Redes Sociais

Últimas Notícias

Feira Minastchê chega a sua 17ª edição em BH

Evento traz para os mineiros a oportunidade de conhecer alguns destaques das culturas italiana, polonesa, alemã e gaúcha no período de 26 de abril a 05 de maio na Serraria Souza Pinto

• atualizado em 25/04/2019 às 15:03

Considerada uma das mais aguardadas e simpáticas feiras de BH, a Minastchê estará na Serraria Souza Pinto (Av. Assis Chateaubriand, 809 – Centro) mostrando para os mineiros um pouco da cultura gaúcha, italiana, polonesa e alemã. Em sua 17ª edição, a tradicional feira começa no dia 26 de abril (sexta-feira), às 18h. Este ano, o evento conta com 100 expositores e reunirá comerciantes de produtos tradicionais como queijos, vinhos, salames, erva-mate, e ainda novidades em moda, couro, artesanato e decoração. Ela acontece durante 10 dias, de segunda a sexta-feira, das 16h às 23h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 23h.

Este ano a Feira MinasTchê apresenta COMO NOVIDADE EM BH

Cultura Polonesa – Nesta edição, além das atrações gaúchas, alemãs e italianas, será apresentado pela primeira vez em BH, destaques da cultura polonesa, que também contribuiu para a colonização e para a cultural do Sul do Brasil, com o GRUPO FOLCLÓRICO POLONÊS WESOLY DOM de Araucária/PR.

Atualmente, estima-se que haja entre 1,5 a 1,8 milhões de descendentes de polacos no país. O Brasil tem a terceira maior população de ascendência polonesa no mundo e a maior concentração de poloneses encontra-se no municio paranaense de São Mateus do Sul. Os municípios Gaúchos de Áurea e Guarani das Missões também possuem grande população Polonesa.

Eles vão apresentar nos dias 26, 27, 28, 29, 30 de abril e 01 de maio ( de Sexta a quarta-feira) as danças apresentadas são (O Rzeszów, Beskid, Ko?omajka, Szot Madziar, Krakowiak).

Os mineiros poderão conhecer, com apresentações ao vivo, as lindas danças típicas polonesas e outras atrações como o Ognisko:

– A palavra Ognisko em Polonês significa fogo e é uma tradi­ção muito antiga na Polônia. No passado, quando pastores e cam­poneses iam manejar os animais, faziam fogueiras (Ognisko) para se aquecer e lá aproveitavam para assar linguiças em varas de ma­deira ou bambú. Com o tempo virou tradição e passou a ser utiliza­da para comemorar e agradecer as boas colheitas no final de cada ano agrícola, além de poder reunir amigos para conversar e se diver­tir. Esta tradição permanece até os dias atuais, tão popular para os poloneses quanto para nós brasileiros realizar um churrasco quan­do nos encontramos com os amigos e familiares nos finais de semana.

Também serão feitos ao vivo pratos como:

BARSZCZ CZERWONY – Clássica e típica sopa de beterraba. Sabor intenso, cores vivas, é servida com creme azedo colocado por cima da sopa (SMIETANA). Acompanha um dos belos pães que eles fazem e vodka.

KIELBASA – são as famosas salsichas polonesas. Eles têm uma variedade delas, feitas com todo tipo de carne: peru, boi, porco, bisão, sangue de porco… E vários temperos, ervas, pimentas…

OBWARZANEK – Parece um pretzel. Geralmente polvilhado com sementes de papoula. Encontra-se em todo lugar. É o único alimento polonês que é protegido pela União Européia. Símbolo não oficial da Cracóvia.

Cultura Italiana – Grupo italiano “Polenteiros” – O grupo irá preparar a polenta em um grande tacho ao vivo e após finalizar irá realizar o famoso “tombo da polenta”. Logo após a polenta será servida para o público da feira. Apresentações acontece somente no 2º final de semana nos dias 03, 04 e 05 de maio.

Polenta é um alimento típico da culinária da Itália, mas já incorporada à culinária de vários outros países, como Argentina, Brasil e Uruguai. Sua base é a farinha de milho. Ela é produzida em grande quantidade, num enorme caldeirão, e as pessoas envolvidas vão cozinhando, dançando e cantando musicas Italianas. No final uma deliciosa polenta é distribuída para todos os presentes. O ‘tombo da polenta’ se dá quando ela, depois de um tempo de cozimento, se solta do caldeirão. Apresentação ocorre nos dias 20, 21 e 22 de Abril.

Festa Alemã – As festividades darão ênfases às comemorações da colonização alemã no sul do país. Haverá shows com o grupo Schmetterling Volkstranszgruppe de Juiz de Fora/MGAs apresentações do grupo alemão acontecem nos dias 04 e 05 de maio.

Cultura Gaucha – Além dos muitos estandes expondo e comercializando artesanato, moda e outros gaúchos, a Minastchê apresenta o Grupo Folclórico Gaúcho de Porto Alegre “Herdeiros Farropilha”. O grupo se apresentará durante os 10 dias do evento.

Os visitantes ainda poderão encontrar:

Cucas – Produzidas por descendentes de alemães há mais de 10 anos, as deliciosas cucas fizeram tanto sucesso nas últimas edições da MinasTchê, “Além das cucas doces e salgadas feitas diariamente, produzimos pães, biscoitos caseiros, vários tipos de doces, geleias, chimias”, diz Regina Schneider, expositora.

Queijos, salames e vinhos – Os queijos e vinhos encontrados na MinasTchê, são produzidos nas regiões mais tradicionais do Sul do país. Os visitantes da feira poderão adquirir queijos trufados, mozzarellas trançadas com e sem tempero, queijos frescais, defumados, salames, vinhos e sucos de uva para os mais diversos gostos.

Chocolates de Gramado – Expositores da feira desde suas primeiras edições, os Chocolates de Gramado têm diversas opções para quem quer desde uma simples barrinha de chocolate, até um café gourmet, com a qualidade das grandes chocolatarias do Sul.

Moda – Jaquetas, botas, bolsas e cintos em couro, chapéus, malharias, moda outono/inverno, calçados, bijuterias e semijoias, entre diversos produtos masculinos, femininos e infantis.

Utensílios domésticos – Por tratar-se de feira multisetorial, além dois produtos típicos, você poderá encontrar também facas (feitas artesanalmente no estado do Paraná e vendidas somente nas feiras), panelas e diversos itens para a cozinha, decoração, etc.

Praça de Alimentação – Neste local os visitantes poderão saborear o tradicional churrasco gaúcho, à moda fogo de chão, com cortes bovinos e ovinos, com opções de acompanhamentos como mandioca, arroz de carreteiro e feijão tropeiro. Os visitantes poderão curtir uma ótima programação cultural que irá acontecer todos os dias da MinasTchê.

Roda de Chimarrão – Será montada na Serraria Souza Pinto uma minicasa gaúcha onde todos interessados poderão participar da roda de chimarrão, degustar, aprender a fazer um legitimo mate e entender um pouco mais sobre esta bebida típica dos gaúchos.

Estúdio Gaúcho – Quem for visitar a MinasTchê este ano, poder tirar uma foto com trajes típicos no estúdio temático gaúcho que será montado durante o evento e compartilhar com os amigos através das redes sociais.

Espaço Bier Tchê – A cerveja artesanal está cada vez mais popular. Com opções para todos os gostos: dos doces às mais amargas, a cerveja artesanal ganhou espaço, e a partir desse crescimento, paladares mais criteriosos, começaram a buscar recursos para a fabricação da sua própria cerveja. Este espaço é destinado aos apreciadores de cervejas artesanais, que poderão apreciar as marcas: CERVEJARIA BACKER; KRUG BIER; ALELUIA BIER; BRÄUER CERVEJARIA;

Serviço: MinasTchê

Data: 26 de abril a 5 de maio 2019

Local: Serraria Souza Pinto – Av. Assis Chateaubriand, 809 – Fone: 31 – 3292 2323

Hora: segunda a sexta-feira, das 16h às 23h / sábados, domingos e feriados, das 12h às 23h

Valor do ingresso na bilheteria da Serraria Souza Pinto: R$ 8,00 (preço promocional, meia entrada para todos)

Venda antecipada de ingressos: www.minastche.com.br

Facebook: Minastchebh – Instagram: minastchebh

Menores de 10 anos e maiores de 60 têm entrada gratuita mediante apresentação de documento.

Últimas Notícias

Foi Né, hit do cantor Danilo Bottrel, atinge a marca de mais de 1 milhão de visualizações no Youtube

• atualizado em 24/05/2019 às 12:46

Música composta por Caco Nogueira e Gustavo Protasio faz parte do DVD Ao Vivo em Escarpas do Lago

Mais de 1 milhão de views em apenas um mês. Essa foi a incrível marca atingida até então pela música Foi Né, hit estourado do cantor Danilo Bottrel que faz parte do seu primeiro DVD Ao Vivo em Escarpas do Lago lançado em março desse ano. A canção, que traz o todo um romantismo e a levada do sertanejo que já faz parte do estilo inconfundível de Danilo Bottrel foi composta por Caco Nogueira e Gustavo Protasio.

O DVD ao vivo em Escarpas do Lago marca uma guinada na carreira do artista que soube escolher muito bem nomes de peso para compor o trabalho ao vivo. Prova disso é que a dupla João Bosco e Vinicius, Fernando Zor (produtor musical do trabalho e integrante da dupla Fernando e Sorocaba) e Roberta Miranda também fazem parte deste registro.

 

FOI NÉ

(Caco Nogueira / Gustavo Protasio)

Não! Ela não deve ter ficado com ninguém

Mas, se ela ficou, você ficou também

Perdoa! Daqui pra frente a vida é outra

Ela voltou, e voltou jogando bem

Melhor, cheia de novidades

Mas fica de boa! Daqui pra frente a vida é outra

Só não procura muito

Porque quem procura acha

Melhor fingir demência que no ruim você empata

Mas foi, né?

“Cê” sabe que foi, né?

Foi “procê” ver que não é só você que quer

Mas foi, né?

“Cê” sabe que foi, né?

Agora vira homem, dá valor nessa mulher

 

Danilo Bottrel

Com 30 anos de idade e mais de 18 de carreira, Danilo Bottrel segue conquistando cada vez mais espaço no cenário da música sertaneja. De voz firme e marcante, o cantor chama atenção por onde passa pelo belo visual e suas músicas apaixonadas.

Danilo nasceu em Varginha, no interior de Minas Gerais, onde cresceu sob a influência sertaneja de seus familiares e logo se apaixonou pelo estilo. Moderno, inovador e carismático, Danilo já mostra a que veio, sendo considerado hoje em todo o estado o queridinho da nova geração da música sertaneja e sendo um dos artistas mais tocados nas rádios do interior mineiro.

Todas as canções de Danilo Bottrel podem ser ouvidas nas principais plataformas digitais, como Spotify, Deezer, Itunes e YouTube. Os links estão disponíveis no site oficial do cantor: www.danilobottrel.com.br.

Acompanhe Danilo Bottrel nas redes sociais:

Facebook: //www.facebook.com/danilobottrelcantor

Instagram: @danilobottrel

Youtube: //www.youtube.com/user/danilobottrel

Foi Né: //www.youtube.com/watch?v=Ay33459n-Ko

Site oficial: www.danilobottrel.com.br

Serviço:

Foi Né, atinge a marca de 1 milhão de views no Youtube

Facebook: //www.facebook.com/danilobottrelcantor

Instagram: @danilobottrel

Youtube: //www.youtube.com/user/danilobottrel

Site oficial: www.danilobottrel.com.br

 

Continua lendo

Últimas Notícias

Polícia realiza operação contra mineradora em quatro cidades do estado

Foram cumpridos três mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, na manhã desta quinta-feira (23) a Operação Curupira. Foram cumpridos três mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Belo Horizonte, Barões de Cocais, Santa Barbara e, principalmente, em Mariana, todas em Minas Gerais.

A Operação recebeu o nome de “Curupira” por ser do folclore brasileiro a figura encarregada de proteger o meio ambiente de malfeitores, no caso em questão, contra a extração e beneficiamento ilegal de minério de ferro.

O Chefe do Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), Delegado Bruno Tasca, explicou sobre as prisões. “As prisões temporárias foram cumpridas em desfavor dos sócios da mineradora Transthomasi e do gestor ambiental da empresa, este último já foi, inclusive, secretário de meio ambiente da cidade de Barão de Cocais. Foram apurados crimes de extração e beneficiamento ilegal de minério de ferro, falsidade ideológica em documento ambiental, intervenção em área de preservação permanente, além do crime de associação criminosa. Todos os bens da empresa foram bloqueados judicialmente”.

De acordo com o Delegado responsável pelo inquérito, Luiz Otávio Paulon, os trabalhos irão continuar para apuração de todos os fatos. “Tivemos um grande sucesso com a operação de hoje. Conseguimos concretizar as prisões dos três alvos das investigações e os nossos trabalhos irão continuar para averiguação de outros envolvidos. Não podemos permitir esse tipo de conduta, em que o dinheiro é almejado a qualquer custo, prejudicando a sociedade e principalmente distribuindo e causando malefícios irreversíveis para a natureza. Por isso da importância da colaboração também da comunidade em realizar as denúncias. Iremos apurar e investigar todas, doe a quem doer”, ressaltou.

Continua lendo

Últimas Notícias

Previsão do tempo para Minas Gerais, nesta sexta-feira, 24 de maio

Nebulosidade tende a aumentar e pode ocorrer chuva isolada, especialmente, no Noroeste do estado

• atualizado em 24/05/2019 às 10:48

Nesta sexta-feira (24/5), a instabilidade aumenta sobre parte da Região Sudeste do Brasil. Assim, a nebulosidade tende a aumentar e pode ocorrer chuva isolada, especialmente, no Noroeste do estado na divisa com o estado de Goiás. Nos próximos dias, a tendência é de declínio de temperatura, especialmente no Oeste e Sul mineiro, por causa da incursão do ar mais frio vindo do sul do Brasil.

Continua lendo