Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Entenda a importância da acessibilidade nos hotéis

Somente quem convive com deficientes sabe como a vida deles é difícil, sobretudo porque eles não têm, em todos os lugares, espaços adaptados e adequados para as suas necessidades. E se engana quem pensa que no Brasil temos poucos deficientes.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24% de nossa população possui algum tipo de deficiência. Ao todo, são 45 milhões de pessoas com algum tipo de limitação física ou motora.

E foi pensando nelas que nas últimas décadas os governos federais criaram uma série de decretos e leis para regulamentar, dentre outros espaços, os hotéis com acessibilidade.

Não faz ideia de como é importante escolher hotéis com os espaços adaptados e acessíveis? Hoje, vamos falar um pouco mais sobre isso.

Lei da acessibilidade em hotéis

Em 2018, o presidente da República Michel Temer assinou um decreto que regulamentava a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) da Pessoa com Deficiência. Com isso, ficaram definidas algumas normas para o setor hoteleiro.

Hotéis sendo construídos

Dentre outras determinações, ficou estabelecido que para hotéis e pousadas que ainda estão sendo construídos, pelo menos 5% dos dormitórios devem ter instalações totalmente adaptadas, seguindo as determinações da Norma de Acessibilidade.

Nos outros 95% dos quartos, deve ficar disponível serviço de atendimento, além de portas com pelo menos 80 centímetros, barras de apoio no box dos banheiros, chuveiros com barras deslizantes, campainhas e sinalização de emergência sonora e luminosa, dentre outros requisitos.  

Hotéis já construídos

No caso dos empreendimentos hoteleiros que foram construídos entre 2004 e 2018, ficou estabelecido a necessidade da adaptação das instalações de acordo com a NBR 9050, que trata da acessibilidade, além da instalação de aparelhos que garantem a autonomia dos hóspedes.

No entanto, uma brecha da lei previu que a adaptação para instalações construídas antes de 2004 podia ser “razoável”, isto é, mais branda, se for comprovado que não é possível fazer todas as alterações exigidas pela lei.

O que é um espaço acessível

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é acessível o espaço, edifício, mobiliário ou equipamento urbano que podem ser “alcançados, utilizados e vivenciados por qualquer pessoa, inclusive aquelas com mobilidade reduzida”.

E, ainda segundo a ABNT, a acessibilidade se estende ao conceito de comunicação, ou seja, a informação também precisa ser inclusiva e alcançar a todos.

Neste sentido, a acessibilidade tem como finalidade a não segregação e a integração dos mais diferentes grupos, respeitando a dignidade da pessoa, preservando alguns de seus direitos básicos, como o de ir e vir livremente.

Quanto à acessibilidade, podemos dizer que, basicamente, os deficientes lutam justamente para terem alguns de seus direitos fundamentais preservados, já que ainda precisam pleitear o básico, a existência de locais minimamente preparados para eles.     

A acessibilidade é de extrema importância  

Você que nos lê pode não ter nenhum tipo de deficiência, tampouco conviver com pessoas com limitações físicas ou motoras. No entanto, pode facilmente imaginar como é ir a um lugar não adaptado, até porque eles são a grande maioria no Brasil.

É bem possível imaginar como é constrangedor não poder entrar em uma padaria, por exemplo, pois ela não tem rampas e as catracas não permitem a passagem de cadeirantes.

Ou, então, ser um deficiente visual e ter que perguntar para estranhos quando começa e termina a calçada, pois não há informações táteis no chão.   

É por isso que a acessibilidade não é mero detalhe, ao contrário, é de extrema importância para quem depende substancialmente dessas sinalizações e espaços adaptados.

E é importante que toda a sociedade se conscientize disso e passe a cobrar que os mais diferentes espaços, públicos ou privados, sejam acessíveis.

Como escolher hotéis com espaços acessíveis

Geralmente, os hotéis com espaços adaptados e acessíveis, preparados para receber pessoas com deficiências físicas e visuais, são identificados, ou seja, são facilmente reconhecidos e possuem símbolos que demonstram a presença de ambientes que atendem as normas da acessibilidade.

Em pesquisas na internet, por exemplo, as redes de hotéis e pousadas se identificam como sendo acessíveis e costumam identificar quais as instalações apresentam a acessibilidade, geralmente, quartos e banheiros.

No entanto, é importante se informar se esses empreendimentos incluem a acessibilidade em áreas de convivência, como restaurantes, piscinas e até mesmo spas, porque os deficientes também se divertem, gostam de relaxar e de fazer atividades diferentes.

Viu só como a acessibilidade é imprescindível para os deficientes físicos e visuais?

Comentários
Sair da versão mobile