AeC BH – Foto André Amparo.
Primeira edição do projeto na cidade criará painel coletivo na parte externa do Mercado Municipal Júlio Freire da Costa, entre 15 e 18 de maio
O Arte em Cores Minas anunciou os artistas visuais selecionados para integrar o projeto em Pirapora. Entre 15 e 18 de maio, a iniciativa irá criar um mural de grande dimensão no exterior do Mercado Municipal Júlio Freire da Costa (Rua Rotary, Centro), de forma coletiva, usando técnicas variadas como graffiti e stencil. Com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e realização do Instituto Vivas e Governo do Estado de Minas Gerais, o Arte em Cores Minas busca dar destaque para o talento e a criatividade locais, capacitando e promovendo artistas visuais por meio da transformação de espaços urbanos.
O painel coletivo será uma celebração à cidade de Pirapora, destacando suas peculiaridades, sua natureza, diversidade de riquezas e contextos culturais. A obra a céu aberto transformará o cenário urbano, trazendo arte ao dia a dia dos moradores. Além de Pirapora, o Arte em Cores Minas já passou por Uberaba e ainda chegará a mais quatro cidades mineiras: Três Marias, Lagoa Santa, Santa Luzia e Divinópolis.
Ao todo, serão selecionados 30 artistas visuais mineiros, que além de serem premiados pela participação, terão suporte em todas as etapas: subsídio financeiro e materiais necessários para seus trabalhos, certificação e mentoria dos consultores artísticos do projeto, Fhero e Davi DMS — grandes referências na área, com destaque na cena nacional e internacional da arte urbana. A metodologia viabiliza uma experiência de troca, formação e incentivo à geração de emprego e renda.
Em Pirapora, a Comissão de Habilitação e Seleção do Arte em Cores Minas — composta por André Amparo, Davi DMS e Fhero — recebeu um representativo conjunto de inscrições com alto nível de criatividade, originalidade e sensibilidade artística, e selecionou cinco artistas, que trabalharão juntos na criação do painel.
Durante a pintura da obra coletiva, o Arte em Cores Minas também promove a Oficina de Luminárias Criativas, uma atividade gratuita e aberta a todos. A oficina busca incentivar a produção manual para geração de renda e fomento da economia criativa, fazendo uso de materiais recicláveis. As inscrições estão abertas neste formulário online específico. A atividade tem carga horária de 12 horas-aula, divididas entre os quatro dias de programação.
Conteúdos educativos relacionados à arte urbana também serão abordados em videoaulas disponibilizadas em plataforma digital. De acesso livre e gratuito, os episódios terão recursos de acessibilidade, tais como legendas e tradução em Libras. O projeto ainda realizará um encontro presencial em Belo Horizonte, com convidados especiais, para compartilhar os resultados da iniciativa e promover diálogos sobre a arte contemporânea e sua relação com os espaços públicos.
LISTA DE ARTISTAS SELECIONADOS(AS) EM PIRAPORA(MG)
Em ordem alfabética:
1. Carlos Eugênio Batista dos Santos (Karlos Batista)
2. Elaine Ramos Mourão (Elaine Gardel)
3. Fábio Ferreira da Silva (Fábio Silva)
4. João Francisco Damázio
5. Roberto Barbosa da Rocha (Bozzo)
HISTÓRICO DO PROJETO
O Arte em Cores Minas faz parte do legado do Arte em Cores, iniciativa que já realizou edições em mais de 20 cidades dos estados do Pará e do Maranhão, desde 2020, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. No ano de 2023, o projeto realizou o Arte em Cores BH, uma edição em Belo Horizonte – MG com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e, em 2024, teve sua edição em Imperatriz (MA), com o patrocínio do Grupo Mateus, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão.
Ao todo, são mais de 327 painéis produzidos, 23 localidades contempladas e 317 premiações distribuídas, deixando um legado de cultura, identidade e pertencimento por meio da arte urbana e transformando espaços públicos em galerias de arte a céu aberto. Além dos murais realizados em espaços públicos, as obras são expostas em plataformas digitais, possibilitando que os trabalhos e seus autores e autoras sejam conhecidos por um público ainda mais amplo, superando as barreiras geográficas. No caso do Arte em Cores Minas, serão expostas no Instagram @arteemcoresminas.
Por falar em barreiras, em suas várias edições, o Arte em Cores busca promover a equidade de gênero, diminuir as desigualdades de representatividade e promover a inclusão. Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência são disponibilizados conforme demanda dos participantes e nos canais de comunicação com legendas, tradução em Libras, entre outros.
O Arte em Cores é a experiência viva do poder da arte e da cultura como ferramentas de crescimento social e econômico. Por onde circula, o projeto cria transformações duradouras, construindo um futuro mais próspero, criativo e inclusivo – dando asas às imaginações coletivas e individuais.
O Arte em Cores Minas conta com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, apoio das Prefeituras de Divinópolis, Lagoa Santa, Pirapora, Três Marias, Santa Luzia e Uberaba, e realização do Instituto Vivas e Governo de Minas Gerais – Governo Diferente, Estado Eficiente.
Cemig: a energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo dos seus mais de 70 anos de fundação, a empresa investe e apoia as expressões artísticas existentes no estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística e cultural no estado, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. Os projetos incentivados pela Cemig objetivam chegar nas diferentes regiões do estado, beneficiando um maior número de pessoas e promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Assim, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete e reforça o compromisso e o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a nossa energia.
SERVIÇO
ARTE EM CORES MINAS
Acesse instagram.com/arteemcoresminas
Cronograma de atividades por cidade:
Pirapora – 15 a 18 de maio
Três Marias – 22 a 25 de maio
Lagoa Santa – 29 de maio a 1 de junho
Santa Luzia – 5 a 8 de junho
Divinópolis – 12 a 15 de junho
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.