Redes Sociais

Últimas Notícias

Filósofo luso-brasileiro Fabiano de Abreu entre os maiores QI’s do mundo lança livro

Livro “Viver Pode Não Ser Tão Ruim” encontra-se na Universidade de Coimbra em Portugal, na Gregório Semedo em Luanda, Angola e nas bibliotecas de Castelo de Paiva em Aveiro e São Lázaro em Lisboa, ambos em Portugal

• atualizado em 13/05/2019 às 14:51

Fabiano de Abreu - Foto: Divulgação

O assessor de imprensa, jornalista, pesquisador e filósofo Fabiano de Abreu foi aprovado na Mensa, a maior, mais antiga e mais famosa sociedade de alto QI (Quociente de Inteligência) do mundo. De acordo com a bateria de testes que o filósofo paivense foi submetido, ele tem o QI acima de 180, o que o coloca na em categoria acima de superdotado, ou gênio.

Figurar neste rol super exclusivo de gênios é um feito para poucos. Se compararmos em nível global, as cantoras Madonna e Shakira tem ambas QI 140, e o multibilionário Bill Gates tem QI 152. Einstein tinha QI 160. O facto do filósofo Fabiano de Abreu marcar acima de 180 pontos no teste de QI posiciona-o no topo desta lista, dentre as mais inteligentes pessoas públicas e personalidades vivas em Portugal e no mundo.

Fundada no Reino Unido em 1946, a Mensa tem apenas 134 mil membros espalhados por 100 países. Isto porque os seus membros correspondem apenas aos chamados 2% da população mundial, com QI acima de 127. Dentre os membros desse clube exclusivo, o grau de instrução não é o que determina a inteligência. Eles podem ser tanto pessoas com múltiplos doutorados ou que nunca tenham terminado a escola secundária. A lista de profissões é diversa.

Fabiano de Abreu relata como descobriu pertencer a este grupo de inteligências acima da média:

“Quando eu tinha 17 anos, fiz meu primeiro teste de QI, e o resultado foi 175 pontos. Então, recentemente, em viagem ao Rio de Janeiro, decidi fazer um teste, agora com 37 anos, com a renomada psicóloga Roselene Espírito Santo Wagner, que não me apresentou números (QI), mas um resultado, a classificar-me como “inteligência acima da média”. Depois fui procurar em São Paulo  a neuropsicóloga Cristiane Costa Cruz, que é membro da Mensa e especialista em teste de inteligência. Ela aplicou-me um teste amplo de diversos tipos de inteligência, como habilidades verbais e de raciocínio. Após ambos os testes, fiz também a prova para a Mensa, associação dos maiores QI’s do mundo. Um tempo depois, recebi da Mensa então a aprovação, a confirmar o meu alto QI, e assim passei a fazer parte da Mensa internacional”.

Existem diversos métodos para medir o quociente de inteligência. Contudo, o método mais preciso, que é adotado pela Mensa Internacional, é baseado em percentil: “Em consulta com a neuropsicóloga especialista em teste de QI e com membros da associação, foi-me informado que a medida correta do QI é percentil. Para entrar na Mensa tem que ter no mínimo 98% de percentil, que seria o equivalente a 2% da população mundial. No meu caso, 99% equivale a 1% da população. Se nos basearmos em números teremos resultados relativos. Alguns testes, de pontuação máxima de 150, 99% seria algo entre 130 e 150. Já em um teste de pontuação máxima 200, 99% daria de 180 a 200. No último teste que fiz esse mês, se fosse me basear nisso, poderia dizer que tenho 180, 190 ou 200, mas não é correto isso, pois não é mais avaliado assim. Os testes da Mensa tem a aprovação da sua sede na Inglaterra, e a associação é pioneira e a mais relevante do mundo”.

Fabiano afirma que sente-se feliz em poder representar Portugal positivamente no exterior: “Para mim nunca importou o grau de QI, realmente nunca me preocupei com isso. O que acho legal disso tudo é poder levar o nome de Portugal e de Castelo de Paiva para o exterior, de forma positiva. Eles precisam saber que aqui também há super cérebros, não só no estrangeiro.”

Fabiano relata que era rebelde na infância e chegou a ser expulso da escola por ser baderneiro.

“Até o ensino médio não era o chamado aluno modelo. Tinha problemas de disciplina. Mas veio a maturidade e me tornei um jornalista, escritor e um profissional respeitado em Portugal e no exterior. Sou um filósofo que não se formou em filosofia. Por ser aprovado na Mensa, tenho condição de pleitear uma bolsa em Harvard e outras universidades igualmente prestigiosas ao redor do mundo. Pretendo fazer faculdade no Porto ou Coimbra.”

Para David Wechsler, famoso psicólogo que desenvolveu escalas de inteligência bem conhecidas, como a Wechsler Adult Intelligence Scale e a Wechsler Intelligence Scale for Children, o termo “gênio” poderia ser aplicado a quem obtivesse escore acima de 127, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 15. Mais tarde, passou a classificar como “génio” quem obtivesse escore acima de 150. Pela classificação mais recente do Stanford-Binet V (2003), o termo génio é aplicado a quem obtém pontuação acima de 160.

Confira as bases de QI mundial:

QI acima de 127: Superdotação

121 – 127: Inteligência superior
111 – 120: Inteligência acima da média
91 – 110: Inteligência média
81 – 90: Embotamento ligeiro
66 – 80: Limítrofe
51 – 65: Debilidade ligeira
36 – 50: Debilidade moderada
20 – 35: Debilidade severa
QI abaixo de 20: Debilidade profunda
Abaixo de 20: profundo retardo mental

Outro teste de Q.I. comumente utilizado em crianças é a Escala de Bailey de desenvolvimento infantil.

Conheça 15 dos maiores QI do mundo

  1. Steve Jobs, criador da Apple tem 140 de QI
  2. Bill Gates criou a Microsoft tem 151 de QI
  3. Quentin Tarantino o diretor de cinema teria 160 de QI
  4. Albert Einstein, o mais pop dos gênios, tinha QI 160 a 190(previsão)
  5. O apresentador Jô Soares aparece na lista com 156 pontos
  6. A cantora Madonnatem 140 pontos
  7. A atriz Nicole Kidman tem 132 pontos
  8. Rowan Atkinson, o comediante tem 178 pontos
  9. O escritor Rick Rosner tem 192 pontos
  10. O escritor, filósofo e jornalista Fabiano de Abreu tem 180 pontos (previsão)
  11. Stephen Hawking, o famoso cientista tem o QI de 160
  12. O pintor Leonardo da Vinci – QI de 180-190 (previsão)
  13. Kim Ung-Yonq que trabalhou na NASA desde criança tem o QI de 210
  14. Judit Polgar, grã mestre em xadrez tem QI de170
  15. Americana, 44 anos, MarilynVon Savant conseguiu uma façanha: figurar no livro Guinness de recordes com o mais alto quociente de inteligência (QI) já medido: 228 pontos.

Sobre Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu é um filósofo, pesquisador, poeta, escritor, jornalista e assessor de imprensa conhecido no Brasil, Portugal e em Angola. Escreveu o livro “Viver Pode Não Ser Tão Ruim” que encontra-se na Universidade de Coimbra em Portugal, na Gregório Semedo em Luanda, Angola e nas bibliotecas de Castelo de Paiva em Aveiro e São Lázaro em Lisboa, ambos em Portugal. Também na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. A versão em espanhol de ‘Vivir Puede No Ser Tan Malo‘ pode ser encontrada online. Como jornalista possui mais de 15 colunas entre diversos jornais, revistas e sites. Dono da empresa MF Press Global – assessoria de imprensa e mídia social, Fabiano criou mais de 500 personagens para imprensa brasileira obtendo assim o actual recorde do jornalista que mais criou personagens na história, recebendo o prémio Melhores do Ano de 2017 por este feito. Além do prémio de jornalista revelação em 2015, melhor assessor de imprensa em 2016 e o prémio Brazil Films de cinema  em 2016.

Continua lendo
Publicidade
Comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Últimas Notícias

Veja momento em que atirador invade igreja em Paracatu

Imagens registradas por câmeras de segurança da Igreja Batista Shekinah mostram o momento em que Rudson Aragão Guimarães, de 39 anos, autor do tiroteio em Paracatu, na região Noroeste de Minas entra no local.

Nas imagens também registra o momento em que o suspeito quebrando uma parte da entrada da igreja. Na igreja o homem atirou e matou três pessoas. Ele ainda antes do crime, já havia assassinado a ex-namorada com um canivete.

O homem após o crime acabou sendo baleado por militares.

veja também

Vídeo mostra resgate a vítimas de massacre em Paracatu

Continua lendo

Últimas Notícias

Polícia Civil apreende três toneladas de drogas e 35 armas em Juiz de Fora

Drogas e armas estava no fundo falso de um caminhão

A Polícia Civil de Juiz de Fora realizou a maior apreensão de drogas e armas de Minas Gerais neste ano. Além da drogas e arma, um homem de 38 anos foi preso por tráfico internacional de drogas e armas na Operação “Murum”.

De acordo com a Polícia Civil, o material foi localizado em um caminhão que estava em um sítio que fica no distrito de Torreões.

No fundo falso do veículo foram encontrados as 35 armas, sendo 8 fuzis e cerca de 1 mil cartuchos – a maioria de calibre 762 – e ainda as três toneladas de maconha em barras.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Continua lendo

Últimas Notícias

Polícia Civil prende dupla suspeita de tortura e execução em Alfenas

Vítima foi torturada e agressões foram filmadas e o vídeo divulgado nas redes sociais

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu Gerlucio Batista de Souza, 34 anos, e Joel Silva Souza, 26, suspeitos de envolvimento na morte de Ueslei Vitor Portugal, 29 anos. A vítima foi torturada e executada, provavelmente, na madrugada do último dia 5, em Alfenas, Sul do estado. As agressões foram filmadas e o vídeo divulgado nas redes sociais. Com as informações obtidas na investigação, a PCMG representou pela prisão preventiva da dupla.

As imagens da tortura chegaram à Polícia Civil na manhã de terça-feira (14) E na parte da tarde, o corpo foi localizado, sendo a vítima identificada pela equipe de investigação. De acordo com o Delegado Márcio Bijalon, os próprios suspeitos teriam feito a gravação. “Analisamos o material e trabalhamos na identificação deles. Localizamos as roupas usadas no dia do crime, na residência onde eles estavam hospedados, inclusive, uma bermuda com mancha de sangue”, relata.

Segundo Márcio Bijalon, a motivação para o crime seria um boato de que a vítima teria abusado de sua filha. “A história acabou chegando ao ouvido do mundo criminoso, que fez isso com o rapaz. A esposa alega que, supostamente, ele abusou da criança, mas não houve o registro da ocorrência. Chegamos a realizar exame de corpo de delito, que apontou resultado negativo para a conjunção carnal, porém não quer dizer que não tenha havido ato libidinoso”, observa ao dizer que as investigações prosseguem para apurar esse fato.

Foragidos de outros estados

O Delegado informa também que, ainda não identificados no crime, os suspeitos chegaram a ser conduzidos à Delegacia de Plantão, no dia seguinte, por portarem uma arma de fogo, porém, não havia elementos para a ratificação do flagrante no momento. Ainda assim, foi feita a identificação criminal dos homens e constatada a existência de mandados de prisão contra eles da Justiça do Ceará e de São Paulo. As cautelares foram cumpridas e os suspeitos encaminhados ao Sistema Prisional, na data.

Com a qualificação de Gerlucio e Joel no âmbito do Inquérito Policial do homicídio em Alfenas, a PCMG representou pela prisão preventiva da dupla, sendo cumprida na sexta-feira (17). A equipe continua com os levantamos para apurar o envolvimento de outras pessoas no caso.

Continua lendo