Já ouviu falar em guarda-roupa cápsula? Conheça essa teoria!

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Muitas mulheres têm uma tendência ao consumismo, principalmente, quando se refere às roupas femininas. Mas esse cenário vem mudando com a teoria difundida do guarda-roupa cápsula.

Enxergar a moda de forma consciente, simplificada e minimalista tem sido o foco de milhares de pessoas no mundo todo. Sendo assim, se você quer aderir a esse conceito, confira nosso post com as melhores dicas sobre essa nova tendência da moda!

O que é um guarda-roupa cápsula

O guarda-roupa cápsula é um conceito que surgiu com Susie Faux, na década de 70. Para isso, foi criada uma coleção com peças básicas e atemporais que permitissem  fazer combinações com as roupas da estação.

O objetivo do guarda-roupa cápsula, na época, era deixar a pessoa sempre bem vestida e atual. Mas o conceito só virou tendência em 1985, a partir de uma coleção feita pela estilista Donna Karan.

A coleção contava com apenas 7 peças com o objetivo de se complementarem para colocar em prática o conceito difundido por Susie Faux. Atualmente, existe o Project 333 que estimula manter um armário com 33 peças por um período de 3 meses.

Portanto, o guarda-roupa cápsula nada mais é do que escolher peças limitadas que combinem entre si para vestir por um determinado período, sem precisar adicionar nada mais.

Como é possível diminuir o consumo com o guarda-roupa cápsula?

No guarda-roupa cápsula, o objetivo é manter um armário totalmente minimalista que atenda todas as necessidades da pessoa. Dessa forma, é natural perceber que o que uma pessoa tem, nem sempre é aquilo que ela precisa.

Por conta do consumismo tão difundido na sociedade, as pessoas acabam comprando por impulso e acabam acumulando coisas. No guarda-roupa cápsula você tem a oportunidade de apostar em peças que realmente gosta e que fazem a diferença no seu dia a dia.

Com o tempo, você percebe que pode viver com pouco e passa a consumir menos. Por isso, o guarda-roupa cápsula é uma ótima oportunidade de mudar conceitos e economizar.

Como montar um guarda-roupa cápsula?

Antes de pensar em montar um guarda-roupa cápsula é preciso ter certeza de que você consegue sobreviver com uma determinada quantidade de peças durante um período.

Você pode começar com 40 peças e ir diminuindo com o tempo. Para isso, retire todas as roupas que estão dentro do seu armário. Escolhas as peças conforme o seu estilo de vida e que atenda às suas necessidades.

Priorize a combinação de cores e o clima da sua cidade. Lembre-se que o guarda-roupa cápsula pode ser trocado de acordo com o tempo que você determinar, podendo ser de dois a três meses.

Leve em consideração as peças que você mais usa e deixe de lado aquela que raramente faz parte do seu look. Nesse momento, é fundamental praticar o desapego para ter certeza das peças que ficarão de fora do guarda-roupa cápsula.

Durante o período determinado evite adquirir peças novas, pois as roupas poderão ser substituídas no final do processo, principalmente, no caso de mudança de estação.

Quais os benefícios do guarda-roupa cápsula

  • O guarda-roupa cápsula incentiva o consumo consciente, contribuindo para o meio ambiente;
  • As pessoas passam a manter apenas as roupas que gostam;
  • Economia nas peças de roupas;
  • Facilidade na hora de arrumar o guarda-roupa e colocar todas as peças em ordem;
  • Estimula a criatividade na hora de fazer as combinações das peças;
  • Sem perda de tempo na hora de escolher o que vestir;
  • Ajuda a escolher roupas de qualidade;
  • A pessoa pode aproveitar melhor as peças que já possui no armário;
  • Valorização da pessoa e não o que ela veste.

Depois de conhecer o conceito de guarda-roupa cápsula fica mais fácil organizar e manter as roupas femininas dentro do armário.Agora, é só aderir a essa tendência!

Total
2
Shares
Reportagem Anterior

Previsão do tempo para Minas Gerais, nesta segunda-feira, 17 de junho

Próxima Reportagem

Júri de acusados de matar advogado é adiado em Belo Horizonte


Postagens Relacionadas