fbpx
Redes Sociais

Eventos

Marketing para eventos: como ter sucesso na divulgação online

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Você sabe como fazer um bom marketing para eventos? Se não sabe, é hora de aprender. Afinal, esse tipo de ferramenta é essencial para conseguir fazer com que o seu evento tenha o público que você precisa e os resultados adequados.

Nesse caso, a Internet é uma das principais ferramentas disponíveis para a publicidade para eventos e fornecedores que trabalham em situações do tipo. Para se ter uma ideia, só o Facebook tem 127 milhões de usuários no Brasil. O Instagram tem 66 milhões. Ou seja: há uma enorme quantidade de usuários nas redes sociais que podem ser clientes ou participantes dos seus eventos.

Isso sem falar no volume de buscas que o Google tem (mais de 80 mil pesquisas por segundo) e todas as outras ferramentas que o marketing para eventos pode usar na Internet.

E aí, se empolgou para aprender como fazer um bom marketing para eventos? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Use os eventos como fonte de marketing para os próximos

Uma das melhores maneiras de fazer marketing para eventos é usar a força do trabalho que você já faz para poder impulsionar os próximos. Ou seja: usar aquilo que você já tem para apresentar para poder buscar  novos clientes.

Pense em uma orquestra para casamento, por exemplo. Ela pode filmar a suas apresentações em um casamento para conseguir encontrar novos clientes no Facebook ou Instagram, comprovando o efeito que a sua música tem nos convidados.

O mesmo pode ser feito com praticamente todos os outros eventos, tanto os corporativos, quanto os pessoais. Por isso, investigue qual é o momento nos seus eventos que é o “money shot”, ou seja, aquele momento que mais vende para novos clientes e filme, tire fotos e use esses elementos a seu favor na sua estratégia de marketing online.

Entenda quem é a persona que você quer atrair

O marketing para eventos é muito amplo porque o tipo de público que pode ser alcançado com ele é também muito amplo. Por exemplo, dependendo do tipo de evento a ser organizado, a sua persona será uma ou outra.

Apenas para deixar claro, uma persona é um perfil que representa o seu público ideal. Por exemplo, uma convenção jurídica focada em programas de computador que ajudam advogados tem como público alvo os advogados que estão mais abertos para o uso de elementos tecnológicos no trabalho, normalmente profissionais mais jovens.

Já um organizador de casamentos, por exemplo, tem como público alvo jovens que vão se casar em breve ou pretendem começar a montar todo o evento de união de suas vidas.

Ao mesmo tempo, um único evento pode ter duas personas diferentes. Pense, por exemplo, em um festival dedicado a uma cultura, como um Festival da Itália. Ao mesmo tempo que o seu objetivo pode ser atrair pessoas que gostam da cultura italiana, ainda pode atrair descendentes de italianos e também empresas ligadas a esse segmento.

Com base nisso, a estratégia de marketing para eventos visa se comunicar com o público com base nos seus canais de comunicação favoritos. Pessoas que gostam da cultura italiana, por exemplo, provavelmente se reúnem ao redor de páginas no Facebook sobre a Itália, a cozinha italiana, o futebol local, o cinema e páginas de aulas sobre o idioma.

Trace um plano de marketing para eventos com múltiplos passos

Um evento que precisa atrair o público a algum lugar precisa ser cuidadosamente planejado pois depende da venda de ingressos e patrocínios para ter lucro. Uma das formas de fazer isso é ao gerar hype na medida certa.

Hype, em outros termos, pode ser traduzido como o interesse das pessoas em participar de um evento específico. Uma forma interessante de gerar hype é ao ativar os gatilhos mentais corretos.

O principal gatilho mental relacionado ao hype é o da antecipação. Basicamente, é fazer a pessoa ter a sensação agora de toda a diversão que ela terá no dia do evento. É por isso que muitas produtoras de filmes, por exemplo, lançam trailers sobre seus projetos. Não se trata apenas de informar o público sobre os filmes, mas também dar um gostinho do que elas vão aproveitar.

Por isso, vá aos poucos divulgando quem são os convidados do evento, que tipo de conteúdo estará disponível por lá e porque as pessoas precisam ir ao evento.

Comece com coisas leves, mas que chamem a atenção do público. Eventualmente, vá se tornando um pouco mais específico, abordando aquelas várias personas que comentamos antes. Depois, jogue as principais novidades na imprensa de modo sucedido, quando estiver perto da data do evento.

Com essas dicas, você conseguirá montar um bom plano de marketing para eventos usando as ferramentas que a Internet tem para oferecer. Hoje em dia, o Facebook, o Instagram, o Google e outros instrumentos são úteis para qualquer tipo de eventos.

Gostou das dicas? Então deixe sua opinião em um comentário abaixo!

 

A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.

Publicidade
Comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Eventos

Mystic Fair chega em março a Belo Horizonte

Edição regional da maior feira mística e esotérica do mundo acontece nos dias 28 e 29 de março

Cinco anos separam o desejo e a realização de um evento que reúne múltiplas expressões de espiritualidade em Minas Gerais. O escritor, empresário e apresentador Claudiney Prieto aguardou pacientemente, assim como pregam as mais antigas sabedorias do planeta, para organizar a primeira edição da Mystic Fair na capital mineira.
O evento acontece nos dias 28 e 29 de março de 2020 na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. São esperadas nesta primeira edição 18 mil pessoas para conhecer o trabalho de 115 expositores em uma área de 4 mil m². Terapeutas holísticos e integrativos, astrólogos, místicos, videntes e cartomantes de todo o Brasil atenderão os visitantes durante o último final de semana de março, entre 10h e 20h. Editoras de livros e baralhos, marcas de roupas, acessórios, fabricantes de cristais, aromas, pêndulos, incensos, produtos e imagens religiosas também estarão presentes.
Para Prieto “trata-se de uma oportunidade única de reunir diferentes crenças presentes no Brasil em um evento que fala de amor, respeito e diversidade. Queremos combater o preconceito com conhecimento e acolhimento. Minas Gerais é o terceiro estado que mais levou visitantes para a  10ª edição da Mystic Fair em São Paulo. Trata-se de um Estado em que se observa um número crescente de terapeutas complementares, formados em grandes escolas do Brasil e do exterior. Será uma grande festa. Uma plataforma que reunirá danças, aulas, rituais e palestras. ”
Grandes nomes do esoterismo no Brasil como André Mantovani, Hedvaldo Cantelli e Luciano Nassyn já confirmaram presença. Mais de 80 palestras e rituais são previstos nos dois dias de evento. Caravanas de todo o estado, assim como de Goiás, já se organizam para vir. Um dos mais importantes festivais de  São Tomé das Letras, destino turístico esotérico no Sul de Minas Gerais, é também parceiro da feira.
Mais informações podem ser encontradas no site https://www.mysticfair.com.br/.

Serviço

1ª  Mystic Fair BH
Local: Serraria Souza Pinto – Av. Assis Chateaubriand, 889 – Centro
Data: 28 e 29 de março de 2020
Horário: das 10h às 20h
Valores: R$ 25,00 (para um único dia) – Pagamento em dinheiro, cartão de crédito ou débito.
R$ 30,00 (para 2 dias) – Pagamento em dinheiro, cartão de crédito ou débito.
Observações: Estudantes com carteirinha, menores de 12 anos e maiores de 60 anos pagam meia entrada. Venda de ingressos somente na bilheteria da Feira durante os dias do evento. Pagamento em dinheiro, cartão de crédito ou débito. A Serraria oferece estacionamento gratuito a seus visitantes.
Acesso: Menores de 12 anos não terão acesso a feira, a não ser que estejam acompanhados de seus responsáveis legais.

Continuar lendo

Eventos

Salão do Estudante 2020 evidencia o aumento da procura pelo ensino superior fora do Brasil

Edição de 2020 em Belo Horizonte ocorrerá em março

Cerca de 40 mil pessoas são esperadas no evento que acontecerá no mês de março em 6 capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba e contará com mais de 300 instituições representadas. Neste ano o destaque é a ExpoPós, uma área destinada especialmente para quem tem a intenção de fazer graduação e pós-graduação no exterior, um perfil que cresceu muito entre os visitantes nos últimos anos. Para atender essa turma, o Salão contará com a presença de representantes de diversas instituições internacionais de ponta, como a University of London, no Reino Unido, uma das universidades de ponta para pesquisa intensiva do mundo, as mais conhecidas universidades Portuguesas, como Universidade de Coimbra, Lisboa e Porto, e algumas das melhores universidades americanas do mundo, como a University of California, University of Miami e a Columbia University de Nova Iorque, membro da Ivy League, entre muitas outras.

Outro detalhe importante nesta edição é a presença de organizações governamentais, como o Study in Japan, o Campus France, o Study in Argentina, o EducationUSA, o DAAD, a Education in Ireland e os Consulados dos Estados Unidos, África do Sul e de Portugal. Mas o evento não é destinado apenas a quem vai fazer ensino superior fora do Brasil. A turma que pretende fazer outra opções de intercâmbio, como high school ou curso de verão ou se matricular em escolas de cinema, teatro e musical também vai encontrar todas as informações necessárias no evento. Também estarão disponíveis diversos cursos de idiomas, uma dos mais procurados em termos de ensino no exterior.

O mesmo vale para quem está interessado em fazer o ETS Educational Testing Service, conhecido como TOEFL, teste de inglês que é necessário para ingresso nas universidades. E quem acha que as condições financeiras não estão muito favoráveis para estudar fora poderá ter uma boa surpresa, já que são oferecidas facilidades no pagamento, como parcelamento, e o dólar está congelado. Alguns cursos, aliás, são mais baratos do que se imagina. Outros detalhes interessantes é que a nota do Enem é aceita em todas as instituições superiores Portuguesas e existem opções de cursos on-line que exigem presença física apenas uma ou duas vezes por ano.

Destaque para Portugal e Alemanha

Os dois países têm participação especial este ano. Portugal contará com cerca de 40 instituições, entre universidades, faculdades e institutos politécnicos. Já a Alemanha, que é o país de honra desta edição, contará com dezenas de instituições que vão desde o ensino médio até a graduação e pós-graduação. O DAAD, que funciona como um órgão de aconselhamento estudantil para aqueles que desejam estudar no país, estará dando mais informações sobre as oportunidades de estudo e pesquisa no país.

SERVIÇO

Salão do Estudante 2020

Belo Horizonte: 17 de março
Local: Mercure Lourdes
Endereço: Av. do Contorno, 7315 – Lourdes
Horário: 15h às 19h

Mais informações: www.salaodoestudante.com.br

SALÃO DO ESTUDANTE
O Salão do Estudante é a maior feira de intercâmbio da América Latina. Entre mais de 300 expositores, o evento reúne variedades de cursos no exterior e as melhores empresas de intercâmbio do Brasil, para quem procura a melhor faculdade internacional ou simplesmente quer fazer um curso de inglês no exterior. Há oportunidades fora do País para todos os gostos e idades.
Site: www.salaodoestudante.com.br

EXPOPÓS
A ExpoPós é a maior e mais importante feira de educação superior da América Latina. Com mais de 100 instituições representadas por mais de 10 países, o evento reúne as melhores opções para quem quer cursar uma graduação, pós-graduação, MBA, doutorado ou mestrado no exterior.
Site: www.expopos.com.br

Continuar lendo

Eventos

Bienal Mineira do Livro transformará Belo Horizonte na capital da Literatura em maio

Com o tema “Conquiste Paixões. Leia Livros”, evento será realizado em shopping

Com nova proposta ainda mais completa, inclusiva e inovadora, a Bienal Mineira do Livro será realizada de 22 a 31 de maio, no BH Shopping, Piso Ouro Preto (BR 356, n.º 3.049 – Bairro Belvedere – Belo Horizonte). Com o tema “Conquiste Paixões. Leia Livros”, a iniciativa chega à 6ª edição repleta de novidades e prepara uma programação intensa com atividades para todos os públicos.

A edição de 2020 da Bienal Mineira do Livro promete, durante os dez dias de programação, transformar Belo Horizonte na capital nacional da literatura. A iniciativa é realizada pelo Grupo Asas em parceria com Câmara Mineira do Livro e é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Para Gláucia Gonçalves, presidente da Câmara Mineira do Livro e Editora da Uni Duni e Unicult Editoras, “a Bienal Mineira do Livro 2020, maior evento literário de Minas e com uma edição inédita para o público e os expositores, reunirá grandes personalidades do mundo literário e profissionais do mercado editorial, com uma extensa programação cultural, acessibilidade para o leitor e ainda, oferecerá a oportunidade para gerar novos negócios, sem deixar de protagonizar o livro como meio principal e necessário da cultura.”

Uma das principais iniciativas literárias do Brasil

Entre as novidades desta edição, a Bienal Mineira do Livro 2020 está de casa nova e será realizada no BH Shopping, no Piso Ouro Preto, em um espaço de 15 mil metros² e reunirá as mais importantes editoras e livrarias do Brasil, além da participação de autores representativos da literatura mineira, brasileira e internacional.

Com programação cultural e educativa abrangente, consistente e inovadora, a sexta edição da Bienal promoverá atividades e atrações que vão agradar os leitores de diversas faixas etárias, incluindo educandos e educadores. “Estamos inovando na construção da Bienal, um dos destaques nesse sentido é a reunião de grandes entidades mineiras, e brasileiras, que farão as curadorias dos 11 eixos temáticos e das 03 estações vivencias da programação cultural. Será uma iniciativa repleta de encontros literários enriquecedores, realizada em um local muito especial, com a meta de contribuir para o estímulo à leitura, especialmente das comunidades mais vulneráveis, e para vitalizar a cadeia econômica do livro em Minas”, afirma Marcus Ferreira, diretor presidente do Grupo Asas.

Programação

A Bienal Mineira do Livro 2020 aposta na ideia de que ler é uma atividade dinâmica, que deve despertar prazer e ser realizada com autonomia, para o pleno desenvolvimento da capacidade crítica e do repertório cultural de cada leitor. Para tanto, a iniciativa convida o público a descobrir e conquistar paixões, considerando que elas podem ser descobertas e conquistadas na bibliodiversidade, nos mais diversos temas, nas histórias, em biografias e ficções, nos quadrinhos, nos guias, na literatura, nos didáticos e em tantas outras categorias e gêneros abordados nos livros.

Além do contato direto entre escritores e seus leitores, a programação da Bienal promoverá vivências e debates em prol do desenvolvimento do setor, com valiosas oportunidades de negócios, trocas de informações e ampliação da rede de contatos entre editores, distribuidores, livreiros, autores e os diversos agentes culturais e educacionais envolvidos.

Em 2020, a programação da Bienal Mineira do Livro será composta por dois grandes conjuntos de atividades:

– Feira Literária – espaço de promoção da leitura, destacando o livro como o grande personagem da cultura nacional, estimulando a geração de novos negócios para as editoras e para os demais elos do mercado editorial.

– Programação Cultural e Educativa – serão mais de 350 horas de atividades focadas em promover a formação de leitores e intensificar o hábito da leitura.

Eixos Temáticos

Outra grande novidade da sexta edição da Bienal Mineira do Livro é a segmentação da programação por idades e interesses, pelos seguintes eixos curatoriais:

– Escolas na Bienal e Escolas do Interior na Bienal – destaques da programação, com ações formativas e culturais para estudantes, professores, bibliotecários e coordenadores pedagógicos que estimularão a interação de educandos e educadores das escolas públicas com todo o conteúdo e repertório das vivências ofertadas pela Bienal. As iniciativas visam ainda formar, atualizar e enriquecer o crescimento profissional e literário dos educadores da rede pública de ensino. Foco também na acolhida dos alunos e professores das escolas do interior de Minas, com centralidade na valorização das bibliotecas das escolas mineiras. Os educadores do interior do estado terão acesso especial a edições do “Seminário Biblioteca Viva” para coordenadores pedagógicos, bibliotecários, professores e gestores públicos das cidades do interior de Minas.

– Café Literário – Mais tradicional atração da Bienal, promove o encontro com autores em rodas de conversas para o público adulto, com curadoria da Câmara Mineira do Livro;

– Momento Jovem – Programação especial para os leitores do segmento Young Adult, conta com atividades e interações destinadas ao público de 15 a 29 anos, com curadoria do Grupo Asas;

– Espaço Eu Criança – Para promover maior interatividade entre os pais e os pequenos leitores, este ambiente especialmente desenvolvido realizará atividades para o público de 0 a 6 anos e seus acompanhantes, com curadoria da Câmara Mineira do Livro;

– Palavras com Tempero – Para proporcionar diálogo da literatura com as outras artes, este espaço contará com atividades de entretenimento para a família com temas ligados à gastronomia, às artes plásticas e à música;

– Agenda Cultural Ibero-americana – Atividades de internacionalização da Bienal através de interação com obras literárias e representantes de países da América Latina, além de Portugal e Espanha, com curadoria da Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI;

– Mais idade, Mais livros – Tema inovador da Bienal com foco para o público 60+, as produções literárias para esse segmento e as discussões sobre os desafios da longevidade, com curadoria da Rede Longevidade;

– Biblioteca Viva – Programação especialmente elaborada com oficinas de mediação e encontro com autores, voltados para o público de 07 a 15 anos, além do compartilhamento das melhores práticas e atividades de formação para bibliotecários e profissionais do setor no Seminário Biblioteca Viva, com curadoria do Instituto Pró-Livro;

– Encontro Educação – Voltado para a promoção da interação entre a literatura e os educadores, contará com atividades de formação e atualização para professores, coordenadores pedagógicos e profissionais da área de educação, com curadoria da autora, especialista em BNCC e editora Cláudia Seixas em articulação com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

– Espaço Negócios – Para incentivar o desenvolvimento e a valorização do mercado literário, o espaço promoverá compartilhamento de informações e dados para o setor, rodas de negócios e encontros entre autores, ilustradores, editoras, livrarias e fornecedores da área, com curadoria da Fundação Dom Cabral – FDC.

Estações Vivenciais

Inseridas com destaque no espaço físico da Bienal Mineira do Livro, as estações serão dedicadas à realização de experiências lúdicas ligadas à descoberta e à afirmação do prazer proporcionado pela leitura.

– Estação Livro + Patrimônio Cultural e Turismo – Espaço que disponibilizará vivências com livros que promovem a representação do patrimônio cultural nacional e a importância da sua valorização e preservação, com foco também em disseminar e estimular o turismo cultural. A curadoria é do Projeto Conhecer Para Cuidar.

– Estação Olhos na Leitura – Realização de diagnósticos para identificação de eventuais problemas da visão, como a Síndrome de Irlen, e sugestões de tratamentos e novos hábitos que proporcionem conforto na leitura. A curadoria é da Fundação Hospital de Olhos.

– Estação Leitura Inclusiva – Espaço de partilha de experiências, de saberes e de materiais pedagógicos que proporcionam oportunidades de leitura para pessoas com necessidades especiais. A curadoria é da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

Na Bienal serão lançados os prêmios Prefeitura Amiga do Livro e Educador Amigo do Livro, em parceria com a Associação Mineira de Municípios e a Fundação Dom Cabral. O Prêmio Prefeitura Amiga do Livro reconhecerá as iniciativas de destaque das prefeituras que contribuíram para a valorização do livro e da leitura. Já o Prêmio Educador Amigo do Livro agraciará os educadores que criaram as melhores práticas de estímulo ao hábito de leitura. Os prêmios terão periodicidade anual e as cidades polos de Minas Gerais serão visitadas pela estrutura itinerante de divulgação.

Ingressos

Os ingressos para a Bienal Mineira do Livro 2020 custam R$ 18,00 (inteira) e R$ 9,00 (meia-entrada). Cada ingresso é válido para 1 (uma) entrada em 1 (um) dia de evento. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente através da compra online no link https://bienalmineiradolivro.com.br/compre-seu-ingresso/.

Serviço

Bienal Mineira do Livro 2020
Data: 22 a 31 de maio
Local: BH Shopping, Estacionamento Piso Ouro Preto – BR 356, nº 3.049 – Bairro Belvedere – Belo Horizonte

Continuar lendo