*Por Camila Nogueira, jornalista e fundadora da Agência Uaauge
As redes sociais se tornaram ferramentas essenciais para a promoção e crescimento dos negócios. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, a presença on-line é uma realidade para a maioria dos pequenos negócios no Brasil. De acordo com o estudo, sete em cada dez pequenos negócios possuem perfis nas redes sociais. Além disso, uma outra pesquisa sobre o perfil empreendedor no Brasil, feita pelo Sebrae, apontou que nos últimos anos, a quantidade de mulheres empreendedoras cresceu em 30%. Destacando assim, a importância dessas ferramentas para o empreendedorismo feminino.
Segundo o Sebrae, o Instagram está como a rede social mais popular entre os empreendedores, com 64% de preferência. A plataforma se destaca por seu apelo visual, permitindo que as empreendedoras compartilhem imagens e vídeos dos seus produtos e serviços de forma mais atrativa. Além disso, oferece diversas ferramentas, como stories e reels, que facilitam a interação com os seguidores e a criação de vários tipos de conteúdo.
Apesar disso, o Facebook, com 41% de preferência, é a segunda rede mais utilizada. Apesar de ter perdido um pouco de espaço para o Instagram, o Facebook ainda é relevante, especialmente para atingir um público mais amplo e diversificado. Sendo assim, as empreendedoras podem criar páginas de negócios, grupos e eventos, permitindo uma interação direta com a comunidade e a promoção de seus produtos.
Em terceiro lugar, a pesquisa apontou que com 6%, está o LinkedIn, a principal plataforma para networking profissional. Para as mulheres que buscam expandir suas redes e estabelecer parcerias comerciais, o LinkedIn oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de carreiras e negócios. A plataforma é ideal para compartilhar conquistas profissionais, participar de grupos de discussão e publicar artigos, fortalecendo a presença profissional das empreendedoras.
Embora o TikTok, com 3%, ainda seja uma plataforma emergente no cenário empresarial, seu crescimento rápido e seu formato de vídeos curtos e criativos tem atraído mulheres empreendedoras, que buscam inovar na forma de se comunicar com o público.
Diante deste cenário, concluo que a transformação digital tem sido uma aliada poderosa para as empreendedoras brasileiras. As redes sociais não são, apenas canais de comunicação, mas ferramentas estratégicas que potencializam a visibilidade e o crescimento dos pequenos negócios. Com uma presença on-line estratégica e forte, as empreendedoras podem alcançar novos públicos, fidelizar clientes e construir marcas sólidas, contribuindo para um mercado mais inclusivo, qualificado e diversificado.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.