Lívia Lyra, cirurgiã vascular, empreendedora, de Belo Horizonte, proprietária da clínica Lívia Lyra, conta como foi sua trajetória e experiências dentro da medicina em entrevista.
Por que a medicina:
O desafio é complexidade da medicina foi um dos fatores que me fez fazer assa escolha. Além disso, ajudar e impactar a vida das pessoas sempre foi algo que me atraiu.
Mas, em processo de auto-análise, descobri há pouco tempo que essa escolha foi influenciado por um sentimento de impotência na morte da minha avó paterna, aos 7 anos de idade.
Conte um pouco da sua experiência na faculdade e residência:
Sou alagoana e fiz faculdade em Maceió, minha terra natal. A faculdade é na verdade uma grande incubadora. Somos desafiados com uma avalanche de conhecimento, muita correria, pressão, em um momento de grande imaturidade.
A faculdade me fez aprender, amadurecer, fiz grandes amigos. Mas foi a residência de cirurgia geral e vascular que me fizeram uma médica mais segura, com habilidade no trato com o paciente.
Como foi escolher a sua especialização:
Eu já estava morando em Belo Horizonte, fazendo cirurgia geral. A Cirurgia vascular me atraiu por ser uma especialidade versátil, dinâmica e minuciosa.
Qual foi a situação mais emocionante na sua vida profissional:
Eu sempre tive um grande espírito empreendedor. Me joguei em grandes desafios e dificuldades para atingir a excelência técnica, profissional e pessoal.
A inauguração da minha atual clínica foi um momento marcante.
Quais são suas motivações:
Impactar, fazer diferença na vida das pessoas, me superar a cada dia.
Qual foi sua maior dificuldade profissional:
Empreender em Belo Horizonte, sendo nordestina, mulher e oferecendo um tratamento diferente do habitual foi um grande desafio que consegui superar.
E a sua maior conquista profissional:
Ter atingido a excelência técnica e de atendimento dos meus pacientes. Trabalhei no sus ao longo dos últimos 10 anos. Pude tratar e impactar a vida de mais de 6 mil pacientes. Aprendi sobre medicina e sobre empatia
Ser referência entre meus pares e com isso poder ensinar e transmitir conhecimento para outros colegas. Em última análise, impacto também a vida dos pacientes de cada um deles.
Font:
@livialyra
@clinicalivialyra