ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Últimas Notícias

Dia Mundial do Autismo reforça a importância da inclusão social de pessoas com a deficiência

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Existem cerca de 70 milhões de autistas no mundo todo; CENSA Betim é destaque nacional
no atendimento a indivíduos com deficiência intelectual

O dia 2 de abril celebra o Dia Mundial do Autismo, data decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2008 com o intuito de chamar a atenção da população mundial para os cuidados com a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mais conhecido como autismo. O transtorno atinge cerca de 2 milhões de brasileiros conforme dados da ONU e 70 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, existem instituições voltadas para os cuidados com pessoas com TEA e o CENSA Betim é uma das mais maiores referências. Com 54 anos de atuação, a entidade reafirma cada vez mais o compromisso de promover a plena participação de todas as pessoas com autismo na sociedade, garantindo o apoio necessário para que elas possam exercer seus direitos e liberdades fundamentais.

A mestre em psicologia e diretora do CENSA Betim, Natália Costa, conta que o trabalho é realizado em período integral com opção de hospedagem. Ela explica que além de desenvolver atividades com a pessoa autista, eles trabalham também com as famílias, dando orientações adequadas em situações de crise. “A atuação do CENSA com a pessoa com autismo é norteado pelos cuidados básicos, atendimento com equipe multiprofissional e estabelecimento de uma rotina funcional com vistas à aquisição de um repertório comportamental que possibilite maior independência e inclusão social. Trabalhamos também com as famílias, no sentindo de instrumentaliza-las a lidar com episódios de crises de agitação psicomotora, comportamentos autolesivos e heteroagressividade”, disse.

Segundo a diretora do CENSA Betim, existem vários desafios para se cuidar de uma pessoa adulta com autismo, entre eles, lidar com indivíduos com outros diagnósticos e comorbidades associadas a esse transtorno mental. “Os desafios são muitos. Talvez, o maior deles é estabelecer um plano de atendimento efetivo para aquele indivíduo que teve diagnóstico tardio, pouca ou nenhuma intervenção na infância e adolescência. Outro aspecto que que é muito desafiador, é lidar com pessoas com outros diagnósticos e comorbidades associadas ao autismo, como deficiência intelectual severa, epilepsia de difícil controle e comportamentos disruptivos”, completou.

CENSA Betim

Fundado em 1964, o CENSA Betim é um local para cuidados básicos e um espaço para ser e conviver. Sua missão é atender as necessidades da pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outros transtornos, e da sua família, assegurando-lhes qualidade de vida e uma educação socializadora. O CENSA Betim conta com uma equipe transdisciplinar, convênios e parcerias. Além disso, oferece uma proposta diferenciada com atividades esportivas e recreativas, escolaridade especial, equitação e oficinas de música, teatro e artesanato. Tudo isso em um ambiente familiar e integrado à natureza.

Serviço

Dia Mundial do Autismo

Data: 2 de abril, terça feira

CENSA Betim

Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção

Endereço: Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N | Betim – MG

752 Publicações

Sobre
[ Jornalista e Editor Geral - Por Dentro de Minas | Portal Terra ] - Graduação: Jornalista (FESBH), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes) e Economista (UNIP). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Universidade Europeia Miguel de Cervantes/UEMC), Doutorado Prof. em Ciências Sociais e Políticas (USIP) e atualmente cursa Direito (UNIESP-BH). Apaixonado por música, colabora no "CulturalizaBH/Portal UAI" e na "TV Balcão" com a coluna "Crítica Musical" falando sempre sobre álbuns, coberturas de shows e etc. Tem como hobbie comprar CDs e também vinis. É também apaixonado por Sociologia, tanto que de sua graduação em Ciências Sociais: Sociologia, se tornou colunista de Opinião & Comportamento do portal da "RedeTV!" e "Rondônia Digital" e desta coluna, nasceu o "E-book: Sociedade Conectada: a Influência da Internet no Cotidiano". Da Economia, área ao qual foi repórter e sub-editor, se tornou colunista no "Divulga Gerais" após sua graduação em Ciências Econômicas: Economia. É colaborador de Jornais/Portais de Notícias, Diretor do Grupo Conteúdo - Agência de Notícias - Sites e também editora e assina matérias em alguns jornais de Minas Gerais e do Brasil. A escrita é sua maior base e paixão no Jornalismo. [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]
Artigos
Relacionados
Últimas Notícias

A infância de Didier Drogba, uma infância especial

O internacional marfinense ou, pelo menos, o ex-internacional marfinense Didier Drogba teve, como todos os filhos de uma mulher, uma infância e…
NotíciasÚltimas Notícias

Culturadoria lança curso Divulgação de Negócios Criativos

Foto: Carol Braga – Crédito: Arthur Senra  TURMA #1 A constante transformação do cenário da comunicação exige atualizações periódicas, tanto de técnicas como…
EconomiaNotíciasÚltimas de VariedadeÚltimas Notícias

Empresária de Belo Horizonte lança plataforma de cursos para especialização em beleza e estética

Foto | Crédito – Fotógrafa Marcele Valina.  Amanda Dâmaso é a criadora do Aprenda Beleza, que surgiu da vontade de empoderar mulheres…

Deixe uma resposta