Veja diversas formas de criar logo e identidade visual para o seu website!
Você com certeza já viu alguma logomarca na sua vida e reparou que não existe um padrão a ser seguido na construção deles. Para que você entenda melhor o que é e como eles são construídos, você verá diversos conceitos de logomarca para que você encontre a melhor alternativa para o seu site.
Logotipo ou logomarca?
Podem parecer sinônimos, mas saiba que são conceitos parecidos e complementares, mas de forma alguma são sinônimos.
O primeiro é composto somente pelo registro nominal da empresa escrito de uma forma estilizada, sem que haja distintivo. A segunda é o contrário, apenas e emblema sem estar escrito o designativo de forma estilizada.
Veja abaixo as diferenças em fotos. O Google é uma representação do primeiro conceito, enquanto a Volkswagen é um exemplo do segundo.
Google:
Volkswagen:
Apesar de serem conceitos, logotipos e logomarcas também podem se complementar, afinal é comum você conhecer tanto o escudo como a denominação combinados.
Abaixo segue a marca da própria Volkswagen:
Formas e representações de logotipos
Lettermark
Formato que privilegia as letras iniciais ou simplesmente a sua sigla. Bastante comum encontrarmos estas representações em canais de televisão em todo o planeta, como a CNN (Cable News Network), SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), EPTV (Emissoras Pioneiras de Televisão), ESPN (Entertainment and Sports Programming Network), entre outras siglas.
Símbolo
Representado apenas com um ícone, abrindo mão de qualquer tipo de texto na figura deste negócio. É visível em diversos locais, mas é bem popular em empresas de desenvolvimento e tecnologia como a Apple, Microsoft, entre outras.
Wordmark
Outro formato utilizado em diversas áreas de atuação, o wordmark representa com o seu título escrito de uma maneira estilizada, abrindo mão dos símbolos. Este conceito é completamente oposto ao anterior e podemos encontrá-lo em grande quantidade em qualquer lugar, um exemplo é a Disney.
Combinação
Do inglês “combination mark” trata-se da combinação entre logotipo e logomarca no mesmo espaço. Outro caso que podemos ver em diversos modelos de negócio. Um caso é a própria Microsoft, citada anteriormente como o modelo anterior.
Emblema
Outra combinação entre logotipos e logomarcas, mas desta vez é impossível separá-los sem que haja um prejuízo no entendimento do que está sendo passado na imagem. Trata-se de um logotipo com a escrita do nome dentro, ou seja, inseparáveis.
Está presente em muitos ramos de atuação, desde alimentícios até marcas de automóveis. Veja abaixo um exemplar do logo da Cervejaria Heineken:
Considerações finais
Agora que você já conhece os diferentes modelos de logo, recomendamos que você esteja acompanhado de profissionais de empresas que fazem logotipo para que você possa escolher o melhor estilo para a sua imagem e possa encomendar ou criar uma arte para logomarca.
Sugerimos o acompanhamento com profissionais, pois é uma parte importante para seu trabalho, afinal é este ícone que os consumidores irão procurar se ficarem satisfeitos com seus produtos e serviços.
Precisando de logotipo? A Projeto Web é especialista na criação de logo!