Há erros na comunicação que são os mais comumente cometidos.
Alguns erros que têm a ver com fatores internos e intrínsecos para a própria organização e outros com fatores externos que, se não forem controlados, afetam seriamente o objetivo e o projeto de comunicação.
Nesta lista de erros você poderá apreciar aqueles que obedecem aos dois extremos.
Se o que você está procurando com sua estratégia ou sua campanha é para melhorar a marca e alcançar os maiores sucessos, como melhorar seu RP ou enfrentar uma crise de reputação, esta série de dicas vai ajudá-lo a abordar corretamente todos esses problemas.
Erros de estratégia de comunicação mais comuns
Preste atenção a esta lista e cuide das informações que vamos lhe dar. Estas são dicas muito específicas sobre o que você deve prestar atenção especial: Backlinks SEO.
2. Não ter objetivos específicos
Na arte da guerra aquele que não tem objetivos, não é provável que os alcance.
Mas você deve saber que você também precisa de metas de comunicação.
Você precisa se fazer perguntas como: “Para que minha campanha de comunicação será usada?” “Que mensagem eu quero transmitir”? “Que emoção eu quero transmitir, através do meu discurso e meus comunicados?”
Mas, acima de tudo, o erro a ser evitado, ao definir objetivos, é não associar um plano de ação.
Por exemplo, você diz para si mesmo: “Eu quero aumentar meu número de seguidores nas redes sociais, ou mais visitantes do meu site. Ok! Mas o que você planejou, concretamente, para conseguir isso?
2. Os detalhes
Ser detalhado em seu trabalho é essencial. Não cuidar dos detalhes mais básicos pode prejudicar qualquer campanha de comunicação.
Erros de ortografia e gramática têm um peso importante na imagem de sua campanha.
O tom que você aborda com o público é essencial para atrair o máximo de atenção, por isso recomendamos que você reveja qualquer comunicação que for enviar.
3. A estratégia
Começar a se comunicar sem ter uma estratégia definida é um erro. Você tem que definir objetivos, metas, saber como a campanha vai se desenvolver com um timing e, acima de tudo, que mídia e que público-alvo quer alcançar.
Fazer coisas por fazer sem ser claro, é um erro muito comum devido à pressa e ao imediatismo.
Tudo deve ser definido com cuidado: a mensagem, o design e o canal em que ele será distribuído.
4. Falta de transparência
Clareza e transparência são essenciais nas campanhas de comunicação. Ser claro é essencial para saber quem é o receptor para adaptar a mensagem a ele.
Mas também é necessário diferenciar entre as comunicações que são feitas na esfera privada e nas públicas.
5. Não ter uma mensagem única e clara
A mensagem que a comunicação deve oferecer deve ser única. A dispersão não ajuda porque no final não fica claro o que deve ser transmitido e erros são cometidos, como a disseminação de várias mensagens ao mesmo tempo em diferentes canais.
Às vezes você tem pouco ou nenhum feedback sobre suas ações de comunicação, simplesmente porque sua mensagem não é clara.
Então, nesse ponto, não é um problema de um alvo ou metas mal definidas, mas é simplesmente, que as pessoas não entendem o que você está fazendo ou querendo.
Quando você se comunica, além da técnica, você também deve colocar um mínimo de clareza. Fale com palavras simples, vá direto ao ponto e, simplesmente, não hesite em pesquisar seu público para obter feedback.
Muitas vezes, você está focado no “o quê”, mas não o suficiente no “por quê” e no “como”.
Então o erro que você comete é listar suas características, o que você vende, mas sem levar em conta a mensagem mais importante para o seu alvo: por que você faz isso.
A comunicação hoje em dia deve ser centrada na emoção, no afeto. E não se esqueça, o ser humano é geralmente centrado no ego. Ele quer ser informado sobre si mesmo, e o que pode ser feito para ajudá-lo.
6. Não definir seu público
Outro erro comum e comum é não prestar atenção ao destinatário da mensagem, seu público.
Você pode alcançar muitas mídias e ainda não atingir o público-alvo que você definiu. Isso requer uma reformulação da estratégia para escolher o caminho certo.
7. Pensar que quantidade é melhor do que qualidade
Não cometa o erro de pensar que quantidade é melhor do que qualidade. Há aqueles que pensam que quanto mais comunicados de imprensa você enviar melhor será.
É preferível um comunicado de imprensa enviado por uma assessoria de imprensa com prestígio e credibilidade como a Sua Imprensa, do que várias mensagens enviadas que podem ser consideradas como spam.
8. Não escolher suas ferramentas de comunicação
Você provavelmente diz a si mesmo que você tem que estar em todas as redes sociais, e que você tem que fazer textos, vídeo e um podcast… tudo ao mesmo tempo.
No entanto, você deve se comunicar onde está seu alvo. Você precisa escolher seus meios de comunicação e ferramentas, não com base no que você gosta (ou porque todo mundo faz isso), mas com base no seu cliente ideal.
Além disso, não cometa esse erro de comunicação: ter a mesma mensagem copiada e colada em todos os lugares. Cada plataforma/ferramenta tem uma estratégia correspondente. Então, escolhê-las cuidadosamente, é primordial.
9. Não transmitir seus valores e emoções
Este erro é muito comum. A maioria dos proprietários de pequenos negócios, não fazem isso porque não se atrevem ou não sabem como fazê-lo, simplesmente.
Mas as grandes marcas conseguem, através de um ponto publicitário, nos fazer soltar uma pequena lágrima, ou nos fazer sorrir.
Tudo isso não é por acaso. O consumidor quer satisfazer uma necessidade de pertencimento ou estima. É preciso seduzi-lo, com tudo o que há em torno da oferta e não só, com o produto/serviço em si. O objetivo é que ele se torne um fã.
Do seu lado, você tem que explicar para sua persona, por que ele escolheria você.
Por isso, apenas seja você mesmo e compartilhe sua história e seus valores.
10. Não analisar suas estatísticas
O ponto essencial de qualquer estratégia: a análise de estatísticas (site e redes sociais), não deve ser ignorado ou relegado ao fundo.
Esses são dados essenciais, que são importantes para levar em conta, para saber se sua estratégia está funcionando.
O objetivo é analisar o “comportamento” de seus leads/perspectivas, saber o que funciona melhor no que você oferece e quem é receptivo a ele.
Um bom ritmo é dar uma olhada nele uma vez por mês e rever sua estratégia (se necessário) uma vez por trimestre.
Conclusão
Agora você está pronto para evitar esses erros que podem prejudicar sua comunicação digital.
Embora não seja fatal, porque uma estratégia pode ser sempre corrigida ao longo do caminho por uma assessoria de imprensa como a Sua Imprensa.
Preste atenção em cada um deles e, como e trate sua estratégia de comunicação em detalhes.
Quanto mais você cuidar desses pequenos detalhes e mais cuidado você puder dar à sua campanha ou à sua estratégia, melhores resultados você terá neste campo.
Se você quiser uma divulgação de notícias e comunicados de imprensa profissional em grandes portais digitais, não deixe de entrar em contato com a Sua Imprensa para falar com um especialista.
É o profissionalismo, credibilidade e visibilidade que você precisa para ter uma comunicação digital efetiva.