O Carnaval brasileiro é conhecido mundialmente e muitos procuram destinos mais agitados nessa época. Porém, alguns brasileiros não curtem a folia e preferem destinos mais calmos. Veja quais são os mais procurados!
Existem aqueles brasileiros que amam a folia do Carnaval, o tumulto, som alto, calor e todo ambiente que gira em torno dessa festa tradicional. Entretanto, existem também aqueles que preferem aproveitar os dias de folia para fugir para lugares mais tranquilos e calmos.
No Brasil e também nos países vizinhos existem vários lugares para curtir longe da bagunça. Para quem deseja relaxar nesse período, preparamos alguns locais mais buscados por brasileiros que querem fugir da folia no Carnaval.
Brasil e região oferecem destinos perfeitos para quem quer fugir da folia no Carnaval
São muitas as opções de cidades que encantam os visitantes que não querem estar no agito nos dias de folia. Entre as opções, o Brasil e destinos próximos atrai turistas que querem relaxar ou explorar a natureza. Confira a lista!
- Jalapão (Tocantins)
Para quem gosta do contato com a natureza, esse destino é o mais buscado. Entre dunas, chapadas e cachoeiras, fugir para o Jalapão é uma ótima opção. Conhecido pelas suas paisagens naturais e belezas exuberantes, é recomendado para quem quer alguns dias de descanso longe dos grandes centros urbanos.
Região do cerrado brasileiro, localizado em Tocantins, faz parte de várias áreas de preservação. Entre elas, o Parque Estadual do Jalapão. Seu único meio de acesso é por via terrestre, então é recomendado ir de avião até Palmas e de lá continuar a viagem de carro.
- Campos do Jordão (São Paulo)
Conhecida como “Suíça Brasileira”, oferece atrativos que vai desde quem procura aventuras até aos que buscam tranquilidade. A cidade paulista fica localizada na Serra da Mantiqueira, em São Paulo.
Há vários parques para atividades ao ar livre, entre eles o Tarundu. Com tirolesas, arborismo, patinação no gelo, andar a cavalo, entre outras, são um convite para todos os turistas que passam pela cidade. As tirolesas são opções para quem procura aventura. Há também passeios de balão, mas esse depende das condições do tempo.
A Fazendinha Toriba oferece uma imersão no cotidiano de uma roça. Promove um contato com vários animais, como ovelhas, cavalos, coelhos, marrecos, entre outros. Ótima opção para levar crianças, onde poderão ter contato direto com a natureza.
Há outros diversos lugares na cidade, onde o clima agradável de serra colabora para o desfrute dos que visitam.
- Gramado (Rio Grande do Sul)
Município de 34 mil habitantes, atrai turistas do Brasil inteiro e até de fora, seja pelo clima frio, o ambiente em estilo europeu, a variedade da gastronomia, os cafés coloniais, chocolate e vinho, entre outras atrações.
Uma opção para conhecer a cidade é ir de city tour em um ônibus panorâmico. O veículo passa por vários pontos tradicionais da cidade como a Igreja do Relógio e a Igreja Matriz São Pedro, localizados num morro onde se tem uma vista privilegiada de Gramado.
Podemos encontrar também na cidade o Lago Negro, um cenário perfeito para quem curte tirar umas fotografias e andar de pedalinho. Outro lago é o Joaquina Rita Bier, com ideias para quem quer contemplar a paisagem caminhando ou fazendo um piquenique.
Para quem curte automóveis antigos, uma visita que não pode faltar é ao Hollywood Dream Cars. Um museu onde são expostos diferentes modelos de carros e motos antigos dos anos 20 aos anos 60.
A Rua Coberta é muito conhecida pelas cafeterias e bistrôs, além de lojas de chocolate e restaurantes. Gramado sem dúvida é uma opção considerável para aproveitar longe da folia do Carnaval. Além disso, é um dos destinos mais buscados para viajar e se divertir com as crianças.
- Rio de Janeiro
Embora seja um dos principais destinos para quem quer curtir a folia de Carnaval, também faz parte das opções dos brasileiros que querem fugir do agito. Isso porque a cidade, e região, é incrível e recheada de atrações. A época é favorável para quem curte o mar, bem como para os que curtem aventura.
São muitas as trilhas espalhadas pela cidade e região e que levam a cachoeiras fascinantes. Sem contar nas opções de passeios, tantos os mais populares como a visita ao Cristo Redentor, quanto aos menos conhecidos, como o Parque das Ruínas.
Quem visita o Rio nessa época, opta pelos passeios mais tranquilos, como turismo cultural e outros. Entre os destaques, está o passeio gratuito no centro histórico do RJ.
Nesse, os turistas podem conhecer vários lugares em uma só região. Vale destacar também a Praia do Secreto, que é bastante procurada por quem quer relaxar e usufruir uma piscina natural.
- Ilha do Cardoso
Localizada na divisa entre São Paulo e Paraná, a Ilha do Cardoso fica no meio de vários parques estaduais. Sua única entrada é pela cidade de Cananéia. De lá pega-se um barco com viagem de aproximadamente 1 a 3 horas, dependendo do tipo de barco.
Rodeado por matas, alguns dos pontos mais bonitos da ilha exigem passar por trilhas. A ilha apresenta opções de praia como Marujá, Praia da Lage, Praia de Foles e Foles Pequeno. A Praia de Cambriú é excelente para quem curte mergulho, com águas transparentes e calmas.
Passando pela mata frechada você pode chegar até o Rio Cambriú, onde são formadas as Piscinas da Lage, com poços de água verde esmeralda. É recomendado fazer essas trilhas acompanhado de um guia.
Há também outras opções como passeios de barco que levam até a Cachoeira Grande, ponto de refresco nos dias mais quentes com suas águas geladas.
- Serra da Mantiqueira
A Serra da Mantiqueira se estende por três estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Existem vários parques de preservação espalhados pela serra, como área de proteção ambiental dividida entre os três estados: Campos do Jordão (São Paulo), Parque Nacional do Itatiaia (Minas e Rio) e os Parques Estaduais Serra do Brigadeiro e do Papagaio (Minas).
Para quem vai em busca de aventura, as trilhas espalhadas pelos parques são uma ótima opção. Faz parte dela a mata atlântica e mata das araucárias. Também apresenta uma variedade da fauna, como a onça parda, lobo-guará, esquilo, jaguatirica, veado campeiro, entre outros.
- Punta del Diablo (Uruguai)
Com 300 quilômetros de Montevidéu e 40 km da fronteira com o Brasil, a Punta del Diablo, cidade litorânea, apresenta quatro praias: Playa de Los Pescadores, Playa del Rivero, Playa La Viuda e Playa Grande.
A Playa de Los Pescadores é a mais centralizada e movimentada. Situa-se nela a Feira de Artesanato e alguns bares e escolas de surf. A Playa del Rivero também é bastante movimentada.
Sua areia tem uma cor mais escura que fazem parte de um cenário bonito. Bastante procurado por famílias. A Playa La Viuda fica próxima da Playa de Los Pescadores, porém é uma praia mais isolada com dunas e um bairro próximo.
Por último, a Playa Grande, que faz parte do Parque Nacional de Santa Teresa. Praia isolada e cercada por bosques, faz parte de uma bela paisagem, podendo chegar nela de carro até certo ponto e o resto a pé.
- 8. Buenos Aires (Argentina)
Capital da Argentina, possui várias opções de turismo. Grande parte dos pontos turísticos ficam localizados no centro da cidade. É recomendável fazer um tour a pé com um guia para economizar seu tempo.
A Casa Rosada é a sede da presidência da Argentina, um dos prédios mais bonitos da América Latina. É possível realizar visitas guiadas por dentro do prédio.
A Plaza de Mayo fica próxima a Casa Rosada. Símbolo do movimento político das Mães da Praça de Maio, seu piso é decorado imitando lenços de cabelo de mulheres dessa época.
Há também a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, maior igreja de Buenos Aires e também a mais importante. Famosa por ter sido lugar de atuação do Papa Francisco.
Esses são os destinos mais procurados por brasileiros que querem fugir da folia de Carnaval. Para quem quer curtir o que eles oferecem, é preciso fazer as reservas em hotéis e passagens aéreas o quanto antes. Isso porque os destinos acima são bastante cobiçados, o que leva a uma lotação de forma rápida.