Redes Sociais

Empreendedorismo e Inovação

Jovens levam projetos à Feira de Empreendedorismo e Tecnologia

Cerca de 150 alunos do Cedaspy apresentarão pilotos de empresas a visitantes em escola de Contagem, nos dias 21 e 22 de dezembro

O Cedaspy Professional School (CPS), rede de escolas de profissionalização e capacitação para jovens, promove, nos dias 21 e 22 de dezembro, a Feira de Empreendedorismo e Tecnologia em sua unidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O evento é gratuito e aberto para alunos, familiares e comunidade local. A expectativa é de que participem cerca de 1,5 mil pessoas nos dois dias de exposição.

Desde 2016, ano da primeira edição, a feira serve de vitrine para a apresentação de trabalhos de conclusão de curso dos alunos da unidade. Todos os anos, os estudantes enfrentam o desafio de desenvolver planos de negócios para empresas, com base na formação que recebem no Cedaspy. “Cada edição oferece surpresas, tanto para os professores quanto para o público, já que os estudantes são incentivados a pensar com a cabeça de empreendedor desde a primeira aula”, afirma Rodrigo Ferreira, coordenador de ensino do Cedaspy Contagem. “Nessa etapa final dos cursos, muitas vezes vemos projetos que têm grandes chances de se tornar empresas reais”, acrescenta.

Para esta terceira edição, aproximadamente 150 alunos se envolveram no desenvolvimento de 34 projetos. O desafio era montar um plano criativo e inovador fundamentado em tecnologia aplicada ao empreendedorismo. Em dois meses, os jovens se dividiram em grupos com quatro ou cinco integrantes, escolheram um setor de atuação para a empresa e o seu produto principal. Cada grupo elegeu um presidente, que indicou os demais colegas para liderar departamentos das respectivas empresas.

Com o organograma pronto e as tarefas repartidas, os estudantes simularam uma sociedade, prepararam relatórios administrativos e contábeis, delimitaram público-alvo, planejaram identidade visual e, ainda, criaram site e perfis em redes sociais. “O resultado de todo esse trabalho poderá ser conferido pelo público que prestigiar os alunos nos dois dias da feira deste ano”, avalia o coordenador do Cedaspy Contagem.

Avaliação do público

Para intensificar a interatividade entre estudantes e público, os visitantes receberão unidades da moeda Cedaspyus, criada exclusivamente para a feira. Com “recursos” em mãos, as pessoas poderão destinar quantas moedas desejarem aos projetos de que mais gostaram, levando em conta aspectos como criatividade, inovação, organização e apresentação.

Os trabalhos serão também avaliados pelos professores e por empresários convidados, que participarão do evento abertos à possibilidade de identificar futuros talentos. “As empresas preferem contratar jovens capacitados e com perfil empreendedor mais desenvolvido. Muitos alunos do Cedaspy Contagem são escolhidos por essas características, e alguns acabam entrando no mercado de trabalho antes mesmo de terminar o curso”, ressalta Ferreira.

Na edição passada, a feira reuniu muitos projetos voltados ao setor alimentício. O trabalho de maior repercussão foi um bar noturno, que recebeu as melhores avaliações por sua identidade visual, pela apresentação do projeto ao público e pelo fato de ter melhor produto carro-chefe — um coquetel de suco e refrigerante disponível para venda dentro do estande.

Sobre o Cedaspy

O Cedaspy Professional School (CPS) atua há 34 anos no mercado na profissionalização e capacitação de jovens, com mais de 300 mil alunos formados em toda sua história. Com 40 unidades em todo o Brasil, a rede de escolas oferece cursos livres regulares focados na preparação de jovens em busca do primeiro emprego. Atualmente, mais de 40 mil alunos estão matriculados em 12 módulos, como web, design gráfico, desenvolvimento de sites, marketing digital, jogos, configuração e manutenção de computadores. Os conteúdos são aplicados por meio da metodologia de ensino EDAA, que abrange os quatro pilares essenciais para o aprendizado: Explanação, Demonstração, Aplicação e Acompanhamento. Um dos fundamentos da instituição é desenvolver o comportamento empreendedor do jovem para estimular seu protagonismo na sociedade.

Serviço

Feira de Empreendedorismo e Tecnologia do Cedaspy Contagem
21 e 22 de dezembro de 2018, das 9h às 17h
Av. João Cesar de Oliveira, 2840 – Contagem
Mais informações: (31) 3119-2008
//www.facebook.com/CedaspyContagem/

Continua lendo
Publicidade
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empreendedorismo e Inovação

Campus Party democratiza o acesso à tecnologia e inovação em Minas Gerais

Durante os quatro dias do evento, público pode participar de mais de 150 palestras, workshops, hackathons e exposições em edição totalmente gratuita

Terminam hoje as atividades da terceira edição mineira da Campus Party, um dos maiores encontros de tecnologia em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo, que teve início na quarta-feira, 7 de novembro, na Serraria Souza Cruz, em Belo Horizonte. Essa edição, que pela primeira vez foi totalmente gratuita, foi apresentada pela Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT).

“Nosso objetivo com essa edição da Campus Party era democratizar o acesso a tecnologia e ao conhecimento. Por ser gratuita, pais, filhos e avós puderam interagir com tecnologias inovadoras, assistir palestras, trocar conhecimento em um ambiente muito mais diverso e democrático”, explica Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party.

Nos quatro dias do evento os participantes puderam acompanhar mais de 100 horas de conteúdo, com mais de 150 atividades entre palestras, workshops, maratonas hackers, entre outros.

Entre os palestrantes de destaque estão: Andrew Humphries, um empreendedor em série e co-fundador da The Bakery, primeira aceleradora de desafios corporativos do mundo com sede em Londres; Willian Gordox, primeiro caster brasileiro e streamer nas horas vagas de League of Legends; a bacharel em sistemas de informação, Dani Marinho, que contou como a sua ida à NASA mudou sua história; e o cartunista Maurício Ricardo, um dos pioneiros e mais premiados produtores de conteúdo da internet brasileira.

Um dos grandes temas do evento foi o empreendedorismo. Além de um palco inteiramente dedicado ao assunto, cerca de 50 startups e 16 projetos universitários puderam expor suas ideias e participaram de mentorias dentro do programa Startup&Makers e Campus Future. Victor Mourthe, gerente de projetos do Suricar, explica que o objetivo da participação na #CPMG3 era aumentar a visibilidade e trocar experiências com os visitantes. “Estamos na fase final dos testes e iremos lançar nosso aplicativo que auxilia o deficiente auditivo a dirigir com segurança no trânsito, no início do ano que vem. Participar do programa Startup Makers nos ajudou a dar visibilidade e entender a viabilidade da nossa ideia”.

Outro ponto de sucesso foram os três hackathons realizados. Cerca de 100 pessoas se reuniram em grupos e tiveram pouco mais de 48 horas para desenvolverem soluções para os problemas propostos pelo BNDES e a PRODEMGE. Segundo Fernando Tomé, responsável pela organização das maratonas de desenvolvimento, por essa ser uma edição inteiramente gratuita, os participantes eram mais diversos. “Conseguimos atrair pessoas que nunca haviam participado de um hackathon fazendo com que eles se envolvessem e criassem soluções que irão ficar de legado para a sociedade”.

No sábado, a Mini Maker Fair, uma exposição de passatempos, experiências e projetos makers, reuniu cerca de 50 expositores e contou com oficinas e atrações para crianças. O programador Marcos Maggi trouxe seu filho Theodoro de 4 anos ao evento. “Eu acredito que desde pequeno é importante que a criança tenha contato com a tecnologia como forma de desenvolver o raciocínio lógico e se capacitar para o futuro”, conta.

Outro fator que comprova o sucesso da Campus Party foi a visita do governador eleito, Romeu Zema. “A Campus Party é um evento extremamente importante, além de ser uma grande oportunidade para jovens e crianças terem mais contato com a tecnologia”, finaliza.

Serviço:

FINIT apresenta: Campus Party Experience
Data:
 entre 07 e 10 de novembro
Horário: Das 10h às 22h com circulação de pessoas até às 23h
Local:  Serraria Souza Pinto – Av. Assis Chateaubriand, n. 899 – Centro, Belo Horizonte

Sobre a Campus Party

A Campus Party é a maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Equador, Itália e Singapura. O evento está presente no Brasil há dez anos.

Continua lendo

Empreendedorismo e Inovação

Semana Global de Empreendedorismo terá programação online gratuita

Seminário, vídeo-aulas e websérie produzidos pelo Sebrae Minas serão transmitidos pela internet, nos dias 5, 6 e 7 de novembro

Setenta e sete por cento das Micro e Pequenas Empresas (MPE) mineiras tem acesso à internet, de acordo com a pesquisa Transformação Digital feita pelo Sebrae, no início deste ano. Com os empreendedores cada vez mais conectados com o mundo digital, o Sebrae Minas oferece na Semana Global de Empreendedores 2018 (SGE) capacitações gratuitas e online. Confira a programação no site www.empreendedorismo.sebraemg.com.br .

De 5 a 7 de novembro serão promovidos seminário online, vídeo-aulas e o lançamento de uma wébserie especial. “Apesar de termos 350 atividades presenciais em mais de 171 cidades de Minas Gerais, queremos que o conhecimento em gestão esteja disponível para cada vez mais empreendedores”, afirma a analista do Sebrae Minas, Gabriela Godoy.

No dia 5 de novembro, segunda-feira, começa a ser exibida a Websérie Transformação Digital. Em seis episódios, a consultora, especialista nas áreas marketing digital, inovação e educação e autora do livro Marketing na Era Digital, Martha Gabriel, irá explicar sobre a importância de digitalizar o negócio, como desenvolver a agilidade e mentalidade digital, a digitalização focada em pessoas, produtos e processos e um checklist da empresa digital.

Já na programação do dia 6 de novembro, terça-feira, será promovido, das 9h às 19h, o ConecteCer – Seminário Novas Conexões: Os jovens e a educação empreendedora. O evento reunirá especialistas que irão compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre o empreendedorismo. Os participantes ainda terão acesso a vídeos, hangouts e outros materiais sobre o assunto que será discutido durante o seminário online.

Os empreendedores também poderão assistir, no dia 7 de novembro, quarta-feira, o lançamento das vídeo-aulas Luz, Câmera e conversão: como sua empresa pode fazer e utilizar vídeos para internet, com a participação de Camilo Coutinho, especialista em vídeos online, idealizador do canal Play de Prata, que divulga conteúdo sobre produção vídeos para a internet. As 33 vídeo-aulas exclusivas, divididas em seis módulos, auxilia os empreendedores sobre como fazer vendas online, criar um canal, pesquisar conteúdo e concorrência, além de criar e divulgar vídeos para o Facebook, Instagram e Youtube.

Programação online Semana Global de Empreendedorismo

Transmissões pelo site www.empreendedorismo.sebraemg.com.br

Dia 5 de novembro, segunda-feira, durante todo o dia

Websérie Transformação Digital

Episódios:
1 – Mundo Digital, Empresa Digital: a importância de digitalizar o negócio
2 – A Empresa Digital: desenvolvendo agilidade e mentalidade digital (3P)
3 – Primeiro P: Pessoas — Cultura de Inovação: como ter um DNA digital?
4 – Segundo P: Processos — Mapeamento dos fluxos da Empresa
5 – Terceiro P: Produto — pensamento de escala
6 – Checklist da empresa digital

Dia 6 de novembro, terça-feira, das 9h às 19h

ConecteCer – Seminário Novas Conexões: Os jovens e a educação empreendedora

Dia 7 de novembro, quarta-feira, durante todo o dia

Vídeo-aulas Luz, Câmera e conversão: como sua empresa pode fazer e utilizar vídeos para internet

Módulo 1: Como os vídeos vendem
Panorama dos vídeos
Como funciona o fluxo de consumo dos vídeos
Como funciona o fluxo de pesquisa dos clientes
Os pilares da criação de vídeos
Modelos de monetização com vídeos online

Módulo 2: Meu canal de vídeos
Os diferentes formatos de vídeos para seu negócio
Como escolher a plataforma de vídeos para seu negócio
O poder do Instagram para nichos
Vídeos sociais no Facebook
O youtube é a fonte de pesquisa
Tenha uma estratégia de vídeo para o Whats app

Módulo 3: Pesquisa de conteúdo e concorrência
Qual a pesquisa que você quer aparecer
Ferramentas de pesquisa de palavra-chave
Usando o answer the public
Analisando o cenário de pesquisa

Módulo 4: Planejando o vídeo
Planejamento anual dos seus vídeos
A estrutura de um roteiro de vídeo que vende
Tipos de roteiro para você utilizar
Engajamento e indicadores de performance

Módulo 5: Criando um vídeo – do Roteiro ao enquadramento
Decupando a gravação
Tipos de câmeras para filmar
Enquadramento e regra dos terços
Iluminação básica para vídeos
Cuidados com o áudio
Filmando com o celular
Aplicativos para edição com o celular
Editando um vídeo com o celular Android

Módulo 6: Divulgando seu vídeo
Checklist de divulgação do vídeo
Publicando um vídeo no YouTube
Publicando um vídeo no Facebook
Publicando um vídeo no Instagram
Enviando um vídeo no WhatsApp sem ser chato
Mapa mental final de todo o processo

Serviço

Semana Global de Empreendedorismo 2018
De 5 a 9 de novembro
Inscrições e programação em Minas Gerais: www.empreendedorismo.sebraemg.com.br
Informações: 0800 570 0800

Continua lendo