Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Onça-pintada volta aparecer pelas ruas de Juiz de Fora

Foto: Pedro Nobre/UFJF

Uma onça-pintada tem deixado os moradores de Juiz de Fora, na Zona da Mata, preocupado devido as crescente aparições do felino que vem sendo vista frenquentemente andando pelas ruas da cidade.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o animal andando pela cidade durante a madrugada desta terça=feira, 7. A onça-pintada foi vista às margens do Rio Paraibuna, próximo ao Parque de Exposições, na Zona Norte da cidade.

De acordo com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que confirmou a veracidade do vídeo, foi montado uma força-tarefa na cidade para tentar capturar o animal e tranportá-lo para seu habitat natural. A equipe envolve até o Campo de Instrução do Exército em Juiz de Fora, além da UFJF, Prefeitura de Juiz de Fora, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Ibama, Polícia Militar de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros.

A onça-pintada foi flagrada pela primeira em 25 de abril, nas proximidades do prédio da administração do Jardim Botânico.

Evite a região

Conforme a UFJF, o felino tem se comportado de modo audaz, curioso e exploratório. O comitê reforça a necessidade de a população seguir as recomendações de segurança, como evitar atividades ao longo do rio Paraibuna, na área coberta pela Mata, como também em imediações da área florestal, entre 17h e 6h.

UFJF Recomendações da UFJF:

– Mantenha a calma.

– Levante o braço, sem movimentos bruscos, para se parecer maior.

– Nunca corra de uma onça, pois isso pode estimular seu instinto natural de caça.

– Afaste-se lentamente de frente; não dê as costas.

– Dê espaço para ela se afastar também, o que é uma tendência do animal.

– Se estiver com criança, pegue-a no colo, para evitar que ela saia correndo; ou leve-a para trás de você, protegendo-a.

– Não atire pedras ou outro objeto e nem corra, para não atiçar o instinto do animal.

– Sem tirar os olhos da onça, fale alto e firme, não grite.

Caso o animal seja avistado, a recomendação é avisar a Polícia Militar de Meio Ambiente, pelos telefones 190 e (32) 3228-9050, ou, em caso de confinamento do felino, o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Comentários
Sair da versão mobile