O Bloco Show surgiu em 2004 sendo formado pelos participantes do Serviço Juventude e Polícia, criado pelo Grupo Cultural AfroReggae e Polícia Militar de Minas Gerais. É composto, em média, por 160 crianças e adolescentes do bairro General Carneiro e das comunidades São Rafael, Taquaril, Pedreirinha da Pompéia, Granja de Freitas, Serra, Morro das Pedras, Alto Vera Cruz, Vila Ponta Porã e Ventosa, que pertencem aos maiores aglomerados de BH.
Todos os anos o tema do Bloco é a conscientização sobre os problemas causados com o uso de drogas e abuso de álcool no período carnavalesco. Trata-se de uma intervenção cultural que busca promover a necessidade de um carnaval consciente. Em 2023, o Bloco Show vai trazer como convidado para o desfile, o Bloco AfroReggae, responsável pela execução do projeto que deu origem ao Bloco.
O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização não governamental fundada em 1993 pensando em promover a inclusão e a justiça social ao transformar vidas por meio da arte, da cultura e da educação. Para mudar a realidade de jovens periféricos despertando suas potencialidades artísticas, além da atuação nos núcleos, o grupo também trabalha na formação de grupos artísticos, entre outros.
Uma realização de BS Produções Artísticas e Culturais junto ao Ministério da Cultura, o Bloco Show desenvolve apresentações de música e expressão corporal feitas por crianças e adolescentes que participam das oficinas de percussão e dança, brincando com a musicalidade por meio de um repertório com hits dos anos 90, axé raiz, pop, rock e várias letras de apelo social.
O projeto, que acontece via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Tambasa Atacadistas, integra aquecimentos descentralizados e o desfile principal que ocorrerá domingo, dia 19 de fevereiro, na Savassi. Antes disso, no sábado, dia 11 de fevereiro, será realizado o “Arrastão Bloco Show” no bairro Pompéia, um desfile inédito com trio elétrico, cheio de novidades para agitar o pré-carnaval de BH.
O Bloco Show responsável pelo espetáculo musical, também executa blitzes educativas com distribuição de material informativo que buscam a conscientização sobre os principais problemas sociais do período carnavalesco tais como consumo excessivo de álcool, bebida e direção, poluição, aumentos de furtos e roubos, assédio sexual, abuso sexual de crianças e adolescentes.
Durante os shows que mesclam desde músicas tradicionais infantis até os lançamentos nacionais e internacionais, são distribuídos leques e botons com dicas de autoproteção que visam prevenir os problemas citados. Desde sua criação o Expresso Bloco Show já atendeu cerca de 80 municípios de Minas Gerais, contemplando os carnavais mais tradicionais do Estado que atraem grande público.
O Bloco Show nasce diante da necessidade de dar visibilidade aos resultados positivos consolidados com as oficinas de arte-educação e temas transversais que oportunizam uma melhoria na qualidade de vida destas crianças e jovens. O nome faz referência ao estilo musical apresentado e a identidade do grupo que além de tocar percussão, exibe coreografias para todos os ritmos executados.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.