Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Como escolher o nicho certo e se encaixar no mundo do podcast?

Especialista destaca a importância de segmentar o público e conhecer a comunidade para alcançar o sucesso no universo da produção de áudio

Com o crescimento exponencial do mercado de podcasts, muitos criadores de conteúdo enfrentam o desafio de encontrar o nicho certo para seu programa. Para muitos, a ideia de que um podcast deve se encaixar em vários modelos e atender a diversos tipos de pessoas pode parecer atraente. No entanto, essa abordagem pode ser equivocada. Lúcio Aleixo Filho, consultor de empresas com foco em franquias, finanças e varejo, e CEO do Estúdio 767 em Belo Horizonte, oferece dicas valiosas sobre como escolher o nicho ideal e conquistar um público fiel.

“A escolha de um nicho específico é essencial para o sucesso de um podcast. Quando você foca em um público específico, você pode criar conteúdo que realmente ressoe com os interesses e necessidades desse grupo. Isso não só aumenta o engajamento, mas também ajuda a construir uma comunidade leal em torno do seu podcast,” Lúcio Aleixo.

Para identificar o nicho certo, é fundamental realizar uma pesquisa detalhada sobre o público-alvo. “Entender quem são as pessoas que você deseja alcançar e o que elas procuram é crucial. Adapte seu conteúdo para atender às necessidades e desejos dessa audiência específica. Conhecer bem essa comunidade pode ser a chave do sucesso de muitos podcasts,” destaca o empresário.

Vantagens de focar em uma audiência específica:

 

Para alcançar o sucesso no mundo dos podcasts, a segmentação e o foco em um nicho específico são estratégias fundamentais. “Não há nada errado em produzir um programa para uma audiência específica. Pelo contrário, essa abordagem pode ser a chave do sucesso para muitos podcasts”, conclui Lúcio Aleixo Filho.

Fonte: Lucio Aleixo Filho -Consultor de empresas com foco em franquias, finanças e varejo. Fui sócio-fundador de uma franqueadora na área de esportes nos EUA. Executei mais de 50 projetos relacionados a franquias, incluindo formatação de franquia, gestão e expansão. Atualmente CEO do Estúdio 767 em BH. @767estudio

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Comentários
Sair da versão mobile