Uma viagem urgente e atenta em um Brasil oculto por uma série de omissões governamentais e interesses corporativos é a proposta da curadoria do SARANCINE 2022 – Festival de Cinema Ambiental e Gastronomia de Sarandira, que acontece de 22 a 24 de julho. “Nesse momento em que as causas ambientais são ridicularizadas por líderes que deveriam estar lutando por elas, a despeito das demandas de todo o mundo, o festival precisa ser um portal para dar voz a essas pessoas que tentam, cada um à sua maneira, levar adiante um discurso de resgate ambiental no mundo” destaca o curador e um dos idealizadores do SARANCINE, Carlos Canela.
Em sua segunda edição, o festival realiza sua primeira versão presencial e traz muitas novidades! Para além da Mostra Competitiva de Filmes, que irá selecionar o melhor filme pelo voto popular e melhor filme pelo voto do Júri, o evento tem ainda shows musicais – com Baile do Cambará, Zé Heleno e Sylvio Rosa – bate-papos, oficinas e propõe uma imersão na culinária mineira de quintal! Serão três dias de feira com produtos locais e comidas cuidadosamente elaboradas resgatando as delícias da culinária tradicional mineira e produzidas depois de muita conversa e “causos” contados na beirada dos fogões a lenha.
O SARANCINE 2022 acontece de 22 a 24 de julho no centro de Sarandira (MG). A mostra competitiva será definida pelo voto popular e os filmes, bem como a votação, ficam disponíveis no poloaudiovosual.tv a partir do dia 20/07.
O evento é idealizado e realizado pela Carabina Cultural e pela Carabina Filmes, conta com a parceria da Polo Audiovisual TV, com o apoio das prefeituras de Juiz de Fora e Pequeri e é produzido por meio de recursos do Fundo Estadual de Cultura.
CULINÁRIA MINEIRA EM FOCO
A vontade de trazer essa cultura alimentar para a pauta do festival surgiu enquanto a Carabina Filmes realizava a série documental “Histórias a Lenha”, que estreia na programação do festival e fala sobre as cozinheiras de Sarandira que contavam suas histórias enquanto cozinhavam. Durante o processo de captação da obra, Carlos Canela foi percebendo como o fazer diário dessas cozinheiras se aproximava muito do que propõe um festival ambiental, tanto em relação da qualidade do que se come, na relação com a natureza, com o quintal e o ambiente à sua volta, quanto na maneira como se produzem esses alimentos. “A comida orgânica, trivial nos tempos dessas cozinheiras, agora virou um luxo e é um dos principais temas ambientais que se debate na atualidade, tempos em que vemos um incentivo à utilização de agrotóxicos, alimentos alterados geneticamente, má utilização da terra e da água. A culinária é uma excelente ferramenta para transformarmos um discurso ambiental em prática visível e palpável.” reforça ele.
Pensando nisso, para além da feira com as comidas ofertadas por essas cozinheiras, o festival traz duas oficinas com o professor de gastronomia no Centro Universitário UniAcademia, João Simoncini. Com inscrições prévias, as oficinas trazem o desenvolvimento das receitas “Risoto” de Milho e Porco Crioulo e Risoto São José (vegetariano), além de um momento de troca sobre a tradição culinária mineira. “Falar sobre a cozinha mineira é falar da própria ocupação, expansão e formação da história de Minas, é falar de uma cozinha no tempo e no espaço”, explica João Simoncini.
Para a escolha dos ingredientes que compõem as receitas selecionadas para o festival ele reforça justamente esses pilares. “Primeiro o porco, que é a proteína mais utilizada no mundo e na cultura mineira é a estrela. Depois o milho, que também é muito presente, desde o pensamento das quitandas mineiras às comidas de inverno, a canjiquinha, o próprio angu. E aí eu complemento com outros elementos também muito utilizados na nossa cultura como o leite e seus mais diversos derivados, a gordura do porco, a cebola, o alho e os itens do quintal, as hortaliças e os refogados”.
Para participar das oficinas do professor João Simoncini é só se inscrever pelo link na bio do perfil @carabinacultural até o dia 20/7. Vale lembrar que para participar é necessário pagar uma taxa de R$ 12,00 (moradores de Sarandira) e R$ 20,00 (visitantes), que dará direito à degustação a partir dos pratos produzidos.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
A programação do SARANCINE 2022 está intensa e repleta de trocas sobre economia criativa, importância da reciclagem de materiais, criação de abelhas e geração de renda, plantas medicinais e saúde popular, compostagem e alimentação saudável.
A programação completa você pode conferir no site www.carabinacultural.com.br.
SARANDIRA
Sarandira é uma comunidade rural pertencente à Juiz de Fora, MG, que já chegou a ter aproximadamente 5 mil habitantes no início do século XX e hoje conta com cerca de 300 habitantes. Com alto índice de vulnerabilidade socioeconômica e ambiental, fruto principalmente de gestões historicamente equivocadas, o distrito ainda guarda, no entanto, importantes referenciais naturais e culturais, como resquícios históricos do extinto ciclo econômico cafeeiro, fragmentos de floresta nativa, fartos recursos hídricos e uma fauna ainda fragilizada.
Assim, maltratada pelo tempo e com a sensação de perdas de referenciais significativos de memória e de estrutura ambiental, surgiu a necessidade da construção de um festival de cinema com foco socioambiental, que permitisse não só um mergulho no que há de mais atual sobre esse tema, mas também estabelecer um diálogo direto com todos os atores envolvidos no processo, de uma forma quase investigativa, para buscar entender, aprender e, sempre que possível, remediar os erros cometidos através dos tempos.
Considerando que um festival socioambiental deve, primeira e primordialmente, educar e formar, envolvendo as pessoas diretamente inseridas no processo, o SARANCINE 2022 é construído e elaborado a partir de demandas e referências que surgiram da população local e visa estimular debates na região que produzam reflexos diretos em seu desenvolvimento ambientalmente sustentável.
SERVIÇO
SARANCINE 2022 – FESTIVAL DE CINEMA AMBIENTAL E GASTRONOMIA DE SARANDIRA
Quando: 22 a 24 de julho de 2022
Onde: Centro de Sarandira (Juiz de Fora, MG)
Entrada gratuita
Mostra Competitiva e vote no seu favorito também pelo: www.poloaudiovisual.tv
Mais informações e programação completa em: www.carabinacultural.com.br
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.