Evento gratuito na Serraria Souza Pinto terá atividades de educação, esporte e cultura

Programação durante todo o dia agita feriado municipal
Banda Melim - Foto: Divulgação/Sérgio Blazer
Banda Melim – Foto: Divulgação/Sérgio Blazer


Índice Hide
  1. Programação
  2. Serviço

A Fundação ArcelorMittal vai comemorar seus 35 anos de existência com uma extensa programação, para todas as idades, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. Na próxima sexta-feira (8/12), feriado municipal, haverá um dia inteiro de atividades gratuitas envolvendo as áreas de cultura, esporte e educação. A programação começa às 8h30 e inclui mesa redonda, painel de compartilhamento de projetos educacionais, palestras, arena esportiva, show para crianças e apresentações de artistas de diversas localidades.

Programação

CONEXÃO LIGA STEAM – A manhã do evento será dedicada à educação, com o Conexão Liga STEAM. As atividades começam com uma mesa redonda (8h30) abordando um assunto fundamental. Com o tema ‘Mulheres e a Ciência’ , convidadas especiais vão debater indicadores e dados que revelam o distanciamento das mulheres em relação à ciência. Para se ter ideia, de acordo com o relatório mundial da Unesco ‘Descifrar o código: a educação de meninas e mulheres em ciência, tecnologia, engenharia e matemática’ apenas 35% dos estudantes matriculados em carreiras STEAM, ou seja, aquelas ligadas às ciências exatas e à tecnologia, são mulheres.

Para tratar do assunto, convidadas de destaque foram escaladas. Entre elas, Gabryele Moreira. A baiana foi a primeira mulher negra a receber a bolsa Marie Curie, oferecida pela ONU às jovens cientistas que se destacam em pesquisas. A mesa ainda terá a participação da pequena Nicole Oliveira, conhecida como Nicolinha, uma das mais jovens astrônomas do mundo.

A partir das 9h40 mais uma rodada de convidados especiais. O público poderá participar de duas grandes palestras. A primeira será realizada por Daniel Munduruku, que é escritor, professor, ator e ativista indígena brasileiro originário do povo Munduruku. Autor de 62 livros, as obras literárias são sobretudo dirigidas aos públicos infantil e juvenil tendo como tema principal a diversidade cultural indígena. Na sequência, outro grande nome. O ator, produtor, autor e diretor Miguel Falabella fará a palestra ‘Onde estás, felicidade?’. Em um tempo em que a violência tomou conta de diversas escolas brasileiras, Falabella aborda como podemos inspirar alunos na busca por relações saudáveis.

CONEXÕES CULTURAIS – Depois de uma manhã de muito conhecimento, no Conexão Liga STEAM, chega a vez da Serraria Souza Pinto ser tomada por atividades esportivas e culturais. A partir das 16h, o projeto Conexões Culturais, promovido pela Mercê Cultural e viabilizado com patrocínio da Fundação ArcelorMittal por meio de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, oferta de forma gratuita uma programação cultural para toda a família.

Entre os convidados estão as atrações regionais Projeto Acordes, de João Monlevade, Reconto e Oficina MPB, de Carbonita; Capoeira, de Bom Despacho; Mulheres do Samba, de Juiz de Fora; e Africânia, de Feira de Santana.

Às 16h30 haverá uma atração especial para o público infantil. O show ‘Beatles para Crianças’ vai convidar para curtir e reviver o repertório da banda inglesa de uma forma diferente, descontraída e participando da encenação. Fábio Freire e Gabriel Manetti, educadores e idealizadores do projeto, acompanhados por músicos, atores, figurinos coloridos e projeções visuais, criam um universo próprio e estabelecem um clima lúdico para contar histórias inspiradas em canções da banda inglesa.

No encerramento, às 21h30, mais uma grande atração. Um show com a banda Melim (foto). Após oito anos de muito sucesso, os irmãos Gabi, Diogo e Rodrigo anunciaram que vão dar uma pausa na história da banda. E para os fãs se despedirem, eles estão realizando uma turnê inédita.

No repertório do show estarão os sucessos como ‘Meu Abrigo’, que já conta com mais de 460 milhões de visualizações no Youtube, ‘Ouvi Dizer’, ‘Um Sinal’, música gravada em parceria com Ivete Sangalo, ‘Dois Corações’, ‘Peça Felicidade’ e ‘Hipnotizou’. Outros sucessos como ‘Gelo’, ‘Eu Feat Você’ e ‘Quintal’, que deu nome ao último álbum lançado pela banda, também farão parte do repertório da apresentação.

Toda a programação é gratuita mediante a retirada de ingressos pelo site www.famb35anos.com ou diretamente neste link

O projeto Conexões Culturais, promovido pela Mercê Cultural é viabilizado com patrocínio da Fundação ArcelorMittal por meio de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, oferta de forma gratuita uma programação cultural para toda a família. CONEXÃO CIDADÃ – A partir das 16h, os participantes do evento também poderão experimentar algumas das modalidades esportivas promovidas pela Fundação ArcelorMittal ao acessar a área Conexão Cidadã, que oferece a prática de atividades como Basquete, ping-pong e chute a gol. TRANSFORMANDO VIDAS – A Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal – de siderurgia e mineração – a causas relevantes para a cidadania de crianças e jovens brasileiros.

O núcleo de investimento e transformação social da siderúrgica opera por meio de projetos em parceria com o poder público e outras instituições (privadas ou não). Os investimentos são feitos por meio de recursos próprios e incentivados.

Em todos esses anos diversos projetos ajudaram a transformar vidas. Ao todo, mais de 10 milhões de pessoas já foram atendidas.

A gerente de investimento social da Fundação ArcelorMittal, Adriana do Carmo, reforça que a razão de existir do núcleo é transformar a vida das pessoas. “Esse evento é um marco e uma síntese do que a Fundação vem fazendo em prol da sociedade ao longo desses 35 anos. Nosso trabalho é realizado sempre de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento, inovação, contribuindo para a inclusão, formação de cidadãos e para um mundo melhor”, afirma.

Com abrangência nacional, a atuação da Fundação ArcelorMittal se divide em três eixos principais: educação, cultura e esporte. Todos os projetos e iniciativas nessas áreas têm como objetivo transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação e contribuindo para a inclusão e a formação cidadã e para um mundo melhor.

Serviço

‘Fundação ArcelorMittal 35 anos’
Quando: 8/12 (sexta-feira), das 8h às 23h
Onde: Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte (Av. Assis Chateaubriand, 889 – Centro)
Ingressos: gratuitos pelo site www.famb35anos.com ou diretamente neste link
Para ver a programação completa clique aqui.
Todas as atividades são gratuitas

Comentários
Total
0
Shares

Relacionados
Total
0
Share