Você sabe como fazer um bom marketing para eventos? Se não sabe, é hora de aprender. Afinal, esse tipo de ferramenta é essencial para conseguir fazer com que o seu evento tenha o público que você precisa e os resultados adequados.
Nesse caso, a Internet é uma das principais ferramentas disponíveis para a publicidade para eventos e fornecedores que trabalham em situações do tipo. Para se ter uma ideia, só o Facebook tem 127 milhões de usuários no Brasil. O Instagram tem 66 milhões. Ou seja: há uma enorme quantidade de usuários nas redes sociais que podem ser clientes ou participantes dos seus eventos.
Isso sem falar no volume de buscas que o Google tem (mais de 80 mil pesquisas por segundo) e todas as outras ferramentas que o marketing para eventos pode usar na Internet.
E aí, se empolgou para aprender como fazer um bom marketing para eventos? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Use os eventos como fonte de marketing para os próximos
Uma das melhores maneiras de fazer marketing para eventos é usar a força do trabalho que você já faz para poder impulsionar os próximos. Ou seja: usar aquilo que você já tem para apresentar para poder buscar novos clientes.
Pense em uma orquestra para casamento, por exemplo. Ela pode filmar a suas apresentações em um casamento para conseguir encontrar novos clientes no Facebook ou Instagram, comprovando o efeito que a sua música tem nos convidados.
O mesmo pode ser feito com praticamente todos os outros eventos, tanto os corporativos, quanto os pessoais. Por isso, investigue qual é o momento nos seus eventos que é o “money shot”, ou seja, aquele momento que mais vende para novos clientes e filme, tire fotos e use esses elementos a seu favor na sua estratégia de marketing online.
Entenda quem é a persona que você quer atrair
O marketing para eventos é muito amplo porque o tipo de público que pode ser alcançado com ele é também muito amplo. Por exemplo, dependendo do tipo de evento a ser organizado, a sua persona será uma ou outra.
Apenas para deixar claro, uma persona é um perfil que representa o seu público ideal. Por exemplo, uma convenção jurídica focada em programas de computador que ajudam advogados tem como público alvo os advogados que estão mais abertos para o uso de elementos tecnológicos no trabalho, normalmente profissionais mais jovens.
Já um organizador de casamentos, por exemplo, tem como público alvo jovens que vão se casar em breve ou pretendem começar a montar todo o evento de união de suas vidas.
Ao mesmo tempo, um único evento pode ter duas personas diferentes. Pense, por exemplo, em um festival dedicado a uma cultura, como um Festival da Itália. Ao mesmo tempo que o seu objetivo pode ser atrair pessoas que gostam da cultura italiana, ainda pode atrair descendentes de italianos e também empresas ligadas a esse segmento.
Com base nisso, a estratégia de marketing para eventos visa se comunicar com o público com base nos seus canais de comunicação favoritos. Pessoas que gostam da cultura italiana, por exemplo, provavelmente se reúnem ao redor de páginas no Facebook sobre a Itália, a cozinha italiana, o futebol local, o cinema e páginas de aulas sobre o idioma.
Trace um plano de marketing para eventos com múltiplos passos
Um evento que precisa atrair o público a algum lugar precisa ser cuidadosamente planejado pois depende da venda de ingressos e patrocínios para ter lucro. Uma das formas de fazer isso é ao gerar hype na medida certa.
Hype, em outros termos, pode ser traduzido como o interesse das pessoas em participar de um evento específico. Uma forma interessante de gerar hype é ao ativar os gatilhos mentais corretos.
O principal gatilho mental relacionado ao hype é o da antecipação. Basicamente, é fazer a pessoa ter a sensação agora de toda a diversão que ela terá no dia do evento. É por isso que muitas produtoras de filmes, por exemplo, lançam trailers sobre seus projetos. Não se trata apenas de informar o público sobre os filmes, mas também dar um gostinho do que elas vão aproveitar.
Por isso, vá aos poucos divulgando quem são os convidados do evento, que tipo de conteúdo estará disponível por lá e porque as pessoas precisam ir ao evento.
Comece com coisas leves, mas que chamem a atenção do público. Eventualmente, vá se tornando um pouco mais específico, abordando aquelas várias personas que comentamos antes. Depois, jogue as principais novidades na imprensa de modo sucedido, quando estiver perto da data do evento.
Com essas dicas, você conseguirá montar um bom plano de marketing para eventos usando as ferramentas que a Internet tem para oferecer. Hoje em dia, o Facebook, o Instagram, o Google e outros instrumentos são úteis para qualquer tipo de eventos.
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