Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Comida di Buteco 2024 já tem data definida para começa em BH

Comida di Buteco 2024 já tem data definida para começa em Belo Horizonte - Foto: Divulgação/Rodney Costa

Comida di Buteco 2024 já tem data definida para começa em Belo Horizonte - Foto: Divulgação/Rodney Costa

Está chegando a hora de celebrar novamente a cultura de buteco na capital mineira. Nesta terça-feira, 19, foi realizado no Teatro Feluma a reunião oficial de abertura do Comida di Buteco 2024. O encontro reuniu organizadores, butecos participantes, patrocinadores e apoiadores, para contar um pouco da história do concurso, as regras desse ano e mostrar como a força do projeto pode ser transformadora para estabelecimentos participantes.

A edição de 2024 promete movimentar Belo Horizonte: entre os dias 05 de abril e 05 de maio, 121 participantes, recorde dentre todos os anos, competirão pelo título de melhor buteco e serão avaliados por seu petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. E, desta vez, participarão estabelecimentos de todas as nove regionais da capital mineira. Serão 39 butecos novatos ou que voltam a participar depois da ausência em 2023.

Neste ano, o tema é livre (ou seja, não há ingredientes especiais obrigatórios para a criação de receitas) e o lema do concurso é “Somos todos Buteco”. O preço do petisco será R$35 em todos os bares participantes.

O Concurso, que agora é realizado em 27 circuitos e em todas as regiões do país, começou em Belo Horizonte e vem formando uma comunidade botequeira que valoriza a gastronomia raiz e o bar familiar. De acordo com Maria Eulália Araújo, cofundadora e diretora do Comida di Buteco, o mês de abril tem tradicionalmente celebrado a cultura butequeira no país e os butecos ‘com dono atrás do balcão’ vêm se tornando também referências gastronômicas e espaços para todos: “Queremos fazer com que abril seja o mês especial para celebrar a cultura do buteco, assim como é fevereiro para o Carnaval. Para além da comida, o buteco é um lugar muito democrático. Assim como há pessoas que vão para exterior para conhecer a gastronomia raiz daqueles locais, queremos que o público enxergue nos butecos um lugar de referências culinárias”.

Comentários
Sair da versão mobile