O Por Dentro de Minas é um portal de notícias de Belo Horizonte e todo o estado de MG. Últimas notícias, informações em tempo real do trânsito, previsão do tempo, agenda cultural, emprego, colunas, blogs e coberturas especiais.

CCBB BH recebe mostra do artista mineiro Bruno Cançado

Exposição intitulada “Jardim” traz obras inéditas para o Circuito Liberdade
Exposição - Jardim - Foto: Divulgação/CCBB
Exposição – Jardim – Foto: Divulgação/CCBB
Índice Hide
  1. Serviço

O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH), recebe, a partir do dia 22 de setembro a exposição “Jardim”, do premiado artista mineiro Bruno Cançado, representado pela AM Galeria em Belo Horizonte.

A exposição é composta pela mais recente produção do artista, com aproximadamente 12 esculturas realizadas a partir da experimentação com diferentes materiais, como concreto armado, asfalto, cimento branco, pó de telha, adobe, porcelana, e pedra.

As obras exploram a vulnerabilidade e o afeto em materiais “duros” e urbanos. Elementos da construção civil, como colunas e vigas, aparentam frágeis e em transformação, propondo um jogo sensorial ao descolar nossa experiência do que nos é familiar.

Com a curadoria de Marina Câmara, a exposição “Jardim” apresenta ao público uma noção contemporânea e não idealizada de jardim e o convida a repensar sua relação com a cidade. Sobre o título da exposição, “a intenção é relacionar a dinâmica da cidade e a densidade da paisagem urbana a elementos naturais e ao afeto do jardim. Espaços urbanos me parecem muitas vezes ‘brotar’ fora do nosso controle, como se possuíssem vida própria. A partir dessa ideia, decidi criar um jardim de formas geométricas que parecem tentar se erguer, mas que inevitavelmente retornam ao chão”, destaca o artista.

A mostra marca tanto o período de reabertura do CCBB BH quanto o retorno de Bruno Cançado ao Brasil, após 2 anos de pesquisa na prestigiada Universidade de Cornell, em Nova York, EUA, onde finalizou seu mestrado em artes visuais.

A exposição estará aberta ao público até o dia 15 de novembro, sempre de quarta à segunda-feira, das 10h às 22h. As visitas à mostra estão permitidas mediante agendamento em bb.com.br/cultura e respeitando o cumprimento das normas e protocolos sanitários, que podem ser consultados no mesmo site.

O Centro Cultural Banco do Brasil é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Exposição - Jardim - Foto: Divulgação/CCBB
Exposição – Jardim – Foto: Divulgação/CCBB

Serviço

Exposição: Jardim
Datas: 22 de setembro a 15 de novembro de 2021
Local: Centro Cultural Banco do Brasil BH
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 3431-9400
Horário: de quarta à segunda-feira, das 10h às 22h
Ingressos gratuitos em: bb.com.br/cultura
Site do artista: www.brunocancado.com

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
Total
1
Shares

Relacionados