Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

MAX 2023 traz discussões sobre o futuro do audiovisual no Brasil e no mundo

MAX 2023 traz discussões sobre o futuro do audiovisual no Brasil e no mundo - Foto: Divulgação

MAX 2023 traz discussões sobre o futuro do audiovisual no Brasil e no mundo - Foto: Divulgação

Nos últimos três anos, dos 83 mil pequenos negócios ligados à produção do audiovisual no Brasil, 57 mil estão ativos no Brasil. Segundo dados da Receita Federal, Minas Gerais é o terceiro estado com o maior número de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais que permanecem atuando neste mercado, 4,5 mil empreendimentos, atrás apenas de São Paulo (20 mil) e Rio de Janeiro (27 mil). Para impulsionar e preparar esses negócios para as oportunidades e desafios do setor nos próximos anos, o Sebrae Minas oferece várias capacitações durante a MAX 2023. O evento será realizado de 7 a 9 de novembro, em Belo Horizonte. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site max.sebraemg.com.br.

Durante os três dias do evento, haverá palestras, oficinas, painéis e encontros com especialistas e representantes de grandes produtoras e distribuidoras nacionais e internacionais

No primeiro dia do evento, haverá discussões sobre a evolução da indústria do audiovisual sob a perspectiva de criadores, produtores e distribuidores em relação aos conteúdos, e ao posicionamento do Brasil no mercado global.

Os participantes da MAX 2023 também vão saber o desenvolvimento de projetos em seus diversos gêneros, conhecer as estratégias para atender às demandas das marcas em diferentes plataformas e redes sociais, como produzir conteúdos relevantes e atrativos tendo como referência pesquisas de tendências e público-alvo, e ainda, a importância das parcerias entre produtores e criativos independentes

No painel “Desenvolvendo ‘Cangaço Novo’”, produtores, criadores e roteiristas da série brasileira “Cangaço Novo”, que estreou em agosto e se tornou sucesso entre o público do Amazon Prime Vídeo. Os convidados falam sobre processo criativo do projeto, investimentos e os desafios enfrentados para trazer uma abordagem contemporânea do período do cangaço no Brasil.

O dia 8 de novembro (quarta-feira) será marcado por discussões polêmicas, entre elas, questões relacionadas à propriedade intelectual do audiovisual e editorial, como: direitos autorais, licenciamento, proteção de conteúdo e modelos de negócios. Haverá ainda debates sobre a monetização dos conteúdos do audiovisual pelas plataformas de streamings,

Haverá também workshop sobre o mercado audiovisual brasileiro, as atuais janelas e formatos de narrativas, os elementos essenciais para a formatação de um projeto, e palestra sobre os comportamentos de consumo por conteúdos das novas gerações

A MAX 2023 também abre espaço para mostrar os desafios enfrentados pela indústria de podcasts e que têm impactado criadores, anunciantes, ouvintes: como mudanças de hábitos, novos formatos de mídia e regulamentação,

Já no último dia do evento (9/11), um dos assuntos de destaque será a inovação e tendências previstas para o setor até 2025. Especialistas irão explicar como a inteligência artificial (AI) e outras ferramentas inovadoras poderão se tornar estratégicas na concepção, produção e distribuição do conteúdo audiovisual. Haverá ainda apresentação de novos conceitos como o storyliving, uma técnica para contar histórias de forma mais interativa e imersiva, envolvendo o uso da realidade virtual, aumentada, mista, áudio, podcasts, AI, teatro, exposições e experiências de marca. Além disso, os participantes irão conhecer padrões de comportamento da audiência, suas necessidades e interesses, e como podem impactar não somente a produção, mas também, as estratégias de distribuição e geração de receita.

A programação completa das capacitações está disponível no site do evento.

Encontros com Players

Outra novidade desta edição da MAX, serão os Encontros com Players, uma série de bate-papos com grandes empresas do setor. As conversas, que acontecerão nos dias 7 e 8 de novembro, vão tratar de assuntos como: investimentos no audiovisual, tendências de mercado e estratégias de distribuição de conteúdo. Entre os participantes estão representantes da Anonymous Content Brazil, Stenna Group, Paris Produções,Warner Bros., Discovery Kids, Cartoon Network e Cartoonito, Vitrine Filmes, Canal Brasil e Paramont+.

Negócios

Simultaneamente as capacitações, a MAX 2023 terá uma programação voltada para negócios. Neste ano, 215 trabalhos de produtores independentes e criadores de conteúdos audiovisuais brasileiros serão apresentados para 45 grandes players do setor durante a Rodada de Negócios do Audiovisual. Entre os convidados estão: Discovery, Amazon Studios, Warner Bros., Sony Pictures, Paramount, Paris Entretenimento, Camisa Listrada Canal Brasil, Telecine e Embaúba Filmes.
Haverá ainda Sessões de Pitching, diariamente, das 16h40 às 18h. Doze quatro projetos do audiovisual nacional serão apresentados para o público do evento e potenciais investidores. O primeiro lugar das categorias Ficção, Kids e Factual receberá o Troféu Destaque MAX 2023.

Programação das capacitações da Max 2023

Dia 7 de novembro (terça-feira)

10h30 às 12h– Workshop Expectativa X Realidade: desenvolvimento e tendências de formatos de não-ficção
14h às 15h40 – Conteúdo audiovisual em foco: atendendo às demandas do público
16h às 17h40 – Produzindo conteúdo direcionado com base em pesquisa de tendências
18h às 19h30 – Desenvolvendo “Cangaço Novo”

14h às 15h10 – Branded Entertainment: inovação na narrativa para marcas nas redes sociais
15h20 às 16h30 – Criação de formatos e hub de exportação na floresta

Dia 8 de novembro (quarta-feira)

10h30 às 12h – Workshop Formatação de projeto audiovisual de ficção e a arte de receber feedback
14h às 15h40 – Propriedade Intelectual: uma conversa entre o audiovisual e o editorial
16h às 17h40 – Fortalecendo parcerias entre produtores e plataformas no mundo dos podcasts e do audiovisual

14h às 15h10 – Produzindo conteúdo para geração Z: como identificar tendências de valor duradouro nas redes?
15h20 às 16h30 – Transformando dados em soluções: o papel da valoração de conteúdo

Dia 9 de novembro (quinta-feira)

10h30 às 12h – Workshop Do storytelling ao storyliving
14h00 às 15h40 – Inovação na distribuição de cinema: cases de sucesso e estratégias para o mercado
16h às 17h30 – Comportamento de fã e tendências de audiência: o futuro do conteúdo audiovisual em 2025

14h às 15h – Audiovisual, inovação e tecnologia
15h10 às 16h40 – A inteligência artificial como parceira na criação e produção audiovisual

10h30 – 12h – Curta e os caminhos possíveis de distribuição
14h às 14h30 – Explorando as distintas abordagens de conteúdo para crianças, adolescentes e jovens adultos

Comentários
Sair da versão mobile