Redes Sociais

Empreendedorismo e Inovação

Governo anuncia permanência do Seed para aceleração de startups no estado

Demoday marcou o encerramento da 5ª rodada de aceleração do Seed. Evento também marcou o anúncio, pela Sedectes, de permanência do programa público

Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), vai manter o programa estadual de aceleração de startups – Seed. O anúncio foi feito pelo secretário da Sedectes, Vitor de Mendonça, com base nos resultados deste que é um dos maiores programas públicos de aceleração da América Latina.

A informação foi divulgada, nesta semana, durante a realização do Demoday Seed, no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Na oportunidade, cerca de 500 pessoas – dentre elas empreendedores, autoridades, investidores e membros do ecossistema de tecnologia e inovação – celebraram o encerramento das atividades da 5ª rodada do programa.

“Nosso Governo, falo nosso porque é de todos nós, acredita na plataforma de inovação, ciência e tecnologia em prol do nosso estado. Isso me deixa muito satisfeito em saber da valorização do trabalho que iremos desenvolver em nossa secretaria para recuperar a economia do nosso Estado”, afirmou Vitor.

Para o secretário, simplificar e desburocratizar os processos é uma das estratégias para a aceleração do estado, o que beneficia o empreendedorismo.

A decisão de manter o programa em atividade foi fortalecida pelos resultados da última aceleração. Ao todo, 22.552 pessoas foram impactadas em todo o estado, por meio de 853 atividades realizadas em 2.030 horas. No montante, as startups passaram por 720 horas de checkpoint, 146 horas de mentorias, 33 horas de workshops, seis bancas e somaram um faturamento de R$ 5.032.358,27.

“Agradeço a vocês por fazerem a inovação acontecer no nosso estado. Vamos fazer de Minas um estado focado na política da inovação com um ecossistema forte e a gente trabalhando juntos”, afirma o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Victor Becho.

Durante o Demoday, a equipe Seed também anunciou o lançamento do documentário da 5ª rodada. O material conta a jornada dos empreendedores nos seis últimos meses de programa, os desafios e habilidades desenvolvidas. Além disso, haverá, ainda, o lançamento do Playbook Seed, um guia prático que compartilha a forma com que o programa acelera startups e fomenta ecossistemas. Os materiais são inéditos e ficarão disponíveis para o público a partir da próxima segunda-feira (4/2).

O programa conta com uma equipe de agentes de aceleração formada pelo próprio Seed, que acompanha os empreendedores semanalmente e ajuda no desenvolvimento do negócio. Também oferece diversas atividades, como bancas de avaliação, workshops, mentorias com profissionais experientes, visitas a startups de sucesso, palestras e eventos.

“A quinta rodada foi a consolidação da metodologia de aceleração que o programa foi desenvolvendo ao longo do tempo. Fizemos um processo visando profundidade técnica, engajamento e conexão com o ecossistema. Termino a rodada muito satisfeito com o resultado e certo da evolução contínua do Seed”, reforçou o coordenador do programa, Daniel Oliveira.

Sobre o Seed

O Seed é um dos maiores agentes de fomento do ecossistema de empreendedorismo e inovação brasileiro. Sua principal iniciativa é o programa de aceleração de startups para empreendedores do mundo todo que queiram desenvolver seus negócios de base tecnológica em Minas Gerais.

O programa é uma experiência única com foco em desenvolvimento das startups e transferência de conhecimento, além de um ambiente fértil para a troca de experiências entre os empreendedores da rodada e o ecossistema. É viabilizado por meio de um convênio com a UFMG e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Lançado em 2013, o Seed já promoveu cinco rodadas de aceleração, todos com a elegibilidade de pessoas físicas e não apenas de startups já cadastradas como pessoa jurídica. O programa atingiu a marca de  6.481 inscrições, e contou com a participação de 192 startups, sendo 155 brasileiras e 37 estrangeiras, de 26 nacionalidades, total de 490 empreendedores.

O Seed funciona como um espaço de coworking no Hub Minas, localizado no edifício Rainha da Sucata, integrante do Circuito Liberdade.

Continua lendo
Publicidade
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empreendedorismo e Inovação

Mais de 500 startups se mobilizaram para as inscrições do FIEMG Lab 4.0

As 50 selecionadas para participarem do programa serão divulgadas em maio

As inscrições para a nova jornada do FIEMG Lab se encerraram com sucesso. Agora, as startups participantes passarão por um processo seletivo para que 50 sigam adiante no programa. Ao todo, 525 startups, de todas as regiões do Brasil e três de fora do país, se mobilizaram para participar do FIEMG Lab 4.0 – que será voltado para o desenvolvimento de soluções para a indústria. Dessas, 170 – 107 mineiras e 63 de outras localidades – finalizaram a inscrição.

A seleção das 50 startups será feita por um grupo formado por membros do mercado, do ecossistema de startups, profissionais das indústrias-madrinhas e especialistas. As selecionadas serão divulgadas na primeira quinzena de maio.
Para ser selecionada, a startup precisa ter um modelo de negócios B2B (business to business) com solução focada na indústria, seja na área de produção ou na área corporativa. A jornada de aceleração terá duração de 12 meses, divididas em três fases: análise, desenvolvimento e implantação. A metodologia será flexível e focará na evolução dos aspectos tecnológicos e de negócios de acordo com o estágio de desenvolvimento das startups.

Indústrias-madrinhas e parceiros

Nessa nova jornada, grandes indústrias estabeleceram o programa como uma de suas plataformas oficiais de inovação aberta com startups e irão patrocinar e participar ativamente do programa com a disponibilização de know-how, informações estratégicas, estrutura para testes industriais e recursos financeiros. As chamadas indústrias madrinhas são a Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG, a GERDAU e a RHI Magnesita.

Além de se relacionar com as indústrias-madrinhas, as startups que ingressarem no programa terão acesso a 15 mil indústrias que compõe a rede da Federação, já que o programa tem como premissa ser hub de inovação aberto para todas as indústrias.

Na medida em que avançarem pelas fases do programa, as startups selecionadas também acessarão recursos de bolsas para empreendedores e de desenvolvimento tecnológico de suas soluções. O valor total acessível ultrapassa os R$ 105 mil para os que chegarem até a fase final.

Além disso, as indústrias-madrinhas aportaram R$ 240 mil em fundo administrado pelo programa para realização de provas de conceito (POCs) remuneradas com o intuito de testar as tecnologias das startups em suas instalações e, posterirormente, efetivar uma possível contratação.

Ao todo, o FIEMG Lab 4.0 reuniu mais de R$ 2 milhões para investir no desenvolvimento e aplicação das tecnologias das startups em sua rede de indústrias sem exigência de participação de capital (equity free), um modelo de grande atratividade para empreendedores.

Também são apoiadores do programa o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio de sua Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG e o Sebrae Minas.

Continua lendo

Empreendedorismo e Inovação

Belo Horizonte será a primeira praça do RD on the Road

Sexta edição do evento itinerante de marketing e vendas da Resultados Digitais contará com mais de 6 mil profissionais e passará pela capital mineira em abril

• atualizado em 16/02/2019 às 15:53

O RD On The Road, evento itinerante de Marketing Digital e Vendas, já tem o roteiro 2019 definido e a primeira parada será Belo Horizonte no dia 3 de abril. Organizado e produzido pela Resultados Digitais, o evento começou em 2014 exatamente na mesma cidade, reunindo cerca de 200 pessoas. Este ano, o evento está previsto para reunir mais de 1000 profissionais de diferentes segmentos e áreas de atuação, associando conhecimento, negócios e boas práticas em um ambiente interativo para estimular o networking e o desenvolvimento.

Em seu sexto ano, o projeto contará com mais de 6 mil profissionais em quatro cidades: Belo Horizonte, Rio de Janeiro (24 de abril), Porto Alegre (22 de maio) e São Paulo (18 de junho). “O On The Road é especial, pois leva as principais tendências, ferramentas e discussões de marketing digital e vendas para as pessoas. Este ano aumentamos em 20% o número de participantes do projeto e ampliamos também o número de empresas participantes da Feira de Negócios, explica Bernardo Brandão, VP de marketing na RD”.

Ideal para quem busca conhecer novos caminhos, o RD On The Road oferece um dia inteiro de conteúdo ministrado por referências de Marketing Digital e Vendas, nomes que serão confirmados em breve. O evento será, conforme a última edição, organizado em trilhas paralelas de conteúdo e os participantes poderão adquirir conhecimento sobre temas como Inbound Marketing, Big Data, Redes Sociais, E-mail marketing, Google Ads, Conteúdo, Copywriting, SEO, Inside Sales e outros. Desde sua primeira edição, o On The Road já passou por mais de 20 cidades em 3 países diferentes, totalizando cerca de 300 mil km percorridos.

Serviço

RD On The Road – Belo Horizonte

Data: 3 de abril de 2019

Local: Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro)

Ingressos: de R$ 299,00 a R$ 319,00 no primeiro lote,  disponíveis em: //www.rdontheroad.com/

Blog com mais informações: //resultadosdigitais.com.br/blog/rd-on-the-road-2019/   

Sobre a RD

Fundada em 2011, em Florianópolis, a Resultados Digitais é líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas. Seus dois produtos – RD Station Marketing e RD Station CRM – alcançam mais de 12000 clientes em 20 países. A RD possui 680 funcionários, distribuídos nos escritórios de Florianópolis, São Paulo, Joinville, Bogotá, Cidade do México e San Francisco.

 

Continua lendo

Empreendedorismo e Inovação

Mineirão recebe o maior evento de empreendedorismo feminino da América Latina

De 20 a 23 de março, evento reunirá mais de 60 atrações, entre palestras, tecnologia, workshops, rodada de negócios, oficinas e empregabilidade, com o objetivo de fortalecer as mulheres em todas as esferas da vida

Foto: Divulgação/Voe Mulher

Pela primeira vez, Belo Horizonte irá sediar o maior evento de empreendedorismo feminino da América Latina, segundo o Sebrae MG, dentro do estádio de futebol (Mineirão), o VOE Mulher, entre os dias 20 e 23 de março, das 10h às 19h, com ingressos a partir de R$10. Idealizado pela especialista em Comunicação e Novas Tecnologias, Angela Paulo, e realizado pela Eleva Inteligência em Negócios, Free Space Marketing Promocional e Kartuno Design Studio, o evento tem o objetivo de inspirar as participantes com histórias impactantes de mulheres reais, fortes, de grande representatividade, determinantes e bem-sucedidas em sua área de atuação, além de conectar novas experiências com suas mais de 60 atrações, incluindo master talks, arena de oportunidades nos mais de 50 stands, game-show e tecnologia, workshops, rodada de negócios, oficinas e empregabilidade.

“Este é o primeiro evento de empreendedorismo feminino dentro de um ambiente geralmente dominado pelos homens. Será um encontro único e a oportunidade de conhecer cases, negociar, empreender, adquirir mais conhecimento, trocar, integrar e fortalecer todo potencial feminino. Queremos mostrar que o empreendedorismo está presente em todas as esferas da vida, tanto na carreira profissional quanto nas relações pessoais e afetivas, frisa Angela Paulo, que adianta que a estimativa de público durante os quatro dias é de 25 mil mulheres.

Entre as escalações confirmadas nos espaços Master Talks e ETC (Espaço Técnico e de Conhecimento), nomes como Claudia Raia (atriz e bailarina), Fernanda Gentil (jornalista), Drica Quintiliano (modelo e designer de interiores), Patrícia Balbi (idealizadora do projeto “Enquanto o filho não vem”), Gigi Louzada (comissária de bordo e “aeroconfeiteira”), Adriana Buzelin(criadora da tendência inclusiva e modelo cadeirante), Eliane Ramos Vasconcellos Paes (presidente da ABRH-MG), Silvana Lages (coach de marca pessoal), Alessandra Alkmim (presidente do Conselho Empresarial da Mulher Empreendedora da ACMinas), Luiza Travassos (jovem atleta da PSG Academy), Mariana Bicalho (mineira selecionada para programa mundial de treinamento oferecido pelo Facebook, de Mark Zuckerberg), Viviane Ferreira (consultora financeira e autora do livro “Vivificar – superando o imponderável”), Paula Bazzo (consultora em bem-estar financeiro para mulheres, sócia da Batom no Azul), Adriana Noronha (especialista em marketing esportivo, sócia do seu filho Felipe ‘YoDa’ Noronha, maior streamer gamer do Brasil), Luciana Andrade (doutoranda em Comunicação Social pela UFMG e especialista em mídias sociais), Aléssia Saluára (personal branding e publicitária), Juliana Munaro (repórter e apresentadora do quadro PEGN.TEC, do programa Pequenas Empresas e Grandes Negócios) e Mariana Rosa(escritora e ativista da diversidade e da inclusão).

Outro ambiente que promete atrair o interesse das participantes é o Arena Sebrae, no qual haverá mentorias para quem deseja empreender, orientações de como preparar um currículo e se apresentar em entrevistas de emprego, oficinas, palestras, rodada de negócios, ambas ministradas por instituições renomadas. “Além disso, as principais empresas de Minas Gerais farão um pré-cadastro e avaliação de perfis de candidatas que estão desempregadas ou em busca de novos desafios”, assegura Angela Paulo. A área Gourmet Show também será mais uma oportunidade de recolocação no mercado de trabalho, mostrando que a cozinha se tornou uma boa oportunidade de negócio para a mulher, e haverá aulas práticas de receitas saudáveis e cheias de empreendedorismo.

O VOE Mulher tem patrocínio do Coleguium Rede de Ensino e conta com os parceiros BH Airport, Sebrae Minas Gerais, Grupo Prestar, Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, CorpLabs, ABRH – MG, Belotur, Prefeitura de Belo Horizonte, Viver Brasil, Tudo BH, SouBH, CDL FM, 93 FM e Sempre Editora. O Ramada Encore Minascasa é o hotel oficial do evento.

Continua lendo