Não somos como pensamos que somos, somos como os outros nos vêem.
Não importa qual conceito você tem de sua própria marca, ou como você pensa que é.
Se você não sabe como mostrar-se aos outros para que eles percebam que você é assim, você está perdendo clientes, dinheiro e tempo.
É por isso que hoje eu gostaria de mergulhar na identidade atitudinal da sua marca.
Para que você saiba o que é, e como alcançá-la.
Vamos lá!
Identidade de marca atitudinal
Nosso cérebro recebe milhares de estímulos a cada segundo, então não tem tempo a perder com aqueles que não entende, é claro que se não os entender, eles não serão absorvidos.
Seu trabalho é que as pessoas (potenciais clientes especialmente) vejam e compreendam você, e uma maneira de fazer isso é através da identidade atitudinal da sua marca.
Lembre-se que é muito importante que sua marca seja relevante para seus clientes.
A identidade atitudinal é ser e parecer ser.
É sobre suas atitudes, seus comportamentos, sua maneira de se relacionar com seus clientes e outras marcas.
Uma marca se torna amada quando seus valores e crenças são refletidos em seus comportamentos e atitudes. Comprar Comentários Instagram.
Vou te dar um exemplo.
Uma marca trabalha bem em sua identidade atitudinal quando diz que é pró-reciclagem e produz seus produtos com 20% de materiais reciclados.
Ele diz, ele faz, e outros vêem.
Uma marca não funciona bem sua identidade atitudinal, se prega tolerância e se relaciona inadequadamente com outras marcas, por exemplo.
Ele diz isso e não faz ou faz o contrário.
Deve haver uma coerência entre o que sua marca prega, seus valores, suas crenças, sua visão e o que ela realmente faz.
Uma atitude autêntica é sobre ser o que você diz que é.
Isso ajuda você a ganhar credibilidade, aumenta a confiança que seus clientes depositam em sua marca e produto (ou serviço).
A teoria é simples, mas como aplicá-la à vida real?
Aqui estão algumas chaves muito simples que vão ajudá-lo a definir sua identidade de marca atitudinal e refletir como você é através de como você age.
1. Sua personalidade, seu comportamento
Se sua marca fosse uma pessoa, como seria? Este é um exercício que você deve considerar antes de definir seus valores e crenças.
Você deve se colocar em uma situação e imaginar seus comportamentos na frente de seus clientes, outras marcas, colegas de trabalho, parceiros.
- Minha marca é próxima / tolerante / alegre…?
Pode ser como você quer que seja, uma vez que você defina seus valores, você deve fazer a si mesmo uma última pergunta:
O que significa ser próximo/tolerante/alegre com meus clientes/colegas/parceiros?
E quando você responder, você terá em mãos a maneira eficaz de mostrar suas atitudes de uma forma que reflita seus valores.
3. O comportamento da sua marca
Eu sei como sou ou como quero ser visto e sei como mostrá-lo.
Agora é hora de dar profundidade a cada um de seus comportamentos para que eles realmente representem o que você espera.
Ou seja, coloque cada comportamento no contexto de sua atividade e sua marca.
Quanto ao seu comportamento, isso pode significar “Eu escuto as necessidades e preocupações dos meus clientes”,
“Eu sempre tento resolver os problemas dos meus clientes”…
É importante definir exatamente quais comportamentos vamos mostrar diante de cada atitude.
E não só o que vamos fazer, mas também o que não estamos dispostos a fazer, por exemplo: “Não prometo prazos que não posso cumprir”.
4. Envolvimento de sua marca
Aqui passamos do desenvolvimento comportamental para o envolvimento.
Agora que você deixou claro o que vai fazer e como você vai fazer isso para que suas atitudes sejam refletidas em seus comportamentos, é hora de fazê-lo.
É aí que a consistência entre o que você diz e faz desempenha um papel importante e onde os clientes decidem se colocam ou não sua credibilidade e confiança em você.
Sua pergunta aqui é a seguinte: “O que devo fazer para tornar conhecido o que digo?”
Trata-se das ações e estratégias que você realizará para que suas atitudes positivas se tornem conhecidas.
Se você quiser ouvir seus clientes, uma boa opção seria um formulário de contato direto e rápido ou um atendimento rápido e eficaz ao cliente.
- Colete e transmita sua cultura
Obviamente seu trabalho não pode ficar aqui. Para tudo isso funcionar você tem mais um passo.
Colete tudo isso em um Manual de Comportamento, eduque e informe seus funcionários, parceiros.
Eles devem conhecer os processos internos, as ferramentas e a cultura da sua empresa até o fim para trabalhar tudo de forma coordenada e coerente.
Dito isso, parece uma tarefa muito simples e não é realmente algo que deve complicar muito sua vida, o fundamental é ser claro sobre sua missão, sua visão e seus valores para transferi-los para seus comportamentos.
Para que dessa forma tudo se torne coerente.
- Conte com ajuda extra
E se você precisa de ajuda extra, porque você não sabe muito bem por onde começar, você pode solicitar uma consultoria com a assessoria de imprensa para cuidar da sua imagem.
A assessoria de imprensa é muito importante para uma empresa, pois garante uma boa comunicação, o que implica muitos benefícios.
Vamos ver suas principais funções.
- Gerencie a imagem corporativa da empresa na mídia, em eventos, congressos…
- Escreva e divulgue comunicados de imprensa, relatórios, anúncios…
- Escreva conteúdo para seus sites, blogs, redes sociais, pressione…
- Prepare e atualize os dossiês de imprensa.
- Processe entrevistas.
- Acompanhar as comunicações (recorte, reputação da marca na mídia…).
- Gerencie a comunicação interna.
Com tudo isso você já deve ter percebido que os benefícios de Contratar Assessoria de Imprensa são muitos.
Vamos, então, saber as vantagens de contratar um.
- Ajuda a posicionar sua empresa na Internet. Hoje em dia, se eles não te conhecem, você não existe. Isso é indiscutivelmente. Ter uma presença ativa na internet facilitará para o seu público-alvo conhecer sua empresa e interagir com ela.
- Posicione e dê visibilidade à sua marca. A tarefa da assessoria de imprensa é diferenciar sua marca das outras do mercado,como? Dando-lhe uma identidade própria.
- Ajuda a reduzir custos. Você pode criar o oposto, mas manter um departamento interno de comunicação na empresa é muito caro, então delegar o trabalho aos profissionais é melhor.
- Ajuda a construir confiança e lealdade. A comunicação constante com seu público-alvo ajudará você a construir confiança e também é a melhor maneira de fidelizar o cliente a longo prazo.
- Economize tempo e esforço. Ao delegar o trabalho, você terá mais tempo para gerenciar sua própria atividade e obter benefícios com ela. Você não terá mais que estar ciente do que você não deve estar ciente e você será capaz de basear seus esforços no que seu trabalho realmente é.
- Aumente a receita da sua empresa. Sim, isso mesmo. O trabalho da assessoria de imprensa ajuda a posicionar sua marca no mercado, o que ajuda a melhorar a reputação e aumentar os lucros.