Foto: Rodrigo Bueno, fundador da Deja Estratégia e especialista em marketing político – Divulgação.
A relação entre cidadãos e o serviço público enfrenta diversos desafios. Um novo aplicativo surge para melhorar o atendimento das prefeituras em todo o país
Uma das principais reclamações dos brasileiros em relação ao serviço público está relacionada à demora nos atendimentos, especialmente nos setores de saúde e educação. Pensando em otimizar esse processo, o aplicativo de gestão pública foi lançado com o objetivo de desburocratizar a interação entre cidadãos e prefeituras, oferecendo soluções digitais que prometem facilitar o acesso a serviços públicos e modernizar a gestão municipal.
A plataforma tem como objetivo centralizar solicitações e informações, garantindo mais transparência e agilidade no atendimento à população. “A ideia é simplificar processos burocráticos, tornando o acesso aos serviços públicos mais rápido e eficiente, enquanto fortalecemos o engajamento da população nas decisões municipais, promovendo uma gestão mais participativa e transparente”, explica Rodrigo Bueno, fundador da Deja Estratégia e especialista em marketing político.
Com funcionalidades abrangentes, o aplicativo permite que os munícipes solicitem serviços como limpeza de lotes, emissão de guias de IPTU, denúncias de focos de dengue e acionamento da Guarda Municipal e da Defesa Civil. A integração com tecnologias de geolocalização possibilita o acompanhamento em tempo real de processos administrativos, além de localizar ônibus ou caminhões de coleta de lixo em operação.
Na área da saúde, o aplicativo é integrado ao sistema E-SUS, permitindo a emissão de certificados digitais de vacinação, alertas para consultas e procedimentos, além do agendamento de exames e tratamentos, como o Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Históricos de consultas e resultados de exames também ficam armazenados na plataforma, otimizando o acesso a dados importantes para o acompanhamento médico.
No setor educacional, os usuários podem solicitar vagas em creches municipais, consultar boletins escolares e acessar carteirinhas digitais, que também podem ser utilizadas no transporte escolar. Essas funcionalidades reforçam o papel do aplicativo em conectar cidadãos e gestões municipais de maneira direta e eficiente.
O aplicativo de gestão pública já está em funcionamento em cidades mineiras como Uberaba, Patos de Minas, Barbacena, Varginha, Ouro Branco, São Thomé das Letras, Nova Serrana, Itabirito e Monte Carmelo. Segundo Rodrigo Bueno, a aceitação do público tem sido muito positiva. “A boa receptividade dos munícipes destaca a facilidade de uso e o impacto na resolução de demandas cotidianas. A plataforma reforça o compromisso da Deja Estratégia com a inovação e a modernização da gestão pública no Brasil”, finaliza.
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