ÚLTIMASSaiba quem são os 16 pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte saiba mais
Gastronomia

Projeto Fartura encerra 48 horas de festival com mais de 160 atrações de gastronomia e cultura

Caio Soter - Foto Debora Gabrich/Divulgação
Caio Soter - Foto Debora Gabrich/Divulgação
Caio Soter - Foto Debora Gabrich/Divulgação

Caio Soter – Foto Debora Gabrich/Divulgação

Inovador desde a sua concepção, o Projeto Fartura – Comidas do Brasil lança, nos dias 19, 20 e 21 de junho, a edição digital do festival “Fartura – Belo Horizonte”. A capital mineira, cidade criativa da gastronomia pela Unesco, foi escolhida para a estreia do novo formato, inédito no país. O festival conta com uma extensa programação que vai da gastronomia à cultura, contemplando também lives de economia criativa e agronegócios. Serão mais de 160 atrações adiantando a celebração dos 300 anos de Minas Gerais, em 48 horas de programação gratuita, que poderá ser acessada pelo site (farturabrasil.com.br).

“O principal objetivo do Fartura nesta edição é dar continuidade ao projeto gastronômico mineiro, ajudando na recuperação econômica do estado e da cidade e, ao mesmo tempo, estimular a autoestima dos mineiros”, explica o diretor do projeto, Rodrigo Ferraz. Trata-se de uma ação coletiva, que além dos patrocinadores envolve o apoio institucional da Abrasel, CDL-BH, ABAV-MG, ACM – Minas, do Governo do Estado de Minas Gerais, Prefeitura de Belo Horizonte e Federações de Comércio por meio do Sesc e do Senac. E também solidária, pois para a cada prato vendido serão doados cobertores e refeições para os moradores de rua da cidade.

“É um movimento verdadeiro, pois vamos levar para a casa das pessoas, de forma online, as nossas essências: a gastronomia, que nos mantém vivo e a cultura, que é nossa história”, completa Ferraz.

O Fartura – Belo Horizonte está sendo produzido com todo cuidado e atenção, obedecendo os protocolos da OMS. Confira, abaixo, cada seção que estará disponível na programação.

PROGRAMAÇÃO GASTRONÔMICA

Chef em casa

Mais de 35 restaurantes mineiros participam desta seção em que o público confere vídeos dos chefs preparando pratos, lanches e sobremesas, que estarão disponíveis para delivery. Após o evento, será possível baixar um e-book com todas as receitas. Participam nomes como Caetano Sobrinho (Caê); Caio Soter (Alma Chef); Flávio Trombino (Xapuri); Jana Barrozo (Cabernet Butiquim), entre outros.

Receita do chef

Compartilhar conhecimento sempre fez parte do DNA do Fartura. Profissionais renomados da gastronomia como Neide Rigo, André Mifano, Neli Pereira, Helena Rizzo, Lucas Corazza e Natalie Passos ministram aulas ao vivo em streaming.

Dica do chef

40 vídeos de um minuto de preciosas dicas de um time de especialistas também compõem a grade, para quem quer se aperfeiçoar na cozinha. Entre eles: Ilmar de Jesus (Casa Cheia); Naiara Faria (La Palma); André de Melo (Bravo Catering), Igor Anaxágoras (Café com Letras), Mariana Gontijo (Roça Grande/O Tacho) etc.

Mercearia Fartura – Sebrae

Os pequenos produtores, assim como na versão presencial dos Festivais Fartura, terão espaço garantido na versão digital. Serão mais de 30 produtores mineiros reunidos em e-commerce para que o público possa receber os produtos em casa. Entre as opções, mel Coopemapi (Bocaiuva); cachaças Bem Me Quer (Pitangui); queijos Catauá (Coronel Xavier Chaves), Trem Ruá (Serro), Senzala (Sacramento) e Capril Santa Cecília (Itaguara); cafés Cócolo (Araguari) e Campos Altos (Campos Altos); molhos Chef N’boss (Nova Lima), La Pimentaria (Ouro Preto) vinhos Estrada Real (Três Corações); Charcuteria Sagrada Família (Montes Claros); entre muitos outros. Ao clicar nos nomes das cidades, o usuário também acessa informações turísticas de cada local.

Cursos de capacitação/ Senac

Para a capacitação de profissionais do setor e do público em geral, serão oferecidos cursos gratuitos, de segurança alimentar e boas práticas para manipuladores de alimentos conforme a regulamentação da Anvisa.

Origem ao prato – food network

Para quem quer mergulhar fundo na gastronomia, o Projeto Fartura disponibiliza um rico conteúdo com vídeos de 25 estados que mostram a trajetória dos ingredientes até a finalização do prato.

Livros e Filmes

Serão disponibilizados gratuitamente os premiados filmes realizados pela Plataforma Fartura, como por exemplo o curta “O Mestre da Farinha” vencedor das categorias internacionais “Best South American Film” e “People’s Choice Awards”. E os cinco livros da coleção “Expedição Brasil Gastronômico”, que contempla todos os estados brasileiros e também venceu importantes prêmios como o Jabuti, estão disponíveis para venda online.

Para crianças

Um conteúdo especial para o público infantil foi pensado com música, contação de histórias, dicas de chefs para preparar pratos em família, além de um e-book com receitas infantis para colorir, ilustrado pela artista e ilustradora nacionalmente reconhecida Ana Strumpf, que já criou produtos para marcas como Walt Disney. Já a mineira Lu Simão traz seu talento nas aquarelas para o e-book “Minas para colorir”.

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Música e teatro / Sesc

Os curadores Rafael Vogt Maia Rosa e Pedro Martins Tarchi Crivellari trazem mais de 15 artistas mineiros, como Flávio Venturini, Túlio Araújo, Nath Rodrigues, Manu Diniz, Maurício Tizumba, Pedro Morais, Flávio Renegado entre outros para lives especiais. Ao longo dos três dias, a programação conta também com artes cênicas e contação de histórias com Alessandra Vicentin, Grupo Trampulim e Fusion Cia de Danças Urbanas.

Fotografia e vídeo

O fotógrafo e cineasta João Wainer, vencedor de prêmios como o Esso de Jornalismo e Bolsa Fnac, captou imagens de drone sobrevoando e registrando os impactos da pandemia no Inhotim e no Complexo Internacional da Lagoa da Pampulha. O público poderá assistir em primeira mão o vídeo exclusivo, além de acompanhar os bastidores e outros registros do videomaker mineiro Thiago Santos, diretor da Amarante Filmes.

Arte urbana

O multi-artista que ganhou notoriedade por sua arte urbana em São Paulo, Felipe Morozini, traz seu trabalho sensível com projeções de frases em Belo Horizonte sobre o contexto atual que o mundo está vivendo.

Artes manuais – faça você mesmo

Dois ícones da internet para quem gosta de decoração, Paulo Biacchi e Edu Mendes também integram a programação e ensinam o passo-a-passo da criação de utensílios de cozinha.

 

EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS

A economia criativa também está contemplada na programação com lives especiais, com os temas: “Meu negócio para chamar de seu” e “O futuro do agronegócio”; o curso em três módulos “Empreendedorismo gastronômico”; e dois painéis promovidos pelo NovoAgro Ventures, que abordam soluções tecnológicas para o agronegócio.

SERVIÇO:

Fartura – Belo Horizonte
19, 20 e 21 de junho
www.farturabrasil.com.br

Mais informações:
Instagram.com/FarturaBrasil
Facebook.com/FarturaBrasil

7837 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Gastronomia

Stella Artois lança websérie sobre a gastronomia da capital mineira

Stella Chefs BH apresenta a parceria entre chefs renomados e restaurantes locais reconhecidos pela proposta sofisticadamente simples; dividido em três episódios. Conteúdo será transmitido pelo canal da cerveja no YouTube
Gastronomia

Cerveja x Chopp, quais as principais diferenças?

Apesar de ambas as bebidas serem consagradas pelo gosto popular, procedimentos e métodos durante a produção as tornam diferentes
Gastronomia

Comida nacional: os benefícios de optar pelo cardápio brasileiro

São tantas as opções e as razões para comer a comida brasileira, que quem a escolhe não se arrepende

Deixe uma resposta