A Fundação Municipal de Cultura promove no próximo domingo, dia 16 de julho, às 19h, no MIS Cine Santa Tereza, o lançamento do documentário “O Bastão e o Rosário”, de Ana Luísa Cosse. O curta-metragem foi viabilizado pelo Edital de Cultura Popular e Tradicional aberto pelo Museu da Imagem e do Som, em 2014. A sessão de lançamento do filme tem entrada gratuita, com distribuição de ingressos com meia hora de antecedência.
A riqueza cultural do congado mineiro é representada no documentário “O Bastão e o Rosário” pela Irmandade de Moçambique Nossa Senhora do Rosário, do Bairro Alto dos Pinheiros, Belo Horizonte. Essa manifestação popular é retratada no curta-metragem por meio da perspectiva de um personagem real: Paulo Santos, um dos capitães dessa guarda e, ao mesmo tempo, integrante de um grupo parafolclórico. Os elementos caracterizadores do congado, tais como a musicalidade (marcada pelo som dos tambores, das gungas e dos patangomes) e a religiosidade, dentre outros aspectos, são abordados no curta-metragem em meio aos relatos das vivências e das experiências deste personagem principal.
Paulo integra essa guarda de congado há oito anos e se interessou em ingressar na Irmandade devido ao seu envolvimento com o grupo parafolclórico Aruanda. Essa é uma peculiaridade relativa ao protagonista que é tratada no documentário: como Paulo faz parte tanto de um autêntico grupo de congado mineiro como de um grupo que busca a preservação e divulgação dessa manifestação cultural por meio de sua projeção para a linguagem cênica, contribui sobremaneira para a perpetuação dessa tradição em Belo Horizonte e, até mesmo, fora do território nacional, uma vez que o Grupo Aruanda faz apresentações internacionais musicais e de dança.
Lançamento do documentário “O Bastão e o Rosário”
Dia 16 de julho | domingo às 19h
MIS Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza – Praça Duque de Caxias)
ENTRADA GRATUITA
Informações para o público: (31) 3277-4699