ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Casa e Decoração

Dicas essenciais para projetar uma cozinha

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Móveis, eletros, bancada, revestimentos, pia…ufa, quanto coisa! Quando o assunto é projeto de cozinha a lista do que fazer pode ser bem maior do que se imaginava. 

Portanto, olhos atentos nesse post para conferir as dicas essenciais para projetar uma cozinha do zero. Vamos lá?

Dicas para projetar a cozinha

Conhecendo o espaço

Nesse momento a trena (ou a fita métrica) será sua melhor amiga. Ela é quem vai te dizer quanto espaço você tem disponível para criar o projeto da cozinha americana. Meça tudo! A altura do chão ao teto e as paredes em todo o comprimento.

Depois anote tudo no papel, se necessário, faça o desenho no estilo de uma planta baixa. Com isso em mãos tudo fica mais claro.

Funcionalidade e conforto

Com as medidas anotadas, você deve definir a funcionalidade e o conforto da cozinha.

È muito comum pensarmos somente na estética desse ambiente, mas é importantíssimo lembrar que uma cozinha precisa ser, acima de tudo, funcional e confortável no dia a dia.

Isso significa ter espaços livres para circulação, além de portas e gavetas que possam ser abertas sem nenhum impedimento. Funcionalidade também tem a ver com limpeza, ou seja, priorize sempre materiais que sejam fáceis de limpar no dia a dia.

Pisos e revestimentos

Hoje em dia não é mais um padrão revestir todas as paredes com cerâmica. Você pode revestir apenas a faixa molhada sobre a pia. O restante fica a cargo da pintura, por exemplo. 

Já o piso deve ser pensado com atenção, uma vez que a cozinha é um ambiente úmido e não são todos os revestimentos que podem ser utilizados no ambiente. Os pisos de porcelanato são, atualmente, uma das melhores opções.

Eletros

Os eletrodomésticos devem ser escolhidos logo no inicio do projeto da cozinha. Isso porque é necessário definir os pontos de luz e água, assim como o espaço que será destinado a cada um deles.

Iluminação

Em primeiro lugar, garanta uma boa entrada de luz natural que além da iluminação, oferece também ventilação. 

Depois, planeje a iluminação artificial. Disponibilize luzes centrais para a realização de atividades e iluminação indireta com fitas de LED ou spots para garantir o clima acolhedor.

Paleta de cores

A paleta de cores é fundamental para orientar o projeto da cozinha. Para cozinhas pequenas aconselha-se o uso de cores claras e neutras. Mas nada impede toques de cor nos detalhes.

Escolha uma cor principal e traga mais duas ou três para completar o projeto.

Móveis

Se puder, invista em móveis planejados. Eles são mais resistentes e oferecem a solução ideal para o melhor aproveitamento da cozinha. 

Bancada da pia

O mais comum é a utilização de granito para a bancada da pia, mas você pode optar também por inox, mármore, porcelanato e pedras sintéticas, como marmoglass e silestone.

 

Procure inspirações na internet como em sites como Decor Fácil.

Analise as vantagens e desvantagens de cada uma delas e faça sua escolha baseada na funcionalidade e estética do ambiente.

Atenção aos detalhes

A torneira, os puxadores dos armários, as louças em cima do balcão, o vasinho de planta, o vidrinho de tempero, entre outros detalhes é que farão a diferença no projeto de cozinha e irão garantir aquele visual único, original e cheio de personalidade. Invista neles com muito carinho.

7933 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Casa e Decoração

Dicas essenciais para decoração de Natal 2020

A data mais festiva do ano está chegando! E com ela todos os preparativos para deixar a casa linda e receptiva.  …
Casa e Decoração

No atual cenário imobiliário, vale a pena comprar um apartamento para alugar?

Que a economia do Brasil está passando por uma instabilidade, isso não é novidade para ninguém. Mas isso não impede o brasileiro…
Casa e Decoração

Como financiar uma casa a dois?

Saiba mais sobre composição de renda familiar para financiamento do seu futuro lar

Deixe uma resposta