebiam nada em troca. Por quê, então, não criar uma forma das pessoas serem recompensadas pelas fotos que compartilham no dia a dia? Foi assim que surgiu o Guidea. ”

A empresa, surgiu a partir do spin-off de uma outra empresa fundada por Rodrigo há dois anos, fazendo parte da comunidade de Startups de Belo Horizonte, a San Pedro Valley, e já opera com atividades fora do Brasil.  Atualmente, os fundadores estão morando em Santiago, no Chile, a convite do governo chileno, para expandir a empresa no país. “Fomos escolhidos entre 1.800 projetos de todo o mundo, o que nos faz acreditar que o Guidea está no caminho certo. A experiência de participar do Startup Chile é muito enriquecedora, pois temos a oportunidade de aprender com pessoas de várias partes do mundo, além de conhecer o mercado chileno e nos fortalecer como equipe” destaca Marcos, co-fundador do Guidea.

O Guidea é um aplicativo completamente gratuito e feito inteiramente por brasileiros. Para ter a chance de ganhar prêmios, participar de experiências novas e ainda ajudar milhares de crianças a realizarem seus desejos, o usuário só precisa compartilhar sua foto e se divertir.

Para conhecer mais:
Guidea (www.guidea.com.br)

Para baixar:
Versão Android: (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.guidea)
Versão iOS: (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.guidea)

Para ler mais notícias do Por Dentro de Minas, clique em pordentrodeminas.com.br/noticias. Siga também o Por Dentro de Minas no Twitter e Facebook e pelo RSS.

Comentários
Sair da versão mobile