De 15 a 28 de setembro, Belo Horizonte recebe a primeira edição do Festival Meninada, com shows, contação de histórias, cortejos, oficinas e atividades lúdicas especialmente para as crianças. Todas as atividades são gratuitas.
O objetivo do festival é fomentar o convívio cultural das crianças em praças, parques e ruas de Belo Horizonte. Entre as atrações desta primeira edição estão o grupo Armatrux, Bloco Fera Neném e Mindinho Bateria, Pé de Sonho, Serelepe e Silvia Negrão.
Segundo o músico e produtor cultural Dudu Nicácio, idealizador do festival, “trabalhar o artístico na infância, especialmente por meio da interação social, é semear várias esperanças de sensibilidades. É encher a cidade de risos, energia, cores e imaginação. É possibilitar o diálogo sem barreiras entre as diferentes e desiguais crianças de uma sociedade que cotidianamente se encontram (ou deveriam se encontrar) nas ruas da sua cidade para compartilhar do mundo da vida.”
O Festival Meninada é realizado pela Ultrapássaro – Agência Cultural através dos benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e patrocínio do Instituto Unimed-BH.
Mais informações pelo e-mail: festivalmeninada@gmail.com
SOBRE A PROGRAMAÇÃO:
Serelepe – Brinquedorias: O espetáculo Brinquedorias apresenta brincadeiras que não são muito conhecidas por aqui e acolá. Foram escolhidas por serem curiosas, instigantes e divertidas. Em cena, os atores apresentam performances cênico-musicais inspiradas nas brincadeiras, explorando o cômico, a curiosidade e a musicalidade.
O grupo Serelepe da EBA-UFMG é formado por Reginaldo Santos, Gabriel Murilo e Eugênio Tadeu. O projeto se dedica à produção artística e à música para crianças desde 2005. Inicialmente o grupo se reuniu em torno do programa de rádioSerelepe – Uma pitada de Música Infantil, na Rádio UFMG Educativa 104,5 FM, com a participação de Cláudio Zazá e de Cris Lima. Mais tarde passou a se dedicar também a oficinas, à escrita reflexiva e à montagem de espetáculos cênico musicais dedicados às crianças. O Serelepe integra o Movimento Brasileiro da Canção Infantil e o Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha (MOCILyC).
Rabiola Olá Catibirilola – Silvia Negrão: Mais recente musical de Sílvia Negrão dedicado às crianças. As músicas do espetáculo fazem parte do CD homônimo da artista indicado ao 25º Prêmio da Música Brasileira. No musical, Sílvia encena cantigas de assombração, ciranda, parlendas e outras surpresas, numa bela mostra de músicas autorais e canções brincantes resgatadas do folclore nacional e de imigrantes que vivem no Brasil. Esta apresentação marca o lançamento da animação da música Os Dinossauros, uma das músicas do espetáculo. A direção é de Rodolfo Vaz.
“A Roda Viva” com a Trupe Circo: O espetáculo A Roda Viva abre o Festival Meninada no Parque do Cidade Nova com um cortejo cheio de músicas instrumentais e circenses. Formado pelos palhaços Popó, Cloro, Benedita, Sabonete e Potássio, malabaristas, equilibristas e artistas independentes, a apresentação utiliza recursos do teatro de rua, malabarismo, equilibrismo e muita palhaçada para a alegria do público presente. Sob a regência do palhaço Popó, a Trupe Circo faz de tudo para divertir, encantar e garantir boas risadas.
Bloco Fera Neném convida o Mindinho Bateria Mirim: Os dois blocos prometem um cortejo inédito e emocionante pelo parque Municipal durante a abertura do Festival Meninada.
O Mindinho Bateria Mirim é um bloco de carnaval cuja bateria é formada por crianças de 6 a 12 anos tocando ciranda, marchinha, samba, funk e muito mais!
O Fera Neném é o bloco da meninada e tem o espírito da inocência. Fundado em 2014, o bloco desenvolve um repertório totalmente dedicado às crianças. Cantigas e sambas de roda, cirandas, frevos, marchinhas e outras músicas do universo dos pequeninos (de todas as idades) são o grande diferencial. Ferinhas de todas as idades: fantasiem-se! O Fera Neném é pura purpurina!
Armatrux – A Banda: Uma banda de bonecos formada por quatro músicos vindos de universos distintos e uma convidada especial, a Pianista Mafalda Jackson, compõem o espetáculo que tem direção musical e trilha sonora assinada pelo músico John Ulhôa, da banda Pato Fu, e Bob Faria. Os bonecos foram desenhados e criados pelo artista gráfico Conrado Almada.
Com uma trilha sonora vibrante, os personagens DJ Montanha, Jão Jones, Noel, Mauí, Tenório e Mafalda Jackson ganham vida e arrebatam o público construindo um universo musical contagiante e cheio de surpresas. Um espetáculo para todas as idades, já apresentado em mais de 70 cidades brasileiras.
Pé de Sonho: Liderado pelos músicos Weber Lopes e Geovanne Sassá, o Pé de Sonho se destaca pela qualidade e inventividade musical e tem conquistado o público infantil, pais e educadores que prezam por uma formação qualificada na infância. No repertório para o festival o grupo apresentará sucessos como Bicho de Bocão, Lá vai Chapeuzinho, Que Bicho Será?, Urso, Rock da Barata, Cadê Clarisse? e Bruxa de Verruga, entre outros.
Tricolina – Mais que trem: traz um repertório autoral dos músicos Beatriz Myrrha, Fabrino Campelo e Nando Porto, que compõem o grupo “Tricolina”. “Mais que trem” é uma divertida viagem que passa por matas, mares, morros e céus. Uma passageira atrapalhada resolve viajar no trem guiado por um maquinista mal-humorado e seu ajudante engasgado. No caminho são desfiadas histórias repletas de música.
Histórias com Casa de Lua apresenta O Bonequinho Doce: Lucinha e Lalá são amigas inseparáveis, assim tipo chiclete: o que uma faz a outra faz igual. Brincam juntas a tarde toda, mas querem muito um irmãozinho. Sapecas que são, resolvem construí-lo com farinha, açúcar e água. Brincadeiras tradicionais e muitas canções de domínio público, dão a cara dessa história que também conta com a manipulação do Bonequinho Doce dando o tom de aventura e suspense.
OFICINAS E ATIVIDADES LÚDICAS:
Quintal – Companhia Insensata: promove a vivência de brincadeiras, jogos e troca de ideias onde as várias infâncias se encontram. Traga a sua brincadeira/jogos e junte-se a nós nesse convívio!
Encontro com o Precioso Abayomi – Eda Costa: As Abayomis são pequenas bonecas negras, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. A palavra Abayomi tem origem no Yorùbá, e significa aquele que traz felicidade ou alegria. É como oferecer ao outro o que se tem de melhor, algo que
carregue nossas melhores qualidades.
“Por amor, por afeto, dou a você meu presente predileto” – por Eda Costa
Brincadeiras de Lá e de Cá – Quintalzim: apresenta para as crianças algumas brincadeiras brasileiras e de outros países, divididas em jogos de mão, jogos musicais, jogos de roda. Uma oficina para crianças de todas as idades e suas famílias!
Boi do Além – Sandro Medeiros: promove o contato com as brincadeiras e ritmos nacionais através das apresentações musicais e de atividades de sensibilização que englobam a formação e o entretenimento cultural a partir dos temas criatividade, reciclagem e cultura popular brasileira.
Vivências com a Natureza – Nana Leme: Esta oficina é especialmente dedicada aos bebês. Propõe jogos e brincadeiras que estimulam o contato amoroso e fortalecem a sensação de pertencimento à natureza.
BrinQdos ao Leo – Leo Ladeira: Oficina brincante e criativa que utiliza materiais descartáveis diversos para confeccionar brinquedos.
Contação Mágica – Lirah e Flor: une mágica com a contação de história para criar um ambiente de encantamento. Dedica-se a aguçar os sentidos do olhar, do toque e do ouvir para aprender.
Trajeto do Afeto – Paloma Parentoni: uma experiência lúdica para as crianças que envolve intervenções urbanas, ações em rede, trabalho em grupo e vivências criativas. A artista e os participantes desenvolvem um fazer conjunto que une pessoas no desejo de criar.
SERVIÇO:
FESTIVAL MENINADA – 2019
ENTRADA FRANCA – Informações: www.facebook.com/
DIA 15/09 – DOMINGO – PARQUE DO CIDADE NOVA
PARQUE ECOLÓGICO E CULTURAL PROFESSOR MARCOS MAZZONI (Rua Bernardino de Sena Figueiredo, 1022)
CORTEJO E SHOWS
10h – Palhaço Popó e Trupe Circo
11h – Sílvia Negrão no Musical Rabiola Ola Catibiribola
12h – DJ Pelucinha (Ana Laura – Disco de Pelúcia)
12:30h – Histórias com Casa de Lua (O Bonequinho Doce)
13:30h – DJ Pelucinha (Ana Laura – Disco de Pelúcia)
14h –Serelepe – Brinquedorias
OFICINAS
10h – Companhia Insensata (Quintais)
12h – Eda Costa (Encontro com o Precioso Abayomi)
13h – Quintalzim (Brincadeiras de Lá e de Cá)
DIA 28/09 – SÁBADO – PARQUE MUNICIPAL
PARQUE AMÉRICO RENNÉ GIANNETTI (Av. Afonso Pena, s/n – Centro)
CORTEJO E SHOWS
11:30h – Bloco Fera Neném e Mindinho Bateria Mirim
12:30h – Pé de Sonho
13:30h – DJ Anônimo (Samberçário Groove)
14h – Tricolina com o espetáculo “Mais que Trem”
15:30h – DJ Anônimo (Samberçário Groove)
16h – Armatrux – A Banda
OFICINAS
12h – Leo Ladeira (BrinQdos ao Leo)
13h – Nana Leme (Vivências com a Natureza)
15h – Sandro Medeiros (Boi do Além)
OFICINAS NAS ESCOLAS (apenas para alunos das respectivas escolas)
26/09 – EMEI RIBEIRO DE ABREU – Contação Mágica- (Lirah e Flor)
18/09 – ESCOLA MUNICIPAL PROF. DOMICIANO VIEIRA – O Trajeto do Afeto (Paloma Parentoni)