Vitamina C: entenda os principais benefícios e saiba como consumir

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

A Vitamina C é uma das mais importantes para nosso corpo. Aliás, qualquer vitamina tem sua importância para nossa saúde, mas nem todas têm tanto peso quanto a Vitamina C.

O conhecimento popular vem dizendo há anos: se você está gripado ou resfriado, consuma alimentos ricos nessa vitamina. É por isso que a laranja, tida — erroneamente — como a mais rica nesse composto, é muito consumida nessas ocasiões.

Os homens precisam de 95 mg dessa vitamina, enquanto as mulheres apenas 74 mg por dia. Isso é equivalente a 7 porções de frutas, em média. Se esse valor não for atingido, o ideal é usar suplementos — como eu faço.

Você pode encontrar Vitamina C para comprar  na BioHigh!

Quais os benefícios da Vitamina C?

Um dos grandes diferenciais da Vitamina C é que ela não pode ser sintetizada pelo organismo. Isso significa, portanto, que se a dieta não estiver adequada, seu corpo vai sofrer com a falta dessa vitamina.

Ela atua em várias partes de nosso corpo, mas tem um efeito notável no sistema imunológico. Ao contrário do que se diz por aí, ela não cura gripes e resfriados, mas pode ajudar a preveni-los ou amenizar seus sintomas.

Vamos entrar em detalhes nas próximas seções.

Melhora a imunidade

A melhora da imunidade vem através da produção de glóbulos brancos. Eles são responsáveis por proteger nosso corpo de micróbios e qualquer coisa estranha ao organismo.

Dessa forma, quanto mais dessas células estiverem circulando, mais protegidos ficamos.

Outro ponto importante é o aumento de anticorpos. Isso impede que fiquemos com gripes, resfriados e demais doenças com facilidade.

Várias pesquisas ao redor do mundo já comprovaram esse fato que, à rigor, ainda continua em análise.

Evita o envelhecimento precoce

Além de turbinar o sistema imune, ela também atua na produção de colágeno, o que deixa a pele mais jovial. Assim, o consumo adequado dessa vitamina impede o envelhecimento precoce.

Da mesma forma, o consumo correto ao longo do tempo permite uma pele bonita mesmo com o avanço da idade. Note que não é um efeito do dia para a noite, mas sim o resultado da disciplina.

Ainda sobre o cuidado com a pele, uma pesquisa publicada no Archives of Otolaryngology apontou que passar Vitamina C no rosto evita os danos causados pelo sol.

Retém mais ferro no organismo

O ferro de origem vegetal é mais facilmente absorvido quando a dose dessa vitamina está correta. Assim, esse detalhe evita vários problemas de saúde, o que inclui anemia ferropriva.

Vale lembrar que os sintomas dessa doença são: desânimo, sonolência, falta de atenção e raciocínio lento.

Porém, a situação é mais grave quando o paciente é criança, pois pode interferir diretamente em seu desenvolvimento cognitivo.

É por isso que preparar sucos de laranja para as refeições é uma ótima escolha.

Deixa os ossos fortes

Os ossos, ao contrário do que a maioria pensa, não são apenas pedaços inanimados de cálcio. Na verdade, eles são tecidos vivos muito ativos, e um de seus elementos principais é o colágeno.

Como foi dito nas seções anteriores, a Vitamina C atua na produção do colágeno, permitindo ossos, dentes, tendões e até vasos sanguíneos mais fortes.

Vale destaque para os vasos sanguíneos, pois, com essas estruturas fortalecidas, a chance de derrame diminui.

Melhora gripes e resfriados

Essa vitamina pode aliviar um pouco alguns sintomas, mas seu forte está em prevenir ou diminuir os efeitos das gripes e resfriados.

No entanto, isso não é feito ingerindo-se uma dose alta de uma vez, mas sim com a manutenção constante dos níveis dessa vitamina no organismo.

Um estudo realizado pela Universidade de Helsinki apontou que participantes com doses adequadas de Vitamina C tinham resfriados de menor duração do que os com menores doses.

Combate os radicais livres

Por fim, essa vitamina é um antioxidante poderoso, e pode livrar nosso organismo de vários males, inclusive alguns tipos de cânceres e doenças degenerativas.

Agora que você já sabe dos benefícios, vamos aprender a consumir da maneira correta!

Como consumir Vitamina C?

A maneira correta de consumir essa vitamina é por meio de uma dieta equilibrada. Ou seja, você precisa comer um pouco de tudo, buscando sempre pelo famoso “prato colorido”.

A razão disso é que um nutriente se apoia no outro. Por exemplo, se o consumo de Vitamina C for alto, mas o de ferro não, como a absorção do ferro vai acontecer?

Porém, nem sempre conseguimos seguir um cardápio certinho; às vezes precisamos de um nutriente específico. Se esse for o caso para essa vitamina, o ideal é acrescentar algumas porções de frutas ao longo do dia em sua dieta. Dê preferência pelas cítricas.

Tome cuidado: a falta de Vitamina C faz mal, mas o excesso também é danoso. Dessa forma, busque sempre pelo equilíbrio.

Gostou das informações sobre Vitamina C? Aproveite e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Total
1
Comp.
Reportagem Anterior
Trezes pessoas são presas em operação por receptação e furto qualificado de fios de cobre - Foto: Divulgação/PCMG

Trezes pessoas são presas em operação por receptação e furto qualificado de fios de cobre

Próxima Reportagem

Governo de Minas suspente de eventos esportivos no estado

Postagens Relacionadas