Onze pessoas foram presas, entre elas a mãe da vítima, investigadas por exploração sexual infantil, durante a operação Pravus, desencadeada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). A ação foi realizada, na última semana, no distrito de Vila Gabriel Passos, pertencente a Nanuque, no Vale do Mucuri. Além das prisões, também foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão.
Pelas investigações, trabalho que vem sendo realizado há cerca de dois meses, foi apurado que a vítima, hoje com 12 anos, é abusada desde os 9. De acordo com o Delegado Luiz Bernardo Rodrigues de Moraes Neto, foi possível levantar o envolvimento de 12 homens nos fatos. “As investigações revelam que a criança foi submetida à exploração sexual pela mãe, que a oferecia por valores monetários”, observa.
Durante a operação, um dos investigados, ainda, foi autuado em flagrante por possuir uma arma de fogo artesanal tipo polveira e insumos para munição. Um outro homem, que não tinha medida cautelar em seu desfavor, também foi preso em flagrante por tráfico de drogas. A PCMG trabalha na localização dos dois alvos que estão com mandado de prisão em aberto.
O nome dado à operação, “Pravus”, tem origem no latim e refere àquele que age injustamente, aquilo que expressa maldade. Ao todo, 45 policiais civis que atuam na área do Departamento de Polícia Civil em Teófilo Otoni estiveram empenhados nos trabalhos.