Quem vive no sudeste ou no sul do Brasil já deve ter percebido que as temperaturas mais baixas estão mais frequentes nestes últimos meses. É que o inverno já se avizinha e, com isso, passamos a procurar por casacos mais resistentes ao frio.
Se você quer ficar quentinha e manter-se na moda, pode deixar um pouco os tradicionais blazers e sobretudos de lado e investir na corta-vento, a jaqueta outono inverno que está fazendo a cabeça de diversas influencers do mundo fashion.
Não sabe o que é a jaqueta corta-vento e nem como você pode usar no seu dia a dia? Temos algumas dicas bem bacanas para você aproveitar essa peça super fashion e estilosa.
O corta-vento é artigo esportivo
O agasalho corta-vento é muito comum no mundo esportivo. Atletas, profissionais e amadores, costumam usar esse item para manter a temperatura do corpo estável quando eles entram em contato com os climas mais frios.
Por isso, é muito comum ver atletas que praticam esportes ao ar livre, como a corrida, a canoagem e a natação, usando essa peça.
É importante notar que ela protege contra os ventos mais fortes, daí o seu nome. No entanto, este não é um artigo que aquece o corpo, o que ele vai fazer é manter a temperatura corporal estável.
Por isso, é recomendado usá-la em dias de frio mais moderado e quando o corpo não precisa de tanto calor.
Corta-vento é moda sporty
Por ser uma peça mais usada pelos atletas, podemos considerar esse casaco como um item mais sporty, isto é, que pertence a uma moda mais informal e divertida.
É válido lembrar que a onda sporty continua com tudo, por exemplo, com o uso dos tênis de sola mais volumosa e dos agasalhos esportivos.
Alguns itens podem ainda ter um ar mais retrô, com cores e modelagens que lembram as tendências dos anos 1980 e 1990.
Quando usar a jaqueta corta-vento
É interessante usar essa jaqueta em dias de ventos mais fortes mesmo, pois esse artigo é próprio para proteger contra essa intempérie.
No entanto, se não estiver ventando muito, é legal combinar essa peça com outra mais quentinha, como com os coletes ou outras jaquetas mais grossas.
E, apesar de ser uma peça mais esportiva, você não precisa usá-la apenas quando estiver saindo do treino. É perfeitamente possível adotá-la em situações mais formais, como o ambiente de trabalho e os eventos sociais, como aquele cineminha com os amigos.
Como usar a jaqueta corta-vento
Há várias formas de usar a jaqueta corta-vento e tudo depende do objetivo do seu look e de quanto de destaque você quer dar à peça.
A cor também é importante, pois se você escolher um modelo neon, por exemplo, a jaqueta vai ficar com um ar mais jovial e esportivo.
Look mais retrô
Se o seu objetivo é ter um look mais retrô, você pode escolher uma peça mais colorida, com 3 ou 4 cores, por exemplo.
Também é possível adotar as tonalidades em neon ou mesmo as peças do tipo logomaníacas (aquelas em que a estampa é o logo padrão da marca).
Nestes casos, você pode usar uma calça jeans mais clara, com cintura alta, por exemplo. Ou é possível optar pelas calças mais sequinhas, do tipo skinny.
Nos pés, você pode adotar o bom e velho tênis ou botas do tipo ankle boots, aquelas cujo comprimento só vai até o calcanhar.
Look para trabalhar
Para trabalhar com uma jaqueta desse tipo, é preciso tomar alguns cuidados. Se o ambiente for mais formal, prefira outros modelos, como o blazer. Agora se o dress code for mais casual, é possível adotar a peça com tranquilidade.
Pense em cores mais neutras como o preto e o azul-marinho, por exemplo, que dão mais seriedade a qualquer item do vestuário. Pense em sapatos um pouco mais formais, para quebrar um pouco com o ar esportivo do visual.
Looks de lazer
Agora se a ocasião for mais informal, como um cineminha ou um passeio no shopping, você pode usar a peça de forma mais divertida, como, por exemplo, acompanhando uma saia lápis ou um macaquinho pantacourt. Sapatilhas e tênis são bons acessórios para finalizar o look.
Viu só como é possível adotar a jaqueta corta-vento e ficar super fashion no seu dia a dia?