A Ânima Educação, uma das principais organizações educacionais do país, anuncia, nesta sexta-feira (30/4), a aquisição da Faculdade Milton Campos, uma das mais tradicionais e renomadas instituições de ensino de Direito do país, que há anos é líder em aprovação na OAB em Minas Gerais e ocupa a 5ª melhor posição no Brasil.
Com o movimento, a Ânima, que conta com um dos mais inovadores ecossistemas de aprendizagem do país e tem se mantido como destaque nacional entre principais grupos educacionais particulares nos indicadores de qualidade do MEC nos últimos anos, reforça a aposta no ensino jurídico de excelência. A instituição já integra várias outras escolas em diversas regiões que contam com cursos de Direito que figuram entre os melhores do país. A Milton Campos, além do Direito, também oferece opções nas áreas da Administração e da Ciências Contábeis. A operação, cujo investimento totalizou R$ 57 milhões, faz parte da estratégia da companhia de ampliar sua atuação no estado e fortalecer o ensino de qualidade em todo território nacional.
De acordo com o Diretor Regional da Ânima Educação em Minas Gerais e Goiás, professor Rafael Ciccarini, a integração da Milton Campos ao Ecossistema Ânima consolida a agenda e o propósito da instituição de transformar o país por meio da educação de qualidade, com visão empreendedora, oferecendo ferramentas para a formação de profissionais para um cenário desafiador. “Sempre admiramos a Faculdade Milton Campos por ser uma instituição que tem reputação, força e um legado de qualidade, em especial na área do Direito. Esse processo de aquisição da Faculdade Milton Campos intensifica os recentes movimentos da Ânima na busca por ampliar a oferta de educação de qualidade a um número cada vez maior de brasileiros”, destaca Ciccarini.
Prestes a completar 50 anos de história, a Faculdade Milton Campos escolheu a Ânima para dar continuidade ao legado de tradição, qualidade de ensino e renome. Para a professora Tereza Mafra, a integração será uma soma de duas grandes instituições com valores, princípios e propósitos semelhantes. As perspectivas para o futuro acrescentam à excelência o aprimoramento pela agregação a um ecossistema de ensino inovador e de reconhecida experiência.
Compartilhando desse mesmo conceito, o professor João Batista Carvalho, Diretor Jurídico da Ânima, e que com a integração passará a ocupar o cargo de Presidente da Milton Campos, ressalta a importância que a instituição terá no arrojado projeto da Ânima de formar o mais qualificado e renomado Ecossistema de Ensino Jurídico do Brasil. Atualmente esse ecossistema é integrado pela EBRADI (Escola Brasileira de Direito), vertical de conhecimento que congrega todas as instituições de ensino jurídico da Ânima e que além da graduação, oferece também pós-graduação com grandes mestres do Direito do país. João Batista destaca ainda que a excelência no ensino do Direito da Milton Campos contribuirá para reforçar o DNA de qualidade da Ânima. “Esse é mais um passo imprescindível para consolidar um ensino jurídico de alta qualidade, que desperte no aluno uma visão holística, capaz de unir algo que, na verdade, é incindível – a teoria e a prática – de desenvolver habilidades e competências que serão indispensáveis ao exercício da vida profissional após a formatura. Hoje, com o amplo acesso à informação e à alta tecnologia, não há mais espaço para o ensino baseado apenas em memorização e repetição. Os jovens têm acesso instantâneo e gratuito a qualquer conteúdo, têm pressa e estão ávidos por saber fazer e fazer agora”, destaca.
O professor Thales Catta Preta, Diretor do curso de Ciências Jurídicas da Ânima em Minas Gerais e professor da Milton Campos há mais de 20 anos, acrescenta: “A Faculdade Milton Campos sempre se destacou pela posição de seus ex-alunos e ex-alunas no mercado de trabalho. São muitos advogados de sucesso, promotores, delegados, juízes e desembargadores, dentre outras profissionais ligados ao Direito”.
Integração amplia oportunidades para alunos, professores e colaboradores
Com a integração, as rotinas dos professores, estudante e colaboradores seguem normalmente, porém com a intensificação da troca de melhores práticas e abertura para novas possibilidades para todos, tanto da Milton Campos quanto das instituições da Ânima. As novas perspectivas incluem desde um maior potencial de investimento para os cursos já existentes e, também, para a eventual criação de novos cursos, laboratórios e ambientes inovadores de aprendizagem, até a troca de experiências e práticas em diversas áreas, tudo isso para ajudar a elevar ainda mais o patamar do ensino superior em BH e RMBH.
Sobre a Milton Campos: considerada a melhor faculdade de Direito de Minas Gerais, a Milton Campos foi criada em 1972 por iniciativa de juristas, advogados e outros profissionais liberais, com o objetivo de instituir em Minas Gerais um curso de Direito que oferecesse ensino diferenciado, crítico, e desse aos alunos condições de refletir sobre o exercício profissional e contribuir para seu aperfeiçoamento. Desde então se mantém entre as melhores faculdades de Direito do Brasil, e uma referência na aprovação de seus alunos na OAB.
Sobre a Ânima Educação: com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima é um dos principais e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país e conta com mais de 140 mil alunos em nove instituições: Una (MG e GO), Universidade São Judas Tadeu (SP), UniBH (MG), Faseh (MG), UniSociesc (SC), Ages(BA e SE) e UniCuritiba (PR), UniSul (SC e UniFG (BA) . Também fazem parte do Ecossistema Ânima a Escola Brasileira de Direito (EBRADI), a HSM, a HSM University, a SingularityUBrazil, a Inspirali, e a escola internacional de gastronomia Le Cordon Bleu, em São Paulo, além do Instituto Ânima