A Fundação Municipal de Cultura (FMC) realiza na noite da próxima sexta-feira, dia 23 de setembro, o Noturno nos Museus 2016. Já consolidado em Belo Horizonte, o evento tem a proposta de estender o horário de funcionamento em mais de 30 museus na cidade, dando ao público a oportunidade de curtir durante a noite e o início da madrugada exposições, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, entre outras atrações. Todas as ações promovidas pelos museus e centros de referência da FMC serão gratuitas e abertas ao público. A programação completa do Noturno nos Museus 2016 já está disponível nos sites www.bhfazcultura.pbh.gov.br e www.noturnonosmuseus.com.br.
O grande destaque da edição deste ano do Noturno nos Museus será a diversidade de apresentações. Além das diversas exposições em cartaz nos museus participantes, o público poderá ainda curtir apresentações culturais variadas, como shows musicais de diversos estilos, espetáculos teatrais adulto e infantil, exibição de filmes, saraus, entre outras atividades.
Celebrando a entrada do Conjunto Moderno da Pampulha na lista de Patrimônio Mundial da Unesco, neste ano a abertura oficial do evento acontece no Museu de Arte da Pampulha, às 18h, com a palestra magna do Prof. Dr. Marcelo Pinto Guimarães, professor associado da Escola de Arquitetura da UFMG e coordenador do Laboratório ADAPTSE. Marcelo falará sobre o Design Universal e práticas museológicas. Na sequência, o MAP recebe espetáculos musicais com os grupos Happy Feet Jazz Band, Trio de Jazz, e a cantora Marina Machado. Outra atração é o espetáculo de dança Percepções Sobre Superfície, do grupo Entrecorpos.
Ainda na Pampulha, a Casa do Baile recebe o espetáculo Àbikú, do grupo Teatro Negro Atitude, às 18h, e, na sequência, um show com o violonista Walter Dias. O espaço fica aberto até meia noite com a exposição “JK e a Modernidade”, que destaca através do olhar de Juscelino Kubitschek a importância da criação deste grande monumento da modernidade nacional: o Complexo Turístico e de Lazer da Pampulha. Já o Museu Casa Kubitschek recebe o grupo Maria Cutia com o espetáculo Ópera de Sabão, às 19h. Na sequência, tem as apresentações musicais do Cordel e Prosa, às 20h30 e do cantor Affonsinho, às 22h. Outra atração da região da Pampulha será o Aquário da Bacia do Rio São Francisco (FZB-BH), que ficará aberto das 18h às 21h, com uma exposição de gravuras da artista plástica Yara Tupinambá, além de atividades recreativas para crianças e jovens. Ingressos devem ser adquirido no local.
O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado tem como destaque a apresentação do grupo folclórico Aruanda, com o espetáculo “Encantos Mineiros”, às 22h. O grupo faz um passeio por regiões mineiras mostrando algumas manifestações do seu folclore e explicando suas características, origens e especificidades como a Dança do Carneiro, Dança das Fitas, Pastoril, entre outras.
Na Região Centro-Sul
No Museu Histórico Abílio Barreto o destaque no Noturno nos Museus 2016 será a apresentação da Orquestra de Câmara do SESC, às 19h. Na sequência, às 21h, a Trupe Gaia pede passagem e apresenta um de seus espetáculos mais vistosos: o Malabares de Fogo. A noite ainda terá apresentações dos Duo Mano a Mano e com a banda Teach Me Tiger. Foodtrucks estarão espalhados pela área externa até meia noite oferecendo bebidas e lanches ao público presente.
No Museu da Imagem e do Som o destaque é a apresentação do espetáculo musical “Novelo Elétrico”, com Marco Scarassatti, às 19h. O músico traz uma construção poética de espaços sonoros tendo como matriz a improvisação e a gravação com instrumentos musicais não usuais, inventados e objetos entre a música e as artes visuais. Já o Centro de Referência da Moda recebe o espetáculo “Fé Menina”, com a cantora Deh Mussulini.
Outros museus
Além dos espaços públicos municipais, a programação do Noturno nos Museus 2016 inclui ainda uma ampla programação em outros 23 museus da cidade. Destaque para o Centro Cultural do Banco do Brasil que recebe durante toda a noite a exposição Mondrian e o Movimento de Stijl, com curadoria de Pieter Tjabbes, Benno Tempel e Hans Janssen. Às 19h30, o espaço recebe ainda o Festival Musimagem – II Encontro de Trilhas Sonoras, com o concerto – Orquestra Ouro Preto – músicas originais internacionais para imagem do convidado internacional Bruno Coulais. O Museu dos Brinquedos preparou uma ampla programação para a noite. Além das exposições, o espaço promove brincadeiras com o público e uma oficina de construção de brinquedos. No Museu da Força Expedicionária Brasileira o destaque serão os passeios em viaturas militares históricas, que acontece até 23h.
Participam do Noturno nos Museus 2016, os espaços culturais do Circuito Praça da Liberdade, da Fundação Clóvis Salgado, o Sesc Palladium e espaços independentes como os museus Giramundo, o MUQUIFU – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos, o Espaço Cento e Quatro, o Cine Theatro Brasil Vallourec, o Museu de Artes e Ofícios, entre outros. A programação completa está disponível nos sites www.bhfazcultura.pbh.gov.br e www.noturnonosmuseus.com.br.
Noturno nos Museus 2016
Dia 23 de setembro, a partir das 18h
Em 34 museus de Belo Horizonte
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.