ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Últimas Notícias

Dia Mundial do Orgasmo: conheça mitos e verdades que podem influenciar no prazer e na saúde

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Especialista explica como a qualidade sexual afeta casais em todos os aspectos da vida

Considerado um dos momentos mais íntimos entre parceiros de diversos gêneros e culturas, o sexo é uma das principais formas de alcançar prazer e bem-estar em quase todos os aspectos da vida. Exatamente por isso, foi criado um dia especial para celebrar esse ato. 31 de julho foi escolhida como a data oficial para comemorar o Dia Mundial do Orgasmo. Mas não é apenas sobre prazer sexual que essa data se resume. Afinal, o orgasmo pode influenciar em diversos aspectos da saúde, seja física ou mental.

A sexóloga e psicóloga, Sônia Eustáquia da Fonseca, explica que a relação sexual e o orgasmo são responsáveis pela liberação de diversos hormônios, além de relaxar o corpo e aliviar tensões musculares. “O ato sexual pode ter o mesmo efeito que uma massagem, por exemplo, mas com sensações ainda melhores. Por isso, após o orgasmo é tão comum se sentir relaxado, e, até mesmo, sonolento”, acrescentou.

Segundo a especialista, tudo isso acontece porque durante a relação sexual e o orgasmo, o corpo libera endorfinas e oxitocinas, além de ativar neurotransmissores que fazem o cérebro e todo o organismo funcionar melhor. “Essas são as causas do relaxamento e do alívio que se sente após o sexo. Essas substâncias também acalmam e auxiliam no controle da ansiedade e do estresse”, complementou.

Prevenção de doenças

Além de relaxar e diminuir a tensão, o orgasmo também pode ser benéfico em longo prazo. Diversos estudos mostram que chegar ao clímax durante uma relação sexual auxilia na prevenção de diversas doenças.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional da Saúde dos Estados Unidos, 50% das mulheres tem menos chances de sofrer com ataques cardíacos devido ao estrogênio, substância que aumenta consideravelmente de nível durante o orgasmo.

Enquanto isso, um estudo feito pela Wilkes University, mostrou que o sexo aumenta a produção do anticorpo IgA, responsável por fortalecer a imunidade e prevenir gripes e resfriados.

Sônia Eustáquia destaca ainda que a produção do cortisol, da dopamina, entre outros hormônios e neurotransmissores, auxiliam na saúde mental. “O sexo diminui o estresse, a ansiedade, eleva a autoestima, e melhora a qualidade de vida de diversas maneiras”, concluiu.

Fonte: Sônia Eustáquia da Fonseca, psicóloga clínica, psicanalista e sexóloga.

752 Publicações

Sobre
[ Jornalista e Editor Geral - Por Dentro de Minas | Portal Terra ] - Graduação: Jornalista (FESBH), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes) e Economista (UNIP). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Universidade Europeia Miguel de Cervantes/UEMC), Doutorado Prof. em Ciências Sociais e Políticas (USIP) e atualmente cursa Direito (UNIESP-BH). Apaixonado por música, colabora no "CulturalizaBH/Portal UAI" e na "TV Balcão" com a coluna "Crítica Musical" falando sempre sobre álbuns, coberturas de shows e etc. Tem como hobbie comprar CDs e também vinis. É também apaixonado por Sociologia, tanto que de sua graduação em Ciências Sociais: Sociologia, se tornou colunista de Opinião & Comportamento do portal da "RedeTV!" e "Rondônia Digital" e desta coluna, nasceu o "E-book: Sociedade Conectada: a Influência da Internet no Cotidiano". Da Economia, área ao qual foi repórter e sub-editor, se tornou colunista no "Divulga Gerais" após sua graduação em Ciências Econômicas: Economia. É colaborador de Jornais/Portais de Notícias, Diretor do Grupo Conteúdo - Agência de Notícias - Sites e também editora e assina matérias em alguns jornais de Minas Gerais e do Brasil. A escrita é sua maior base e paixão no Jornalismo. [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]
Artigos
Relacionados
Últimas Notícias

A infância de Didier Drogba, uma infância especial

O internacional marfinense ou, pelo menos, o ex-internacional marfinense Didier Drogba teve, como todos os filhos de uma mulher, uma infância e…
NotíciasÚltimas Notícias

Culturadoria lança curso Divulgação de Negócios Criativos

Foto: Carol Braga – Crédito: Arthur Senra  TURMA #1 A constante transformação do cenário da comunicação exige atualizações periódicas, tanto de técnicas como…
EconomiaNotíciasÚltimas de VariedadeÚltimas Notícias

Empresária de Belo Horizonte lança plataforma de cursos para especialização em beleza e estética

Foto | Crédito – Fotógrafa Marcele Valina.  Amanda Dâmaso é a criadora do Aprenda Beleza, que surgiu da vontade de empoderar mulheres…

Deixe uma resposta