ÚLTIMASBelo Horizonte registra primeira morte por dengue em 2020 saiba mais
Eventos

9º Festival do Japão em Minas está confirmado para 2020

A próxima edição do Festival do Japão em Minas já está sendo preparada e terá como ambientação a era “Reiwa”, nome dado ao novo período imperial do Japão. Serão três dias de muitas atrações e atividades para o público assimilar as mais belas tradições e manifestações da cultura japonesa. Para 2020, é esperado um público de mais de 25 mil pessoas.

“Reiwa” simboliza a união de dois ideogramas que significam ordem e harmonia, uma aposta na positividade e esperança. É assim que o governo do Japão contempla a nova era imperial “Reiwa”, que acompanha o reinado de Naruhito, 126º imperador japonês que ascendeu ao trono em maio deste ano após a abdicação de seu pai Akihito, na primeira cessão do trono nipônico em mais de 200 anos.

As datas escolhidas são 28 e 29 de fevereiro e 1º de março e novamente o Expominas no bairro da Gameleira, em Belo Horizonte, sediará o festival. Seu objetivo primordial é apresentar a cultura japonesa para o público mineiro e ampliar os laços entre o estado de Minas Gerais e o Japão. O evento se empenha em ser o canal que une perfeitamente as tradições milenares nipônicas com as mineiras.

Temáticas de 2020
O 9º Festival trabalhará com a temática dos leques e do Ukiyo-ê. Os tradicionais leques têm permeado a cultura japonesa ao longo de sua história e passaram a se popularizar entre a população a partir do século 16.

Como tudo no Japão, o leque também tem seu simbolismo: sua extremidade simboliza o nascimento, enquanto suas lâminas simbolizam os muitos caminhos possíveis que nos deparamos na nossa vida. Assim, serão apresentados durante o festival os dois tipos de leques japoneses, o dobrável (OGI ou SENSU) e não o dobrável (UCHIWA), suas variações, estilos, cores e diferenças.

A xilogravura possui características como o refinamento e o intimismo, com a magnífica junção de delicadeza e intensidade. A gravura japonesa Ukiyo-ê é pintada a mão, uma manifestação artística autêntica do povo comum da cidade do Edo, conhecida hoje como Tóquio.

O gênero mais difundido foi a xilogravura, ou a arte de gravar em madeira, nos primeiros tempos só em preto e branco. Ao final do século XVIII, a técnica foi aperfeiçoada, possibilitando utilizar várias cores, onde o Ukiyo-ê atingiu o seu período de ouro.

Conhecida como “Japonismo”, a influência da arte Ukiyo-ê de desenhar no impressionismo francês e na Europa e no desenvolvimento de novas técnicas do realismo. Apesar de pintada a mão, suas cópias se tornaram conhecidas e amplamente valorizadas e poderão ser apreciadas pelo público do evento.

Atrações especiais
O 9º Festival será montado em uma estrutura de 20 mil metros quadrados, que abrigará o palco principal com inúmeras apresentações artísticas e sociais, como concursos musicais, áreas institucionais, empresariais e comerciais. Haverá também espaço dedicado a expositores de produtos artesanais e artesanatos típicos, demonstrações e degustações de lançamento de produtos para o mercado mineiro, áreas de games, artes marciais, experimentação de baseball, espaço kids, além de área de saúde e espaço da cultura pop.

A festa também apresenta atividades tradicionais como a cerimônia do chá, ikebana, exposições de Ukiyo-ê e de leques, hinamatsuri, campeonatos de hashi e kendama, oficinas gratuitas, além da praça de alimentação.

Este evento é uma realização escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte, do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e da Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil Japão – ACCTBJ.

Números de 2019
Este ano, a 8ª edição do Festival do Japão em Minas recebeu a presença de mais de 200 autoridades federais, estaduais, municipais, institucionais, empresários e convidados em sua solenidade de abertura.

Outro destaque foram as homenagens prestadas aos ex-bolsistas da JICA e das corporações da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que atuaram no exercício de suas funções, evidenciados nos trabalhos na tragédia de Brumadinho.

  • 20 empresas e instituições apoiadoras
  • Sorteio de 02 passagens aéreas para o Japão
  • Concurso Miss Nikkey Minas Gerais
  • Concurso de Cosplay e Moda Harajuku
  • + de 13 oficinas ministradas gratuitamente
  • + de 2.300 pessoas capacitadas
  • + de 15 apresentações na área de cultura pop oriental
  • + 1.800 ingressos disponibilizados para escolas públicas municipais
  • 6 exposições temáticas
  • + de 60 bazaristas
  • Campeonato de hashi e games
  • Áreas de alimentação
  • Espaço kids e baseball
  • + de 600 participantes no 10º Seminário Internacional de Policiamento Comunitário – sistema Koban, com a presença do Secretário Nacional de Segurança, General de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, além dos comandantes militares de diversos níveis do estado de Minas Gerais.

9º Festival do Japão em Minas
Data:
 28 e 29 de fevereiro e 1º de março de 2020
Local: Expominas – Belo Horizonte
www.festivaldojapaominas.com.br

7712 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
EventosMúsica

Daparte apresenta show em drive-in na Grande BH

Grupo mineiro se apresenta sábado na Arena Drive-in Go Dream
Eventos

DRIV.E Festival apresenta Patati Patatá e Dubdogz no Mega Space

Com o lema “diversão responsável”, um dos maiores eventos no formato drive-in do Brasil acontece nos dias 14 e 15 de agosto…
Eventos

Marketing para eventos: como ter sucesso na divulgação online

Você sabe como fazer um bom marketing para eventos? Se não sabe, é hora de aprender. Afinal, esse tipo de ferramenta é…
Power your team with InHype

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.

Deixe uma resposta