Tendências do mundo fitness em relação ao café da manhã
No mundo fitness, há constantemente tendências despertadas por influencers e até mesmo alguns profissionais da saúde, uma delas é malhar sem tomar café da manhã ou mesmo ao longo do dia, porém de estômago vazio. Essa é uma estratégia que divide opiniões, mas será que esta categoria de dieta faz mal para a saúde?
Como funciona o café da manhã antes do treino?
Apesar de alguns estudos demonstrarem que o treino em jejum pode ser favorável para a queima de gordura, não há um consenso entre a medicina sobre esse tema. Tendo em vista, que ao se locomover, o corpo precisa de fontes de energia do seu próprio organismo para aguentar suas atividades, como: macronutrientes, carboidratos, lipídios e proteínas.
Qual a melhor fonte de energia para o café da manhã?
Dentre as fontes de energia mencionadas acima, a preferida do nosso corpo são os carboidratos, tendo em vista, esta ser quebrada rapidamente e logo transformada em glicose. Assim, ao transcorrer por nosso sangue, é armazenado como um combustível em nosso fígado e músculos, tornando-se essencial para treinos intensos.
Vantagens de não comer café da manhã antes dos exercícios
Existem alguns benefícios desta técnica, como o aumento da lipólise, conhecida como a quebra de gordura, além de estimular a oxidação, proporcionando uma maior utilização da gordura como fonte de energia, proporcionando a perda de peso. Mas, devemos sempre considerar dois pontos: é algo inadequado para todos e o acompanhamento médico é sempre essencial!
Porque muitos nutricionistas aconselham comer café da manhã?
Um fato que sempre ouvimos e não devemos esquecer é como o café da manhã faz diferença em nosso cotidiano, considerando ser a principal refeição do dia! Quando levamos a um âmbito relacionado a treinos, o consumo de frutas, cereais, sucos naturais e outros alimentos preferíveis para ocasião, facilitam o processo de hipertrofia e ganho de massa muscular. Assim como o pós-treino rico em proteínas, como: ovos, frango, grão-de-bico e tapioca também!
Meu nutricionista recomendou não comer café da manhã, e agora?
Ressaltamos, que independente de qualquer conteúdo na internet, só o acompanhamento conseguirá entender suas necessidades, considerando doenças pré-existentes, carências nutricionais e objetivos. Portanto, o seu cardápio será personalizado e o mais importante, com o foco na sua saúde, pensando em melhorar o seu estilo de vida!