Em 2023, o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) completa 10 anos de atividades e, de forma inédita, está realizando o III Fórum Brasileiro do Capitalismo Consciente dividido em Fóruns Regionais que acontecerão nas 11 filiais do instituto. Assim, a quinta filial a receber o evento será a de Belo Horizonte. O evento acontecerá no dia 18 de maio, das 8h30 às 17h30, no Campus de Belo Horizonte da Fundação Dom Cabral. Os ingressos podem ser adquiridos no site do Sympla, e 50% do valor será destinado para o combate à fome e à insegurança alimentar, em parceria com a Start-up Connecting Food.
Filial de Belo Horizonte vai discutir a desigualdade no acesso à educação
O evento está alinhado com o objetivo deste ano do ICCB de contribuir para a redução de dez impactantes desigualdades do país. A filial de Belo Horizonte escolheu como temática a desigualdade de educação, colocando a iniciativa privada no centro da discussão e a educação como pilar sustentável e determinante para a longevidade dos negócios. O encontro, que vai reunir empresários locais e lideranças, tem como intuito fomentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 e 4 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que tratam sobre a redução das desigualdades e a educação de qualidade.
“Chegamos ao quinto Fórum Regional, de um total de onze, que estamos promovendo em prol de fomentar os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e para celebrar os dez anos de atividades do ICCB no país, e assim tendo a oportunidade de nos aproximar e nos comunicar de forma ainda mais eficiente com empresários dos quatro cantos do país. Queremos promover uma movimentação entre as regiões e ampliar a divulgação de conteúdos e boas práticas do Capitalismo Consciente descentralizando a discussão da região Sudeste. E junto a Filial de BH vamos discutir um tema super importante, que é a educação, debatendo a importância do protagonismo da iniciativa privada sobre o assunto”, destaca Daniela Garcia, CEO do ICCB.
Programação do evento
Na ocasião, após a abertura do evento, que será feita pela liderança da Filial Regional do Capitalismo Consciente em Belo Horizonte, Denise Baumgratz, haverá o Micro Talk ‘Escola de Negócios da Favela: Educação que compartilha propósito e gera impacto positivo’ com Carlos Coelho da Fundação Dom Cabral. Em seguida, ocorre o Talk Consciente “Educação de Stakeholders: Gerando mais valor para a sociedade e para os negócios” com Christiano Rohlfs (Inter & Co), Roberto Matias (Totvs) e Kátia Rocha (Patrus Transportes) com mediação de Denise Baumgratz.
Ainda no período da manhã, acontece uma breve apresentação sobre os 10 anos do Capitalismo Consciente no Brasil com Daniela Garcia, CEO da instituição, e mais um Talk Consciente intitulado “Capitalismo Consciente: Por uma gestão mais humana e sustentável” conduzido por Hugo Bethlem, Cofundador e Presidente do Conselho do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. Fechando as apresentações matutinas, acontece o Micro Talk sobre Práticas Conscientes, com Cristiano Parreiras, utilizado o case da Mineração Morro do Ipê.
Já o período da tarde do evento vai ser dedicado a dois workshops. Primeiro, o Jogo do Capitalismo Consciente sobre os ‘Quatro pilares em prol da Educação’, e segundo, o workshop regional ‘Mind Shakers: O futuro é agora!’ com Ricardo Castanheira e Leila Said, que promete impactar ao fazer uma imersão do público em uma realidade distópica e lúdica.
“Queremos colocar a iniciativa privada no centro da discussão sobre Educação, não como uma organização filantrópica, mas como empresas que enxergam na educação um pilar para criar um negócio mais sustentável. Trabalhar a ideia que sanar a desigualdade do acesso à educação, é um fator de longevidade dos negócios, que quando você impacta a sociedade, você impacta positivamente o seu negócio. Então, a gente foi buscar exemplos e convidados orientados para esse propósito, que tratam a educação e a eliminação de desigualdades como temas materiais. O evento é aberto para a sociedade, no geral, mas queremos que a iniciativa privada seja protagonista na redução desta desigualdade”, comenta Denise Baumgratz, líder Regional do Capitalismo Consciente em Belo Horizonte.
O Fórum Regional tem apoio institucional da Fundação Dom Cabral, Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), do Diário do Comércio (MG), Baanko, Gestores de Sonhos, Buffet Provença e Oitenta. Além dos patrocinadores, Ius Natura, Ion Sistemas, Lacerda Diniz Sena, Sicredi, Mineração Morro do Ipê e Porto Sudeste. Os interessados em participar podem realizar inscrição online, pela plataforma Sympla ou entrar em contato com a equipe da Filial do Capitalismo Consciente de Belo Horizonte, através do e-mail filialmg@ccbrasil.cc.
Sobre o Capitalismo Consciente
O movimento Capitalismo Consciente surgiu nos Estados Unidos e tem como objetivo incentivar, inspirar e ajudar negócios a adotarem práticas que visem a geração de valor para todas as partes interessadas de uma organização. Esse trabalho é feito por meio de quatro pilares: Propósito maior, Liderança consciente, Cultura consciente e Orientação aos stakeholders. No Brasil, os princípios do movimento estão sendo disseminados pelo Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) que, desde 2020, está presente também em Belo Horizonte.
Serviço
Fórum Regional do Capitalismo Consciente de Belo Horizonte
Data e horário: 18 de maio, das 8h30 às 17h30
Local: Fundação Dom Cabral – Campus Belo Horizonte
Endereço: R. Bernardo Guimarães, 3071 – Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG, 30140-083
Ingressos: Por meio do Sympla, neste link