Eventos
Nem Secos apresenta trabalho autoral no Teatro Assembleia
Show acontece no dia 19 de setembro, pelo tradicional Projeto Zás, com entrada franca

O grupo Nem Secos retorna ao Projeto Zás da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde já apresentou seus espetáculos de memória da MPB. Desta vez, o grupo cênico-musical mineiro mostra seu trabalho autoral, em um show composto com as canções do CD “Anti-heróis Dançando a Vida”, lançado por meio da lei municipal de incentivo à cultura. A apresentação acontece no dia 19 de setembro, quinta-feira, às 19h, no Teatro da Assembleia (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG), com entrada gratuita. O show será gravado e posteriormente transmitido pela TV Assembleia.
Reconhecido em seus 15 anos de carreira por sua arte engajada e de militância cultural, o Nem Secos trará ao palco do Teatro da assembleia toda a animação, ousadia nas performances, diversidade de ritmos, união de linguagens artísticas e letras questionadoras que caracterizam o trabalho do grupo. “Poucas bandas conseguiram cristalizar o seu tempo tão bem quanto a brasileira Nem Secos no disco Anti-Heróis Dançando a Vida. Um disco que já nasce histórico e que representa a força da inventiva e resistente música popular brasileira, capaz de sobreviver aos tempos mais solares e mais sombrios também”. Assim se expressou o crítico Miguel Arcanjo Prado no Portal UOL sobre o novo trabalho do Grupo Nem Secos, que destacou como sendo “uma das melhores coisas que a atual cena musical mineira produziu.”
O CD Anti-Heróis Dançando a Vida revela toda essa pluralidade. “Na melhor veia antropofágica, todos os sons, inovações estéticas e revoluções culturais revividos nos espetáculos de memória da MPB transmutaram-se em união com nosso discurso libertário de afirmação das identidades para gerar um som com a cara do Nem Secos, pulsante e questionador”, relata Carlos Linhares, integrante desde 2004.
Além do trabalho artístico, que o levou a ser um dos escolhidos para a programação oficial do Ministério da Cultura na Copa 2014, o Nem Secos se destaca pela atuação em causas sociais e culturais, como a criação do Centro Cultural Nem Secos e a participação na coordenação da Frente Nacional Contra a Censura, que teve como tema de seu vídeo oficial, a canção A Seita que Não Aceita. Em seu refrão, a essência da filosofia do Grupo: “eu vou fundar uma nova seita que não aceita ninguém com mais uma ideia pronta”.
Formação do Nem Secos
Carlos Linhares – Baixo e Voz
Carolina Claret – Voz
Leonardo Clementine – Guitarra e Voz
Luã Linhares – Teclado e Voz
Sune Salminen – Bateria
Participação especial: Leandro Said – Flauta, sax e gaita
Serviço
Nem Secos no Projeto Zás
Data: 19 de setembro, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Teatro da Assembleia – Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, BH
Ingressos: entrada franca
Classificação: livre
Eventos
Skank desembarca em Belo Horizonte para o Secreto de Natal
A banda apresenta o último show da turnê Os Três Primeiros, no Bella Vista

A época mais charmosa do ano chegou. E para celebrar este momento, Skank desembarca em BH para a festa mais esperada do ano, o Secreto de Natal, que acontece no dia 21 de dezembro, sábado, no Bella Vista.
Samuel Rosa (guitarra e voz), Henrique Portugal (teclados), Lelo Zaneti (baixo) e Haroldo Ferretti (bateria), apresentam o último show da turnê Os Três Primeiros, com um repertório cheio de sucessos, como os hits mais antigos, quanto as novas canções.
A festa, no entanto, tem gosto de despedida: Skank que anunciou sua separação recentemente, a banda vai parar por tempo indeterminado, após shows comemorativos em 2020. Com certeza será um show emocionante, e o quarteto vai mostrar porque é uma das bandas mais importantes do pop-rock nacional.
Além de Skank, No Label traz para o palco do Secreto de Natal, o melhor do pop, numa mistura que não deixa ninguém parado. O set list passa por Rolling Stones, Michael Jackson e Beatles chegando até novos clássicos como The Strokes, Bruno Mars, Kings of Leon, Amy Winehouse, The Killers, Maroon 5, Ed Sheeran, Lady Gaga e muitos outros. Outro ponto alto do repertório são as versões das músicas que estão bombando nas rádios. É hit para todos os gostos.
Outra atração da noite é a Lurex Queem Tribute, formada desde 2000, a banda traz o melhor do rock mundial, com uma apresentação incrível, chegando o mais próximo possível do Queen.
Serviços
Secreto de Natal
Atrações: Skank, No Label, Lurex e Dj Vavá
Dia: 21 de dezembro, sábado
Horário: 20 horas
Local: Bella Vista
Rua Henriqueto Cardinale, 121 – Olhos D’Água
Valores: a partir de R$ 100,00
Vendas:
Online – www.sympla.com.br/skankdenatal
Física – Lojas Chilli Beans do Pátio/ Diamond / BH Shopping
Classificação 18 anos.
Realização: Secreto
Eventos
12ª edicação da Mercadoria acotece neste fim de semana
Feira reúne mais de 80 expositores locais para a venda de produtos de arte, moda, decoração, acessórios, cosméticos naturais, papelaria, plantas e brinquedos

Estabelecer conexões entre pessoas, projetos e ideias, fomentar de maneira sustentável a economia da cidade, ressignificar a forma de consumir, trazer mais consciência e valorizar a cultura do “feito à mão”. Essa é a proposta da Mercadoria, que chega a sua 12ª edição. Parte integrante do calendário de eventos da cidade, a feira reúne expositores locais e oferece aos visitantes um espaço de convivência com música ao vivo, atividade para crianças, oficinas gratuitas e área gastronômica. A iniciativa é da Amadoria, empresa que cria, planeja e realiza experiências de conexão e aprendizagem com o objetivo de fomentar a arte, a criatividade, a inventividade e a economia colaborativa local.
Confirmada para o dia 15 de dezembro – às vésperas do Natal, principal data para o comércio brasileiro – a 12ª Mercadoria acontecerá na Casa Bernardi com exposição de diversos produtos de diferentes categorias, para todos os gostos e públicos. A proximidade da feira com o Natal anima os produtores. “A Mercadoria acaba sendo uma aliada para alavancar a venda de presentes e fomentar uma compra mais consciente e criativa. É uma oportunidade de sair do comum, de fugir dos shoppings lotados, de fazer compras ao ar livre, com direito a música ao vivo, possibilidade de encontrar pessoas legais e ainda comprar presentes com mais consciência e significado”, conta Mariza Machado, cofundadora da Amadoria e uma das idealizadoras da Mercadoria.
Na sua 12ª edição, a Mercadoria irá receber mais de 80 produtores locais, como Natália e Bruno, da Florinha da Nat, empresa especializada em Suculentas e Cactos. “A Mercadoria é a feira mais importante para nós, pelo empenho e cuidado das organizadoras, além do público que realmente valoriza o produtor local. Em todas as edições o nosso retorno de vendas foi muito positivo”, explica Natália.
Para Janaína Leal Miglio, proprietária da Lote – que investe em roupas atemporais e com responsabilidade social -, a experiência de participar da Mercadoria ajudou muito a ampliar o público que consume os produtos. “As pessoas que frequentam a Mercadoria querem consumir produtos artesanais, mas buscam qualidade. E a feira tem uma curadoria excelente, que valoriza de verdade o feito a mão e a produção local. Tenho clientes fiéis, que conheceram o meu trabalho na Mercadoria. A feira, sem dúvida, ajudou no reconhecimento da minha marca e alavancou o crescimento. Hoje, muito mais pessoas conhecem a Lote”, conta.
Além de fomentar o trabalho dos produtores locais, a Mercadoria também é um espaço para que as pessoas possam se relacionar, divertir, participar de oficinas, assistir a shows e desfrutar da boa gastronomia. “A nossa proposta é incentivar as pessoas a comprar com mais consciência, mas também ser um local de convivência. É realmente ser um momento de encontro, entre as famílias e os amigos. Acreditamos que tornar a compra um momento especial também é uma forma de fortalecer a relação entre produtores e consumidores locais”, defende Bárbara Andrade, também cofundadora da Amadoria e uma das idealizadoras da Mercadoria.
Nesta edição, a programação está recheada de bons momentos: haverá flash tattoo, oficinas de mandalas e suculentas, música ao vivo com o Grupo Baioquê, apresentação do DJ João Elias e o espetáculo Espetaclim (Teatro de Bonecos) para crianças. Confira os detalhes das atrações:
Flash Tattoo
As tatuadoras Patrícia Mara, Clara Vaz e Silvia Mendes estarão na feira fazendo desenhos botânicos com valores especiais. As tatuagens são feitas por ordem de chegada, de acordo com a disponibilidade.
Oficinas
Mandalas: 14h às 15h, com Letícia Rodrigues da Prisma Mandalas.
As mandalas em fios “olho de deus” são feitas com palitos de madeira, lã, barbante e linhas diversas, formando lindas peças circulares para decoração de ambientes. Nessa oficina, serão confeccionadas peças de quatro pontas, com palitos de madeira de tamanhos diversos e lã colorida. *Todo o material está incluso e é gratuito. As inscrições devem ser feitas na hora, por ordem de chegada até a lotação da turma.
Arranjo com suculentas: 15h às 16h, com Natália Pimenta da Florinha da Nat.
Suculentas são plantas conhecidas pelas suas folhas gordinhas com inúmeras espécies existentes, cores, formatos e tamanhos. Ela é muito utilizada na decoração de pequenos jardins.
Shows
Grupo Baioquê: 12h30 às 14h
Grupo musical nascido em BH, formado por voz, violão e percussão, que vem desenvolvendo um trabalho com releituras de várias composições da música popular, trazendo para o público versões de estilos diversos como pop rock, reggae, pop internacional, xote, MPB e samba, em um show envolvente e cheio de swing.
DJ João Elias: 14 às 18
Vindo de um ambiente familiar onde a música sempre fez parte, DJ João Elias acabou se apaixonando pelas brasilidades. Através da influência de seu pai que o deixou uma coleção de 600 discos de vinil, começou a tomar gosto pela discotecagem e a comprar mais discos para a coleção.
Para as Crianças
Espetaclim – Teatro de bonecos: 12h | Duração: 20 minutos
Espetáculo de cenas curtas que se alternam de maneira dinâmica e divertida, onde os personagens (bonecos) são manipulados por um palhaço (bonequeiro) que durante sua apresentação se comunica com o público, envolvendo-o nas cenas. Este trabalho vem sendo executado e transformado ao longo do tempo por seu criador, o artista plástico, ator e fabricante dos bonecos Paulinho Polika. Toda a trajetória é conduzida por uma trilha musical original e os bonecos são feitos com técnicas variadas como fio, vara, luva e balcão.
Serviço
12ª edição da Feira Mercadoria
Data: 15 de dezembro (domingo)
Horário: de 11 às 18h
Local: Casa Bernardi (rua Conde de Linhares, 308 – Cidade Jardim)
Mais de 80 expositores locais de arte, cosméticos, decoração, gastronomia, moda, papelaria e plantas. Sobre os expositores: www.facebook.com/events/383947125889056/
Oficinas Gratuitas
Flash Tattoo
Música ao vivo com o Grupo Baioquê e DJ João Elias
Atração para as crianças (Espetaclim – Teatro de Bonecos)
Evento pet-friendly
Entrada gratuita
Eventos
Cold Hot reúne ícones do rock em edição especial de natal
Velhas Virgens e Grotz, destaques da cena independente, protagonizam show em formato inovador unindo cerveja e “rock raiz”

Será realizado no dia 14 de dezembro, a sexta edição do festival Cold Hot, em um especial de Natal. O Deputamadre foi o local escolhido para o evento que contará com intensa programação, incluindo uma das maiores bandas independentes do Brasil. O Velhas Virgens sobe ao palco apresentando a aguardada turnê “O Bar me chama” com novo single de mesmo nome. O quarteto ainda fará uma releitura de clássicos da música brasileira dos anos 70, além de suas já conhecidas faixas.
O formato do show é conhecido por sua irreverência. O Workchopp como é conhecido, é uma proposta diferente de apresentação, no formato palestra “cervejística-musical”, sem formalidades e com muito Rock. Enquanto os músicos Paulão e Alexandre Cavalo fazem o som, o baixista Tuca Paiva vai mostrar quais ingredientes serão utilizados na produção de quatro tipos das bebidas servidas no show.
O projeto é uma possibilidade de contar as inúmeras histórias do irreverente grupo paulista ao longo das três décadas rodando o país. Segundo o compositor e guitarrista Paulo Carvalho, o Paulão, o show vai agradar não só os amantes do rock, mas (também os) de boas histórias e cervejas artesanais: “o Workchopp das Velhas Virgens conta os bastidores dos 33 anos de estrada da maior banda independente e bêbada do Brasil”.
Quem vai iniciar as atividades da noite é a banda Grotz, união dos “ex-TIANASTÁCIAS” Glauco Mendes (baterista), Leo Lachini (guitarrista), Maurinho Berrodágua (violão e voz) e Danilo Jovem (baixista e fundador da banda Falcatrua). No set-list: The Who, Led Zeppelin, Santana, Rolling Stones, Beatles e muito mais.
Além das bandas consagradas, a festa contará com a apresentação dos DJs Motoca e Nezt. Os ingressos estão disponíveis a R$ 25, no atual lote, e podem ser adquiridos no site da plataforma Eventos Gofree.
SERVIÇO
6ª Edição Cold Hot Natal – Velhas Virgens + Grotz
Data: 14 de Dezembro
Horário: 21h
Local: Deputamadre – Avenida do Contorno, 2028 Bairro Floresta
Ingressos: https://www.eventosgofree.com/6-edicao-cold-hot-natal-velhas-virgens-grotz_2208