Sabemos que o nosso estado mental, emoções e pensamentos têm uma incrível capacidade de alterar nosso bem-estar e sensações físicas.
Uma pessoa com depressão, por exemplo, irá, através de seus pensamentos e emoções, diminuir suas reservas de energia e agravar a sua imunidade, tornando-a mais apta a desenvolver outras enfermidades e doenças.
Acalmar os seus pensamentos e diminuir a atividade cerebral é crucial neste momento para, inclusive, reduzir a ansiedade pode ser um caminho benéfico e bastante promissor.
Manter um estado constante de alerta e vigília, podem agravar o estado de depressão e estresse, pois a mente não descansa e não consegue se prender no presente e parar de pensar exageradamente no futuro, em situações que podem até mesmo não ocorrer.
Todo esse estresse, causado pela preocupação e apego exagerado no futuro, causa ansiedade, em outros depressão, piorando a sua produtividade e, pior, abrindo espaço para início de um ciclo vicioso de pensamentos ruins que refletirão fisicamente, abrindo portas para outros problemas de saúde.
Existem algumas formas de combater esses pensamentos, que são os geradores do estresse, do excesso de tensão mental, ansiedade e depressão:
1- Realize durante o dia pequenas pausas para relaxamento e meditação, se possível.
Concentre-se apenas no presente por um tempo. Uma excelente dica é observe a sua respiração, apenas. Em uma sala, ou quarto, você pode se deitar ou se sentar, confortavelmente, com os braços relaxados e apenas foque o seu pensamento para a sua respiração. Não pense em mais nada, a não ser em sua respiração, realizada de forma lenta, usando a barriga para respirar, igual aos bebês.
Relaxa seus ombros, braços, se possível sua perna e todo o corpo, se tiver uma cama, ou um colchonete disponível.
Apenas esses minutos de relaxamento, sem pensar em mais nada, além de sua respiração, irá lhe ajudar muito a controlar o estresse, a raiva, ou qualquer sentimento não desejado.
Caso você sinta dificuldade de manter a mente somente concentrada na sua respiração, coloque para tocar uma música bem calma de seu agrado e pense nela somente.
Ao se concentrar na música, você também estará vivendo o presente, descansando a sua mente de pensamentos variados e ininterruptos, que somente agravam a situação e te deixam mais ansioso.
2- Faça alguma atividade prazerosa
Se você gosta de desenhar, tocar algum instrumento musical, caminhar, andar de bicicleta, costurar… Não importa. Você precisa, diariamente, fazer algo que lhe dê prazer.
Enquanto você realiza sua atividade prazerosa, concentre-se apenas nela. Por exemplo, enquanto estiver pedalando (se for o caso), observe cada detalhe do movimento realizado, a paisagem. Não pense em mais nada.
Assim você estará descansando sua mente. Descansar não significa apenas não fazer nada, mas fazer algo que lhe dê prazer e que seja diferente daquilo que você faz rotineiramente.
Exercícios físicos são excelentes, pois te forçam a focar na execução correta do movimento, como correr, caminhar, levantar pesos. Tudo isso te obriga a se concentrar em outras atividades e você ficará mais relaxado.
Sem mencionar que exercícios físicos são ótimos para manter sua saúde em dia, além de liberar uma série de hormônios, como a endorfina, que lhe causarão sensações de prazer, alegria e bem-estar.
3- Massagem ou a própria automassagem
Quando estamos estressados, deprimidos ou com a ansiedade muito elevada, talvez seja necessária uma ajuda de outra pessoa.
Já pensou em receber uma deliciosa massagem? A massagem é extremamente relaxante, lhe ajudará, por exemplo, no relaxamento dito no primeiro item, mas com a vantagem de que, com os toques e técnicas de massagem empregados corretamente, a sua atenção a somente às sensações obtidas será muito fácil.
Isso, por si só já pode ser encarado como um estado meditativo, pois você focaliza o seu pensamento em somente nas sensações de prazer que as carícias lhe proporcionam.
A massagem não apenas facilita o relaxamento, mas traz consigo uma série de benefícios, quando realizadas de modo correto e avaliado pelos profissionais massagistas que irão aplicá-las.
Antes de iniciar a massagem é necessário entender as necessidades do paciente, assim criar um planejamento e aplicação da técnica adequada.
Ao ser massageado, você perceberá como é mais fácil focalizar a sua atenção nos movimentos de contato do massagista. Além do prazer e do estado de relaxamento intenso obtido, vários outros benefícios serão obtidos.
Com a massagem, sua circulação sanguínea será aprimorada, assim como a redução de impurezas no organismo, através da melhoria nas atividades do sistema linfático.
Outros benefícios são a liberação intensa de bons hormônios, como a serotonina. Que além de promover melhor humor, prazer e nos tornar mais relaxados, também regula as atividades do intestino e melhora a qualidade do sono. Não raro, muitas pessoas chegam a dormir durante uma sessão de massagem, diante do relaxamento intenso obtido.
Podemos também citar a endorfina, excelente para quem está em um elevado grau de estresse e excitação, além de ser um analgésico natural, intensificam o prazer, a alegria e o bem-estar.
4- Tenha um sono regenerador e reparador
Ter um sono reparador, entre sete e oito horas por dia, é fundamental. A supressão de um sono profundo desencadeia uma série de efeitos negativos.
Sem um sono realmente restaurador, ficamos mais irritados, nervosos, com baixa concentração e propensos ao estresse, pois estamos menos resilientes aos seus efeitos desencadeantes.
Para obtenção de uma boa noite de sono é fundamental que se tenha uma rotina. Por exemplo: um horário fixo para dormir e acordar. Isso cria um relógio biológico interno e facilita a imersão nos estágios mais profundos do sono, quando realmente descansamos.
Além disso a privação do sono causa uma série de efeitos indesejados: problemas cardiovasculares, diabetes, queda de memória, concentração e raciocínio; sem mencionar o cansaço mental e físico constante, que impedem a execução de todas as atividades rotineiras, causando ainda mais ansiedade e estresse, devido à queda de produtividade.
5- Alimente-se corretamente e não fique sem comer por muito tempo
Alimentar-se corretamente é um dos pilares de sustentação de uma vida equilibrada. Sem uma alimentação adequada, muito rica em gorduras, frituras e guloseimas, não conseguimos obter as vitaminas, sais minerais e macro nutrientes que são essenciais para o correto funcionamento das funções vitais do organismo.
Alimentos como ricos em vitaminas, ômega 3, fibras, proteínas e carboidratos complexos são excelentes para manter o sistema nervoso resistente, e assim menos suscetível ao desgaste e estresse.
Além disso, evite ficar sem se alimentar por tempos muito prolongados. A falta de alimentos, além dos fatores aludidos acima, também provoca irritabilidade, por causa da fome.
Então torna-se fundamental a ingestão de alimentos saudáveis e nutritivos, criando-se uma rotina para manter suas reservas sempre intactas e assim, melhorar o humor, a disposição e tornar-se uma pessoa mais tranquila, com melhor qualidade de vida.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.