Crédito: Valois Studio.
Em ação criativa da Deja, ativação alerta gestores para os riscos de negligenciar a comunicação pública e convida a repensar estratégias
Durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios, realizado no Expominas, em Belo Horizonte, uma ação inusitada chamou a atenção de prefeitos, gestores e assessores que participavam do evento. Ao retornarem aos seus veículos, muitos encontraram uma “multa” colocada nos para-brisas. Mas, em vez de infrações de trânsito, o aviso denunciava outro tipo de falha: a negligência na comunicação pública.
A responsável pela ação foi a Deja Estratégia, empresa especializada em marketing político e comunicação governamental. A ativação criativa visava provocar uma reflexão sobre os principais erros cometidos por prefeituras na hora de se comunicar com a população. A “infração” descrita no material era clara: “Prefeito flagrado com comunicação mal posicionada e sem estratégia”.
A peça listava as consequências desse erro, como população desinformada, pressão por resultados e falta de visibilidade para a gestão. A proposta da Deja, no entanto, ia além da crítica: oferecia também uma solução. Por meio de um QR Code, os prefeitos eram convidados a realizar um teste gratuito para avaliar o nível de maturidade e efetividade da comunicação de seus mandatos.
De acordo com Rodrigo Bueno, estrategista político e diretor da Deja, a campanha reforça um ponto central para a empresa: uma boa gestão precisa estar acompanhada de uma comunicação clara, estratégica e conectada com os cidadãos. “Em um contexto de alta exposição nas redes sociais e crescente cobrança por resultados, prefeitos que não conseguem se posicionar acabam perdendo espaço — mesmo quando entregam bons projetos. A ideia da multa foi criar um momento de impacto leve, mas que deixasse um recado forte: não dá mais para administrar como se fosse 2010. Se o prefeito não está nas redes, se não constrói um discurso coerente e próximo das pessoas, ele já está perdendo”, explica.
A repercussão da ação foi positiva entre os participantes do congresso. Muitos prefeitos procuraram o estande da Deja para saber mais sobre como transformar sua comunicação em uma ferramenta de conexão e resultado. A abordagem criativa gerou curiosidade, abriu portas para novos diálogos e mostrou, na prática, o poder de uma comunicação bem pensada.
O especialista reforça que, para uma nova geração de gestores, a comunicação já não é mais apenas uma “obrigação institucional”. “É um dos pilares da reputação pública e também uma das chaves para garantir apoio, engajamento e legado. E o que queremos sempre mostrar é que quem comunica bem governa melhor”, finaliza.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.