A decoração clássica, embora um pouco esquecida nos lares brasileiros, com certeza é uma ótima alternativa à moda minimalista atual. Por que investir somente em itens multifuncionais e necessários, se podemos aproveitar belas tapeçarias e texturas?
O estilo clássico atravessou várias gerações — e certamente vai continuar vivo nas próximas que virão. Um dos motivos disso é sua capacidade de adaptação fenomenal à época em que é empregado, sem perder suas características base.
Vamos aprender um pouco mais sobre esse estilo!
Características da decoração clássica
As características do décor clássico vêm lá da Antiguidade, quando os templos e palácios, hoje em ruínas, ainda serviam a humanidade. Naquela época, a ordem era deixar a riqueza estampada por todos os lados, e os antigos faziam isso através de móveis ornamentados e ambientes decorados.
Portanto, existem algumas coisas que jamais mudaram, mesmo com o passar dos séculos. Dentre elas, podemos citar:
- Espaços amplos, que criam a sensação de imponência, assim como salões espaçosos;
- Linhas redondas em janelas e portas, assim como aberturas curvas na decoração;
- Paletas neutras com pouca variação nos tons — de preferência com ar sombrio;
- Uso de materiais nobres, principalmente mármore, madeira e pedras preciosas;
- Ornamentos ricos, como estofados e objetos raros.
Em resumo, o estilo clássico pode ser compreendido ao analisar os antigos casarões. Embora possuam cômodos amplos, estes sempre contavam com muitos móveis e diversos acessórios decorativos.
A luz amarelada e as cores neutras são o charme do estilo
As cores são, geralmente, neutras, discretas e suaves. Além disso, como foi dito antes, não apresentam variações bruscas de tonalidade. Uma paleta típica conta com bege, branco, creme e alguns tons de cinza.
No entanto, há sim espaço para cores fortes, tais como o vermelho, o verde e o azul, mas, via de regra, elas são usadas para dar contraste no ambiente, principalmente por meio dos acessórios.
Já sobre as luzes, não há segredo nenhum: a ideia da coloração amarelada é, justamente, criar um clima “à luz de velas” nos cômodos. Dessa forma, cria-se a impressão de um ambiente sombrio e antigo, como o encontrado no interior dos castelos.
Além disso, as luzes em tons amarelos também ajudam a compor o ambiente, principalmente por causa da paleta neutra da decoração.
Capriche no acabamento
Os acabamentos dentro do décor clássico são muito importantes para compor os cômodos. Em suma, eles seguem os mesmos padrões de cores que o resto do cômodo, mas podem aceitar algumas estampas mais chamativas.
As paredes e o revestimento precisam seguir o neutro característico do clássico. Aliás, é interessante um revestimento discreto e suave. Já o piso fica ótimo em madeira clara, com o uso de mármore nos tampos e bancadas.
O papel de parede aceita estampados florais e arabescos, assim como tons de rosé gold, dourado e/ou prata. Todas essas cores dão um ar de nobreza ao interior de sua casa, mas precisam ser usadas de acordo com o cômodo.
Móveis com detalhes são ótimos para a decoração clássica
É muito fácil distinguir um móvel desenvolvido para a decoração clássica: ele terá curvas, cantos arredondados e com certeza não vai economizar nas dimensões. Outro ponto importante, porém, são os detalhes dos móveis; os mais comuns são os esculpidos em madeira, com entalhes chamativos e elegantes.
Um móvel que é a cara do estilo clássico é o recamier. Ele atende todos os requisitos de um móvel voltado para a nobreza, não é verdade? Além disso, essa peça fica boa em qualquer cômodo.
Precisamos falar uma coisa importante: os móveis antigos ornam bastante com o estilo clássico. Dessa forma, eles podem ser inseridos sem medo em sua decoração, desde que entrem em harmonia com o cômodo.
Uma dica de ouro é planejar os móveis que vão compor sua casa!
Dose bem as texturas e volumes no ambiente
Embora o neutro domine o estilo clássico, você pode — e deve — balancear isso com volume e texturas. Uma forma de fazer isso com facilidade é investir em tecidos com fibras variadas, como trilhos de mesa, cortinas com bandô e passadeiras felpudas.
Uma dica valiosa é usar tapetes delicados no banheiro. Aliás, você pode revestir todo o banheiro com relevo, principalmente aqueles que não vão estragar com a umidade, como porcelanatos que simulam mármore e rochas.
Complemente a décor com acessórios
Por fim, os acessórios precisam entrar no décor clássico, pois, embora sejam complementares, executam uma função importante de contraste, ponto focal e simbolismo. Os melhores ornamentos são os herdados da família, por exemplo. Porém, se não possui nenhuma peça do gênero à sua disposição, você pode procurar itens antigos em brechós e antiquários.
Um acessório que não pode faltar em sua decoração são os famosos espelhos redondos/ovalados. Uma moldura desgastada pode agregar ainda mais valor à peça.
Essas foram algumas dicas essenciais de decoração clássica. Embora seja um estilo simples, com certeza é um dos mais belos!
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.