Após a conclusão do curso enfermagem é normal ter alguns receios a respeito de como ingressar no mercado de trabalho, e especialmente como será aplicar todos os conhecimentos teóricos aplicados na prática. Pensando nisso, veja quais são as dicas para técnicos em enfermagem recém formados!
Cursos de enfermagem
O curso auxiliar de enfermagem é que possui menor tempo de duração entre todos da categoria.
O conteúdo prático e teórico tem como objetivo capacitar o profissional para dar assistência ao paciente, como os procedimentos realizados com o intuito de proporcionar mais conforto, bem como de mantê-lo higienizado.
Ao final do curso, ele estará apto para fazer observações do caso clínico dos pacientes, aferir os sinais vitais, além de medir e registrar drenagens e diurese, além de executar a admissão, alta e transferência.
Além de estar capacitado a atuar em setores ambulatoriais, podendo realizar a administração de medicamentos, aplicar vacinas, fazer curativos, realizar a higiene dos pacientes, bem como fazer a esterilização de materiais.
Já o curso técnico em enfermagem dura de 1 ano e 8 meses à 2 anos. Após a conclusão do curso técnico em enfermagem completo, o aluno estará apto para atuar em centros cirúrgicos e UTI, assim como para atender pacientes que estão no período de pós-operatório, além de executar as tarefas designadas pelo enfermeiro.
Para se tornar um auxiliar de enfermagem é necessário concluir o curso auxiliar de enfermagem com duração de 15 meses.
O técnico em segurança do trabalho tem como objetivo capacitar os estudantes a coordenar o sistema de segurança do trabalho a fim de evitar os acidentes que podem acontecer na realização de procedimentos, como situações de perigo devido a altura e afins.
Me formei em enfermagem, e agora?
Após a conclusão do curso de enfermagem é preciso o ex-estudante trace planos sobre como iniciar a sua carreira na área, de forma que ele consiga aplicar todos os conhecimentos adquiridos na área de atuação que desejar.
Uma das maneiras de decidir isso é buscando vagas no campo que deseja atuar. Diferentemente do que se costuma pensar, a enfermagem é abrangente com opções que vão desde saúde coletiva, pediatria, obstetrícia, emergência, terapia intensiva e até mesmo gestão.
Para se destacar, é imprescindível que você procure se aperfeiçoar. É claro que a prática lhe trará muito conhecimento, entretanto, conhecimento nunca é demais, até porque as técnicas e procedimentos costumam se aprimorar sempre. Como por exemplo com curso de enfermagem do trabalho, ou então curso de auxiliar de enfermagem.
O mesmo vale para aquilo que você têm dificuldade. Se o seu empenho para aquilo que sabe é grande, o de áreas desconhecidas deve receber ainda mais aplicação da sua parte. Dessa maneira você estará caminhando para se tornar um profissional completo!