O processo de alfabetização faz parte da educação infantil e para que ele aconteça de forma satisfatória é preciso que o professor esteja atento a alguns detalhes importantes.
A alfabetização é o momento em que a criança descobre um mundo novo cheio de novas possibilidades e é por meio dela que o aluno irá se preparar para outros desafios da aprendizagem.
Por isso, o processo precisa acontecer da maneira mais natural possível, para que não gere nenhum trauma na criança.
As atividades para educação infantil que tenham o objetivo de alfabetizar precisam ser bem elaboradas para que atinjam o seu objetivo principal.
É por meio da alfabetização que as crianças aprendem a ler e a escrever, e com isso, futuramente, poderão exercer os seus deveres e direitos sociais.
É importante que os profissionais da educação conheçam as principais práticas e atividades que regem a cartilha de alfabetização.
No post de hoje, falaremos sobre as práticas essenciais para alfabetização, se você se interessa por esse assunto, continue conosco.
Práticas essenciais para a alfabetização: entenda melhor
Antes de saber sobre as práticas essenciais que devem ser aplicadas no processo de alfabetização, primeiramente, é importante esclarecer o conceito de alfabetização.
Dessa forma, alfabetização é o ato de ensinar alguém a codificar e decodificar um código, quando falamos código, estamos falando da linguagem.
Em suma, significa ensinar características e especificidades que envolvem a escrita, fala, letras, entre outros.
Essa prática envolve a elaboração de exercícios de atividades de alfabetização, atividades com alfabeto e demais atividades de alfabetização do 1º ano.
Para que esse ensino ocorra da melhor forma possível, existem algumas práticas que são essenciais e devem ser aplicadas no dia a dia da sala de aula.
A seguir, detalhamos algumas dessas práticas para que você, educador, se informe e esteja inspirado para aplicá-las com a sua turma de anos de alfabetização.
Valorize outras formas de aprendizagem
A primeira prática que deve ser levada em conta pelo docente é a valorização de outras formas de aprendizagem.
Sendo assim, ele não pode ficar preso apenas a uma forma de ensino.
O professor não pode, de maneira alguma, ter algum tipo de preconceito com outros modelos de aprendizagem, principalmente aqueles modelos que diferem dos tradicionais.
Ou seja, ele precisa estar aberto e atento a implementar outras maneiras de alfabetização.
Por isso, é importante que ele se atualize constantemente e busque tendências para a sua prática pedagógica.
O professor pode, além das técnicas tradicionais, promover leituras em roda, para que os alunos aprimorem a audição.
Além disso, pode incentivar os alunos a declamar poesia, assim é possível observar som, entonação e ritmo das palavras.
Faça avaliação diagnóstica
Fazer uma avaliação diagnóstica é essencial para que o professor consiga identificar em que estágio os alunos estão. Pois cada aluno possui um ritmo de desenvolvimento.
Existem crianças que já chegam à escola com algum nível de aprendizado porque foram ensinadas pelos pais, por exemplo.
Por outro lado, há outras crianças que necessitam de uma atenção maior por parte do docente, e essas irão precisar de um ensino diferenciado.
É dever do professor identificar esses casos para que elabore atividades de alfabetização que estejam adequadas às características individuais de cada criança que está sendo alfabetizada.
Procurar métodos para alunos que estão com dificuldades
Durante o processo de aprendizagem é normal que uns tenham mais dificuldade que outros e algumas dessas questões podem ser solucionadas com uma maneira diferente de ensino.
Se o professor identificar alunos que estão com dificuldades com a metodologia que está sendo utilizada, ele precisa procurar outros métodos.
Assim, será possível que ele diversifique a sua prática pedagógica e supra a necessidade dessas crianças.
Dessa forma ele terá um repertório maior de recursos didáticos.
Existem alunos que conseguem assimilar melhor ouvindo as aulas, outros têm mais facilidades visualizando.
Diante dessas questões o melhor a se fazer é identificar e agir para que o ensino seja transmitido igualmente para cada criança, respeitando as peculiaridades de cada indivíduo.
Os desafios são grandes, porém o mais importante é que o professor esteja sempre procurando novas possibilidades e não desanime.
Realizar atividades de escrita
Elaborar atividades que estimulem as crianças a escreverem também é uma prática essencial que deve estar presente durante a alfabetização.
Criar momentos de reflexão em que será pedido que os alunos pensem sobre as relações gráficas das letras e palavras é indispensável.
Aplicar atividades que incentivem os alunos a escreverem pequenos textos precisam ocorrer com frequência, pois só assim eles conseguirão fixar o que foi ensinado.
A escrita é baseada na prática, por esse motivo o docente deve investir em atividades de produção textual.
Ainda que a escrita das crianças seja precária no início, ela precisa ser exercitada sempre.Trabalhe com sequências didáticas
As sequências didáticas são práticas que ajudam muito na assimilação. São atividades que estão focadas em um determinado conteúdo e uma etapa está, necessariamente, ligada a anterior.
No processo de alfabetização, as atividades da sequência didática poder ser utilizadas tanto para trabalhar na leitura ou na escrita.
Conclusão
A alfabetização é uma fase muito importante no desenvolvimento da criança, por isso, ela merece atenção para que seja realizada com êxito.
E para que isso ocorra, algumas práticas essenciais precisam ser aplicadas em sala de aula.
É de suma importância que o professor não fique preso a apenas uma metodologia de ensino, ele precisa estar aberto a novas possibilidades e tendências.
Dessa forma, além de usar as técnicas tradicionais de ensino, outras modalidades também podem ser aplicadas.
Outra prática importante é a realização de uma avaliação diagnóstica para identificar o estágio que os alunos estão. Isso é extremamente importante, pois só assim será possível definir as atividades.
Buscar métodos para auxiliar os alunos que estão com dificuldades é de suma importância para suprir as necessidades de cada indivíduo.
Além disso, o professor precisa em sua prática pedagógica elaborar atividades que envolvam produção escrita. Essas devem ser incentivadas mesmo que a produção dos alunos ainda seja precária.
As sequências didáticas ajudam a focar em um conteúdo específico e por isso, pode ser aplicada no processo de alfabetização em atividades relacionadas à leitura e escrita.