ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Últimas Notícias

O número de obesos já é maior que o número de pessoas que passam fome

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Especialista explica relação entre insegurança alimentar e a obesidade

A fome é uma preocupação mundial, mas, ao contrário do que muita gente pensa, a obesidade também é um mal que atinge a população em grandes proporções. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a estimativa de obesos no mundo, que é aproximadamente 830 milhões de habitantes, ultrapassou o número de pessoas que passam fome. Apenas no Brasil, de acordo o Ministério da Saúde, cerca de 18% da população adulta (maior de 18 anos) sofre com a obesidade. Já o número de pessoas famintas gira em torno de 2,5%, segundo a ONU.

Insegurança alimentar e nutrição

Especialistas indicam que uma das principais causas deste aumento é motivado pela insegurança alimentar. O Food Insecurity Experience Scale (Fies), indicador utilizado para mensurar pessoas que sofrem de malnutrição, apontou que aproximadamente 2 bilhões de pessoas sofrem de insegurança alimentar moderada ou severa.

Para o especialista em gastroenterologia e nutrologia, Bruno Sander, uma das primeiras medidas é implementar políticas para redução de preços de alimentos frescos e saudáveis. “Pessoas que têm menos recursos econômicos consequentemente tem acesso a uma alimentação de pior qualidade. Isso porque alimentos com maior teor de açúcar, gordura, sal e outros elementos que são prejudiciais a saúde tem um preço mais acessível”, explicou o especialista.

Sander acrescenta que embutidos, biscoitos recheados e salgadinhos são exemplos de alimentos ultra-processados que não possuem benefício nutricional e contribuem para a obesidade. “Todos esse alimentos são de fácil acesso. Portanto, a conscientização deve ser frequente”.

O que mais pode ser feito?

Bruno afirma que é necessário investir em incentivo para a educação alimentar. “Promover campanhas de mídia para incentivar uma alimentação mais saudável é uma contribuição necessária para estimular a redução da obesidade”, acrescentou.

Além disso, Sander destaca a importância de consultar especialistas com frequência e manter hábitos de vida saudáveis, com exercícios físicos e alimentação adequada. “Com um conjunto de práticas como o aumento da disponibilidade de alimentos saudáveis, a colaboração entre campanhas de marketing, a acessibilidade a estes alimentos e a busca por uma rotina saudável, é possível diminuir os dados atuais”, concluiu o médico.

Fonte: Bruno Sander, médico cirurgião endoscopista e especialista em gastroenterologia. É diretor clínico do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte.

752 Publicações

Sobre
[ Jornalista e Editor Geral - Por Dentro de Minas | Portal Terra ] - Graduação: Jornalista (FESBH), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes) e Economista (UNIP). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Universidade Europeia Miguel de Cervantes/UEMC), Doutorado Prof. em Ciências Sociais e Políticas (USIP) e atualmente cursa Direito (UNIESP-BH). Apaixonado por música, colabora no "CulturalizaBH/Portal UAI" e na "TV Balcão" com a coluna "Crítica Musical" falando sempre sobre álbuns, coberturas de shows e etc. Tem como hobbie comprar CDs e também vinis. É também apaixonado por Sociologia, tanto que de sua graduação em Ciências Sociais: Sociologia, se tornou colunista de Opinião & Comportamento do portal da "RedeTV!" e "Rondônia Digital" e desta coluna, nasceu o "E-book: Sociedade Conectada: a Influência da Internet no Cotidiano". Da Economia, área ao qual foi repórter e sub-editor, se tornou colunista no "Divulga Gerais" após sua graduação em Ciências Econômicas: Economia. É colaborador de Jornais/Portais de Notícias, Diretor do Grupo Conteúdo - Agência de Notícias - Sites e também editora e assina matérias em alguns jornais de Minas Gerais e do Brasil. A escrita é sua maior base e paixão no Jornalismo. [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]
Artigos
Relacionados
Últimas Notícias

A infância de Didier Drogba, uma infância especial

O internacional marfinense ou, pelo menos, o ex-internacional marfinense Didier Drogba teve, como todos os filhos de uma mulher, uma infância e…
NotíciasÚltimas Notícias

Culturadoria lança curso Divulgação de Negócios Criativos

Foto: Carol Braga – Crédito: Arthur Senra  TURMA #1 A constante transformação do cenário da comunicação exige atualizações periódicas, tanto de técnicas como…
EconomiaNotíciasÚltimas de VariedadeÚltimas Notícias

Empresária de Belo Horizonte lança plataforma de cursos para especialização em beleza e estética

Foto | Crédito – Fotógrafa Marcele Valina.  Amanda Dâmaso é a criadora do Aprenda Beleza, que surgiu da vontade de empoderar mulheres…

Deixe uma resposta