Nos dias 23 e 24 de agosto de 2025, Belo Horizonte será palco da 10ª edição da Virada Cultural, um dos eventos mais emblemáticos e democráticos da cidade. Realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, a programação gratuita reúne mais de 300 atrações culturais, distribuídas em seis palcos e 17 espaços do hipercentro.
Serão 24 horas ininterruptas de música, dança, teatro, circo, artes visuais, literatura, audiovisual e intervenções urbanas, consolidando o festival como um dos maiores eventos culturais de rua do Brasil. A expectativa é mobilizar cerca de 3.500 profissionais da cultura, além de atrair milhares de pessoas ao centro da capital mineira.
Shows e encontros musicais
A edição especial de 10 anos traz grandes nomes da música brasileira e artistas locais. Entre os destaques estão:
- Carlinhos Brown & Orquestra Ouro Preto – encerrando o evento com o espetáculo Afrossinfonicidade, que mistura ritmos afro-baianos e arranjos sinfônicos.
- Israel & Rodolffo – repertório sertanejo que transita entre o romântico e o dançante.
- Akatu & Djonga – encontro inédito entre samba, pagode e rap mineiro.
- Sidoka – rapper belo-horizontino com seu estilo irreverente.
- MC Papo & Dedé Santaklaus – mistura de funk, rap e reggaeton.
- Olodum & Ton Guimarães – fusão da percussão baiana com a música mineira.
- DJ Dia e DJ A Coisa – representando a cultura periférica e a música urbana.
- Iago & Beto Willian – clássicos da música sertaneja.
Viradão Gastronômico
Além das atrações culturais, o público contará com o Viradão Gastronômico, realizado em parceria com o Sebrae e curadoria da jornalista Lorena Martins. Participam 25 bares e restaurantes do hipercentro, incluindo estabelecimentos históricos do projeto Bares com Alma, garantindo o melhor da gastronomia mineira. A expectativa é de reunir mais de 25 mil pessoas neste circuito de comida e cultura.
Para a Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, a Virada Cultural se tornou um símbolo de identidade para os belo-horizontinos:
“A Virada fortalece a economia criativa, amplia o acesso à cultura e reafirma seu papel como um dos pilares da nossa identidade e diálogo social”, afirmou Parreiras.
Já a presidenta da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof, destaca a importância da ocupação do espaço urbano:
“Durante 24 horas, a cidade se transforma em um palco aberto, reafirmando nosso compromisso com o acesso à cultura e à construção de memórias coletivas”, disse Bof.
Diversidade cultural
A Virada Cultural BH 2025 valoriza culturas de base e expressões artísticas como samba, hip-hop, funk, circo, dança de rua, literatura, artes visuais, performances e esportes urbanos. O festival também resgata símbolos históricos da cidade, como o Palco Guaicurus, reafirmando a vocação do centro para ser palco de grandes celebrações culturais.
Serviço
Virada Cultural de Belo Horizonte 2025
Data: 23 e 24 de agosto de 2025 (seis palcos e 17 espaços)
Local: Hipercentro de Belo Horizonte
Entrada: Gratuita
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.