Ancestral – Crédito Marina Quintão.
CCBB BH
Exposição: até 12 de maio de 2025
Curadoria: Ana Beatriz Almeida e Renato Araújo da Silva
Direção Artística: Marcello Dantas
Produção: Magnetoscópio
Entrada franca
Patrocínio: BB Asset e Google
Em cartaz no CCBB BH, a exposição “Ancestral: Afro-Américas” recebe no próximo sábado, dia 12 de abril, a partir das 13h, uma série de eventos que pode ser definida/traduzida como uma imersão no universo proposto pela impactante mostra, que traz a assinatura de Marcello Dantas na direção artística. Música, roda de conversa, visita guiada e roda de capoeira fazem parte da intensa programação.
Um dos grandes diferenciais da exposição “Ancestral: Afro-Américas”, que pode ser vista em Belo Horizonte até 12 de maio, é o então inédito núcleo “África Tradicional”, sob a curadoria de Renato Araújo da Silva. A respeito desta seção, pontuou Gislane Tanaka, gerente geral do CCBB BH:
“O novo núcleo complementa a potência do recorte contemporâneo da mostra ao conectar o público com as raízes que nutrem essas expressões artísticas. As obras da tradição africana revelam os fundamentos simbólicos, espirituais e estéticos que atravessam o tempo e permanecem pulsando nas criações atuais. Ao reunir passado e presente em um mesmo gesto curatorial, a exposição reafirma a força das heranças africanas como elementos vivos e transformadores na cultura brasileira e americana. Em Belo Horizonte, esse encontro ganha contornos ainda mais potentes: é uma cidade com uma forte presença de coletivos artísticos, saberes populares e movimentos de afirmação negra. Trazer ‘Ancestral: Afro-Américas’ ao CCBB BH é reconhecer e dialogar com esse território plural, oferecendo ao público uma oportunidade de refletir sobre a ancestralidade como força criadora e crítica no presente”.
Reunindo mais de 130 obras de afrodescendentes do Brasil e dos Estados Unidos, a mostra não apenas homenageia os artistas que desafiaram as brutalidades e o apagamento do colonialismo, mas também busca fomentar um diálogo aberto sobre o impacto e a relevância das raízes africanas ancestrais na sua formação e em seus contextos sociais.
SÁBADO, 12 DE ABRIL, SERÁ MARCADO POR UMA INTENSA E DIVERSIFICADA PROGRAMAÇÃO
13h – Apresentação do Baile Uai Sound System
14h – Roda de conversa com o MC Lelo Youth e participação da historiadora Gabriella Figueiredo Moreira
15h – Roda de capoeira com a Comunidade Cultural Angola de Ouro
15h30 – Visita guiada à exposição com a curadora Ana Beatriz Almeida e a historiadora Gabriella Figueiredo Moreira
16h30 – Apresentação do Baile Uai Sound System
19h – Encerramento
SONORIDADES AFRO-DIASPÓRICAS ATRAVÉS DO BAILE UAI SOUND SYSTEM
O coletivo de ocupação urbana da cidade de Belo Horizonte, Baile Uai Sound System, ficará a cargo da abertura e encerramento das atividades, quando apresentará uma proposta/experiência sensorial, na qual conectará o público às sonoridades afro-diaspóricas.
Uai Sound System é uma equipe de som que leva a cultura reggae e suas vertentes para o Centro, bairros e periferias de BH e região. O BAILE UAI SOUND SYSTEM é uma festa de rua no estilo “sound system jamaicano”. A ação começou há cerca de 11 anos, com o intuito de disseminar a cultura sound system, difundir os artistas locais ligados ao reggae e ocupar espaços públicos com atividades culturais.
LELO YOUTH E GABRIELLA FIGUEIREDO MOREIRA CONVERSAM SOBRE A HERANÇA BANTU NA CONTEMPORANEIDADE
A presença da herança Bantu na contemporaneidade e sua manifestação na exposição “Ancestral: Afro-Américas”, é o eixo da roda de conversa, com duração aproximada de 45 minutos, entre Lelo Youth, multiartista da cultura sound system mineira, e a historiadora Gabriella Figueiredo Moreira.
Lelo Youth (Cássio Marcelo Gomes Vieira) é MC, artista plástico, arte-educador, agente cultural e muralista. Mineiro de Belo Horizonte, ainda bem jovem se iniciou nos grupos de capoeira, onde se aperfeiçoou nas habilidades de cantar e tocar berimbau. Sempre participou de batalhas de rap e freestyle de improviso criativo. Pelos seus múltiplos talentos foi convidado a participar de um dos grupos mais expressivos da cena de hip-hop de Belo Horizonte, o Fator-R, criado na década de 1990. Ao longo dos anos, Lelo esteve presente em diversos projetos, como 2º Plano, Grupo Apaló (oriundo de Lagos, Nigéria) e o DeSkaReggae Sound System, além de abrir apresentações de cantores consagrados no Brasil e no mundo. Hoje, com autoria própria, apresenta poesia de protesto e diversão com a base nos riddims gravada no maior estúdio da Jamaica, o Studio One, que é referência mundial em cultura sound system.
Gabriella Figueiredo C. Moreira é mestre em Educação pela PUC Minas. Foi professora na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais, e conselheira no Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR – PBH). Sempre atuando em atividades no ensino, com foco nos seguintes temas: Educação, História Oral, População Negra e Intelectuais Negras.
RODA DE CAPOEIRA – ANGOLA DE OURO
Angola de Ouro é uma comunidade cultural centrada na capoeira Angola, mas que também aprofunda e conflui com outros saberes tradicionais afro-brasileiros.
A CURADORA ANA BEATRIZ ALMEIDA E A HISTORIADORA GABRIELLA FIGUEIREDO MOREIRA OFERECEM UMA IMERSIVA VISITA GUIADA
Durante aproximadamente 45 minutos, a visita guiada situará a mostra na rota Congo-Angola, eixo fundamental da cultura Bantu, que teve sua primeira chegada em Minas Gerais, influenciando profundamente a identidade local. Uma oportunidade para refletir sobre a força e permanência da cultura Bantu na arte mineira. Serão destacadas as obras de artistas mineiros como Sebastião Januário e Sonia Gomes, cuja produção dialoga com essa ancestralidade. Atividade sujeita à lotação.
Circuito Liberdade
O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.
SERVIÇO
Programação especial de “Ancestral: Afro-Américas”
Data: 12 de abril de 2025, sábado
Horário: das 13h às 19h
Local: CCBB BH – Pátio e Galerias do 3º Andar
Classificação indicativa: Livre
ENTRADA GRATUITA, SEM RETIRADA DE INGRESSOS
Exposição “Ancestral: Afro-Américas”
Período: até 12 de maio de 2025
Horário de visitação: de quarta a segunda, das 10h às 22h
Local: CCBB BH – Galerias do 3º Andar
Classificação indicativa: Livre
ENTRADA GRATUITA – ingressos pelo site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH
Patrocínio: BB Asset e Google
Apoio: Centro Cultural Banco do Brasil, Embaixada dos Estados Unidos e Bank of America
CCBB BH
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte (MG)
Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h
Telefone: (31) 3431-9400
E-mail: [email protected] | Site: ccbb.com.br/bh
Redes sociais: facebook.com/ccbbbh | instagram.com/ccbbbh
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.