A 14ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece de 05 a 10 de junho, na cidade histórica de Ouro Preto, está com inscrições abertas e gratuitas para o Cine-Expressão – A Escola vai ao Cinema. O programa oferece uma agenda que une as linguagens cinema e educação direcionadas aos estudantes e educadores, com a oferta de sessões cine-escola, seguidas de cine-debates para alunos a partir de cinco anos de idade. O programa, oferecido desde a primeira edição do evento, beneficiará cerca de 3 mil alunos da rede pública local.
“A CineOP tem uma proposta única e pioneira dentro do calendário audiovisual brasileiro, por desenvolver ações em três eixos principais: História, Preservação e Educação. Entendemos que somente a partir da sensibilização do público, já a partir da idade escolar, poderemos desenvolver cidadãos conscientes da importância do cinema como registro da nossa sociedade. Além disso, o programa funciona como ferramenta pedagógica, ao favorecer o aprendizado de temáticas fundamentais para a absorção de conteúdos de diferentes áreas de conhecimento”, explica a coordenadora geral do evento e diretora da Universo Produção, Raquel Hallak.
As escolas interessadas em participar do Cine-Expressão podem consultar o regulamento e se inscrever gratuitamente até 20 de maio pelo site cineop.com.br. As sessões serão realizadas no Cine Vila Rica e no Cine-Teatro (Centro de Convenções) – que terá a instalação de um cinema digital especialmente para receber a programação. As sessões serão realizadas nos dias 6, 7 e 10 de junho (quinta, sexta e segunda), com exibições de filmes brasileiros que abordam temas universais e pertinentes ao mundo contemporâneo.
PROGRAMAÇÃO TERÁ CURTAS E LONGAS PARA DIVERSAS IDADES
Para crianças de 05 a 07 anos, serão exibidos curtas que tocam em questões raciais, comportamento, meio ambiente e tecnologia, em sessões programadas para o Cine-Teatro. São eles as animações “Menina bonita do laço de fita”, de Diego Lopes e Claudio Bitencort (PR); “O monstro e a floresta”, de Myl Hause (BA); e “As aventuras do Chauá”, produzida coletivamente pelos Alunos da Escola Municipal Santo Antônio do Norte (ES). Também integra a seleção a ficção “Sansão”, dirigida por David Azevedo (MG).
Já os estudantes de 08 a 10 anos terão contato com temáticas relacionadas à construção de sonhos, projetos de vida e envolvimento do ambiente escolar, com sessões programadas para o Cine Vila Rica e para o Cine-Teatro. A seleção abarca os curtas de ficção “Missão Estelar”, de Raphaela Teles (SP); “Guri”, de Adriano Ribeiro (ES); e “O Fim do Recreio”, de Vinicius Mazzon e Nélio Spréa (PR), além da animação “Vivi Lobo e o quarto mágico”, dirigida por Isabelle Santos e Edu MZ Camargo (PR).
Para a turma com idade entre 11 e 13 anos, a escolha foi o longa “O segredo dos diamantes”, assinado pelo cineasta mineiro Helvécio Ratton, com exibição no Cine Vila Rica. Já os jovens a partir de 14 anos poderão conferir a exibição do filme “Eleições”, documentário em longa-metragem que tem direção de Alice Riff (SP), agendada para o Cine-Teatro.
SERVIÇO:
14ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, 05 a 10 de junho
CINE-EXPRESSÃO – A ESCOLA VAI AO CINEMA
Inscrições abertas e gratuitas: até 20 de maio, pelo site cineop.com.br
Sessões: Nos dias 6, 7 e 10 de junho, sempre às 8h30 e às 14h
Número de vagas: 3.000 alunos
Informações pelo telefone: (31) 3282.2366 – Universo Produção
Toda a programação é oferecida gratuitamente ao público
SOBRE A CINEOP
Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual com alcance nacional e internacional que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. Chega a sua 14ª edição de 05 a 10 de junho de 2019 reafirmando o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo. Trata-se de uma proposta inédita no circuito de mostras e festivais do Brasil a enfocar o cinema como patrimônio, a história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais. Oferece uma programação abrangente e gratuita com homenagens, exibição de filmes brasileiros em pré-estreias, retrospectivas e filmes restaurados (longas, médias e curtas), mostra educação, oficinas, debates,seminário, mostrinha de cinema, sessões cine-escola e atrações artísticas. Realiza anualmente o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: Fórum Rede Kino.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.